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A arte do remarketing de anúncios do Google [passo-a-passo]

google ads remarketing

Recentemente, nós explicamos a você como recuperar os clientes quase perdidos através de publicidade no Facebook . Desta vez, compartilharemos com você outra maneira de atrair um cliente. Vamos falar sobre como acompanhar seu possível comprador com a ajuda da campanha de remarketing do Google Ads!

Índice

O que é remarketing?

Simplesmente falando remarketing é uma forma específica de configurar seus anúncios. Com a ajuda do remarketing, você entra em contato com os usuários da Internet que visitaram seu website, mas não realizou a ação desejada (uma compra, um download de guia, uma assinatura de e-mail, etc.).

Seus anúncios chamam a atenção dessas pessoas e, como esses anúncios são adaptados a seus interesses e necessidades específicos, esse público tem muito mais probabilidade de concluir a ação desejada.

Tipos de remarketing de anúncios do Google

Vamos nos concentrar apenas em dois tipos de campanhas de remarketing do Google Ads.

O primeiro é o remarketing padrão.

Remarketing padrão é uma ótima maneira de encontrar seus clientes em potencial em outros sites. Com esse recurso, você pode acompanhar seus visitantes anteriores mostrando a eles seus anúncios gráficos e fazendo ofertas que eles não podem recusar.

O próximo tipo é o Google remarketing de pesquisa . Esse recurso permite que você crie anúncios de pesquisa especiais, personalize-os e aumente os lances de seu público "quente" nas campanhas de pesquisa de anúncios do Google.

Públicos-alvo de remarketing de anúncios do Google

Todas as campanhas de remarketing nos anúncios do Google são baseadas nos públicos-alvo que você pode criar no Google Analytics ou diretamente no Google Ads.

Há diferentes públicos-alvo nos quais você pode se concentrar ao configurar uma campanha de remarketing:

  • Usuários que visitaram seu site;
  • Usuários que visitaram mais de 2 páginas;
  • Usuários que leem seu blog por 30 segundos ou mais;
  • Usuários que visualizaram uma determinada página do produto e passaram pelo menos 20 segundos;
  • Usuários que abriram as páginas do seu site em uma determinada ordem (página principal -> categorias -> produtos);
  • Usuários que deixaram uma página de checkout sem fazer uma compra;
  • Usuários que já converteram (compraram algo ou se inscreveram em seus boletins) e provavelmente voltarão;
  • Os usuários que acessaram seu website a partir de suas campanhas de publicidade do Facebook, mas não compraram nada. Essas audiências podem ser configuradas com códigos UTM.

Como você pode ver, o Google Ads, combinado com o Google Analytics, possibilita a criação de praticamente qualquer tipo de público desejado, e você pode descobrir a relevância e a eficácia desses públicos por sua própria tentativa e erro.

Como vincular contas do Google Analytics e do Google Adwords

Você precisa vincular as contas do Google Analytics e do Google Ads antes de começar sua campanha de remarketing. É tão fácil quanto o ABC.

1. Google Analytics

Vá para sua painel de administração e clique Vinculação de anúncios do Google .

Depois disso, clique no “+ NOVO GRUPO DE LINK” botão.

Escolha as contas do Google Ads que você deseja vincular e clique Continuar .

Parabéns! Você fez isso! Suas contas estão vinculadas agora.

2. Google AdWords

Você também pode vincular as duas contas do Google a partir do painel de administração do Google Ads.

Primeiro, faça login na sua conta do Google AdWords e abra a página de configurações. Clique Contas ligadas .

Na página aberta, clique em Google Analytics , encontre a conta do Google Analytics do seu site e clique em Ligação .

 

Agora, suas contas estão vinculadas.

Como criar públicos-alvo no Google Analytics

Certifique-se de que o código de acompanhamento do Google Analytics seja colocado em seu website antes de começar a criar audiências.

Para criar os públicos, você precisa seguir os seguintes passos:

1. Vá para o seu painel de administração

audiences in Google Analytics

2. Clique Definição de audiência > Audiências

3. Crie um novo público.

4. Vamos criar o público que consiste em usuários que visitaram sua página de checkout, por exemplo.

5. Adicione um filtro para especificar que eles estão no seu site há mais de 15 segundos, por exemplo.

Nesse estágio, você pode adicionar quantos filtros desejar. Você pode indicar a idade e o sexo dos visitantes do seu site, escolher um dispositivo que eles usem para navegar em seu site (iPhone, por exemplo), adicionar usuários que acessaram seu site a partir de uma determinada campanha PPC ou que gastaram mais de US $ 10 em sua loja etc.

É muito útil monitorar os visitantes do site regularmente e prestar uma atenção especial aos compradores: isso ajuda a detectar alguns padrões em seu comportamento e a criar públicos-alvo novos e melhor segmentados usando as informações recebidas.

6. Especifique os destinos do público-alvo - Anúncios do Google.

Agora, você pode usar esse público-alvo ao configurar campanhas de publicidade nos anúncios do Google.

Criação de públicos-alvo de remarketing de anúncios do Google

Se você achar inconveniente o painel de administração no Google Analytics, poderá criar um público de remarketing diretamente no Google Ads. No entanto, tenha em mente que os anúncios do Google têm muito menos oportunidades de segmentação.

Para criar um novo público de remarketing, vá para o Gerente de Audiência e clique no botão "+".

Você pode criar o público com base no comportamento dos visitantes do seu site - analisar quais páginas eles visitaram ou quais ações eles realizaram.

Ao criar um público, você deve prestar muita atenção a essa ferramenta, como a duração da associação, porque ela desempenha um papel muito importante no remarketing.

Duração da associação é um recurso que mostra por quanto tempo o visitante de um site permanecerá na sua lista de remarketing e será seguido por seus anúncios. Ao monitorar seu público, você entenderá a diferença de tempo entre a primeira e a segunda conversões. Se os visitantes do seu site precisarem de cerca de um a dois meses antes de fazer uma compra, a duração ideal da associação será de cerca de 30 a 60 dias. Se você vende produtos que as pessoas geralmente compram impulsivamente, você não precisa mais do que 7 dias para pegar seus clientes.

Como iniciar uma campanha de remarketing

Depois de criar uma lista de público-alvo de remarketing com pelo menos cem membros, você pode começar sua primeira campanha de remarketing no Google Ads.

Tipos de campanhas de remarketing de anúncios do Google

Conforme mencionado anteriormente, neste artigo, vamos nos concentrar apenas em dois tipos de campanhas de remarketing nos anúncios do Google: anúncios gráficos e anúncios da Rede de Pesquisa. Há também campanhas publicitárias para o YouTube e o Google Shopping, mas elas serão os assuntos de nossos outros artigos.

1) Anúncios gráficos são banners típicos que você definitivamente viu em diversos sites. Com esses anúncios, você pode alcançar cerca de 90% dos usuários da Internet em todo o mundo! O custo de um clique nessas campanhas é menor em comparação ao remarketing de pesquisa, mas a taxa de conversão também é baixa. A questão é que alguns sites de parceiros de pesquisa do Google não são adequados para promoção e você não pode nem considerá-los para sua empresa. Pode haver várias razões para isso: design de site desatualizado, reputação questionável, colocação de banners pouco atraente, etc. - todos esses fatores significam um potencial de conversão insatisfatório. No início da campanha de remarketing no Google Ads, você precisa monitorar regularmente todas as plataformas on-line em uso e remover aquelas que não atraem visitantes e não geram conversões. Além disso, recomendamos não lançar campanhas publicitárias em aplicativos móveis porque eles simplesmente incomodam as pessoas (mas é uma boa ideia tentar testá-los com investimentos mínimos - talvez, para o seu nicho, eles mostrem alguns resultados visíveis).

2) Anúncios de pesquisa são mostradas às pessoas quando elas usam o Google para pesquisar produtos e serviços semelhantes aos que você oferece. Esses anúncios geralmente são exibidos acima ou abaixo dos resultados da pesquisa orgânica. Os usuários que veem esses anúncios são um público "caloroso" porque já estão familiarizados com seus produtos, ou até mesmo interessados ​​neles especificamente, ou simplesmente têm as necessidades que seus produtos podem satisfazer. provável para fazer uma compra. É por isso que o custo dos anúncios da Rede de Pesquisa é maior do que o custo dos anúncios gráficos, e as conversões também são muito melhores. Os públicos-alvo de remarketing geralmente reduzem o custo por conversão porque os clientes que retornam fazem compras com mais frequência (embora isso não seja uma regra universal).

Não recomendamos a criação de uma campanha que inclua os dois tipos de anúncios. No PPC, cada campanha de remarketing deve ser analisada separadamente! É por isso que qualquer campanha de pesquisa geralmente tem muitos grupos de anúncios, cada um dos quais inclui não mais de cinco a dez palavras-chave. Ele permite uma pesquisa e análise mais detalhada e permite alcançar o público-alvo com mais eficiência.

Anúncios para campanhas de remarketing

Ao criar anúncios gráficos, você pode fazer banners em 8 tamanhos: 468 * 60, 160 * 600, 336 * 280, 250 * 250, 120 * 600, 300 * 250, 200 * 200, 728 * 90. É melhor ter pelo menos 3-4 tipos de banners para que você possa testar seu desempenho. Você pode criar banners no Photoshop, usar serviços como o Canva ou encontrar um freelancer que fará todo o trabalho para você.

display ad example

exemplo de anúncio de exibição

Para campanhas de pesquisa, você precisa escrever pelo menos três anúncios para cada grupo de anúncios. À primeira vista, é mais fácil escrever um texto do que criar um banner, mas você deve abordar a questão de maneira muito séria.

search ad example

exemplo de anúncio de pesquisa

Nessas campanhas baseadas em texto, você não pode atrair a atenção dos usuários com fotos chamativas, por isso, é necessário que os visitantes fiquem interessados ​​apenas em usar o poder das palavras! Normalmente, os elementos mais influentes de um anúncio de texto são números impressionantes, ofertas especiais e vantagens brevemente formuladas que seus produtos têm sobre os produtos concorrentes em seu nicho.

Não se esqueça de que seu público-alvo são as pessoas que já visitaram seu website e sabem o que você oferece, mas por várias razões, ainda não tomaram uma decisão e continuam procurando os produtos em outras lojas on-line. . Seu objetivo é pensar com cuidado e encontrar uma maneira de persuadir essas pessoas a comprar de você.

Além disso, você pode criar anúncios gráficos responsivos que podem ser exibidos como anúncios gráficos ou como anúncios de texto em sites diferentes. Para criar esses anúncios, você precisará de textos e imagens legais nos tamanhos 1200 x 628 e 1200 x 1200 e uma imagem do logotipo, embora não seja uma condição obrigatória.

Limite de frequência

A diferença entre uma campanha publicitária de remarketing e uma campanha publicitária padrão está na segmentação do público-alvo, bem como em um dos parâmetros mais importantes: o limite de frequência. Com esse recurso, você pode limitar quantas vezes por dia / semana / mês os visitantes do seu site verão seus anúncios.

Para ser honesto, é difícil dar conselhos e dizer com que frequência seus anúncios devem ser exibidos para seus clientes, mas, de acordo com as estatísticas, o melhor número é de cerca de 5 a 7 anúncios por dia. Você pode usar uma estratégia mais agressiva, mas é um pouco arriscado.

Life hack: como combinar públicos-alvo em campanhas de remarketing

Existe um truque dos especialistas em PPC para configurar campanhas de remarketing. Chama-se público combinado.

Será mais fácil descrever como funciona com exemplos.

Você precisa criar duas listas de público-alvo:

1)      Usuários que visitaram seu website nos últimos sete dias

2)      Usuários que visitaram seu website em 30 dias

Primeiro, você precisa criar uma campanha de remarketing que focará apenas no primeiro público: exibindo seus anúncios para essas pessoas, você pode aumentar o reconhecimento da marca. Depois disso, você precisa fazer uma combinação personalizada, tornando os membros de 30 dias sua meta e excluindo os visitantes de sete dias para evitar que eles sejam alcançados nas duas listas. Você precisa abordar essa audiência de forma agressiva com várias ferramentas, como cupons, descontos, frete grátis e presentes.

Outro exemplo popular é combinar todos os públicos-alvo que visitaram a página de checkout e excluir as pessoas que acabaram fazendo uma compra com esse público-alvo agregado. Como resultado, você receberá o público que está pronto para comprar algo de você. Tudo o que você precisa fazer é usar ofertas especiais para estimular o processo de tomada de decisão.

Vida hack # 2: públicos-alvo semelhantes

Depois que qualquer um de seus públicos-alvo (incluindo o de remarketing) tiver mais de cem membros, o Google Ads criará automaticamente mais um público-alvo para você. Ele é chamado "Semelhante ao seu público-alvo".

Para criar esse público, o Google analisa o comportamento e os recursos pessoais dos usuários que visitam seu website. O Google tenta encontrar o que todos os seus visitantes têm em comum: monitora o que as pessoas pesquisam, os sites que normalmente visitam, quantos anos têm e onde moram. Tendo estabelecido padrões específicos, o Google procura usuários da Internet que, de certa forma, são semelhantes às pessoas do seu público-alvo de remarketing. Além disso, o Google continua monitorando o público durante todo o período da duração da campanha e atualiza regularmente a lista Similar. Você pode ler mais sobre isso aqui .

Públicos-alvo semelhantes expandem significativamente suas oportunidades de marketing. Se a sua lista de remarketing tiver um pequeno número de pessoas, os resultados dessa campanha não serão dignos de todos os esforços realizados durante a sua criação. O uso de públicos-alvo semelhantes aumenta sua chance de ter sucesso com as campanhas de remarketing e alcançar mais clientes em potencial.

É uma boa ideia criar uma campanha publicitária separada para o público-alvo semelhante (para o seu conteúdo, pode simplesmente copiar a sua campanha de remarketing habitual). Se esse público for separado, você poderá gerenciar o orçamento e os lances com uma precisão muito maior.

6 dicas para uma campanha de remarketing eficaz

  1. Use diferentes tipos de anúncios- cada grupo de anúncios deve ter pelo menos dois anúncios com diferentes textos, calls to action, ofertas especiais, descontos, descrições de vantagens do produto e assim por diante. Você nunca saberá que tipo de anúncio é melhor para seu público se você não testar todos eles.
  2. Ao alterar seus anúncios, faça alterações em suas páginas de destino. Idealmente, quando seus compradores em potencial clicam no anúncio e são transferidos para a página de destino, eles devem ver uma página da Web que se assemelhe ao anúncio inicial e tenha imagens idênticas, esquema de cores e textos respondendo às consultas dos usuários. É por isso que é melhor dividir todas as suas campanhas de publicidade em grupos diferentes e criar páginas de destino correspondentes para cada um dos grupos. Para uma loja on-line, você pode experimentar diferentes categorias de produtos, páginas de produtos, produtos mais vendidos, blog ou página de anúncio de ofertas especiais.
  3. Teste de frequência.Tente mostrar o seu como seus anúncios em diferentes frequências e tente descobrir o que é melhor para o seu público.
  4. Definir duração de associação diferente- crie um conjunto de públicos-alvo de remarketing com duração de associação diferente. Compare a taxa de conversão e a CTR de suas campanhas de publicidade que você usa para diferentes públicos-alvo (por um período de 7, 30 e 60 dias).
  5. Combine o público- você pode excluir um público do outro ou combiná-lo. Experimente e encontre a combinação perfeita.
  6. Não se esqueça das extensões e adicione-as aos seus anúncios.Teste-os e deixe os mais eficazes.

Agora, você sabe como lidar com o remarketing do Google Ads como um profissional e esperamos que este guia passo a passo ajude você a aumentar sua loja virtual desempenho!

De Olga L.
Olga é criadora de conteúdo na AliDropship, e ela pretende explicar os conceitos mais complicados de embarque direto nos termos mais simples possíveis.

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2018-09-25T16:06:30+00:00