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Diretriz de SEO para E-Commerce: Otimizações nas páginas para lojas de Dropshipping

e-commerce SEO guideline

Muito provavelmente, você viu inúmeros guias sobre e-commerce SEO.

Provavelmente, eles se parecem com ciência de foguetes para você. Todas as novas páginas de produtos em sua loja de dropshipping devem ser otimizadas para SEO de acordo com essas regras e guias - portanto, fique atento!

Mas isso não significa que você deve deixar essa área sem supervisão. Acredite, você pode facilmente otimizar sua loja dropshipping com as próprias mãos!

Neste artigo, tentaremos explicar as coisas difíceis em palavras simples, para que você não tenha mais problemas com o SEO. Não tenha vergonha de nos fazer perguntas na seção de comentários!

Índice

Por que o e-commerce SEO é importante?

e-commerce SEO guideline

SEO, ou search engine optimization, é vital para o negócio de dropshipping. A chave para o sucesso de sua loja são os compradores: quanto mais visitantes você atrair para o site, mais compras eles farão e maior será o lucro obtido.

Então a questão é: como os usuários da Internet podem localizar sua loja virtual?

E é exatamente quando o SEO vem para jogar.

Obviamente, você pode divulgar sua loja dropshipping através das redes sociais. Facebook e Instagram funciona como um milagre - você pode aprender sobre isso com nossos experiência própria e de histórias de sucesso dos nossos clientes.

Mas ainda assim, o que você faz quando precisa encontrar algo online? Você procura no Google! Você olha através de várias páginas que são mostradas primeiro, e você raramente vai até a segunda página, para não falar da terceira e mais páginas.

Portanto, como proprietário de uma loja de dropshipping, você precisa tornar seu site mostrado como altamente possível na página de resultados do mecanismo de pesquisa. O que você pode fazer para que isso aconteça?

SEO de comércio eletrônico no estágio preparatório

e-commerce SEO guideline

Idealmente, seus esforços de SEO devem começar no exato momento em que você decidiu iniciar o negócio de dropshipping.

Estamos falando sobre o escolha de nicho agora.

Como você provavelmente se lembra, nós já cobrimos este aspecto antes . Em suma, você precisa se certificar de que o próprio nicho será bom para SEO. É um dos aspectos mais importantes da escolha de um nicho para o negócio de dropshipping, pois estabelece a base de tudo o que você vai fazer mais. Se o nicho em si tem um potencial limitado para SEO, você terá muita dificuldade em tornar sua loja popular. Por isso, pesquise cuidadosamente o nosso guia de E-commerce SEO antes de se decidir sobre um determinado nicho!

SEO de comércio eletrônico no estágio de desenvolvimento

e-commerce SEO development stage

Da mesma forma, você precisa começar a pensar em e-commerce SEO nos primeiros estágios de criação e desenvolvimento de sua loja dropshipping.

A razão é que quanto melhor o seu site é estruturado e organizado, mais fácil é para os motores de busca para digitalizá-lo. Se você colocar suas páginas de categorias e páginas de produtos muito longe da página principal, elas serão:

  • Desorientar os mecanismos de pesquisa - eles não conseguirão acessar e examinar essas páginas bem ocultas, para que você não consiga classificações tão altas quanto você poderia ter;
  • Deixe os visitantes da sua loja frustrados - normalmente, os clientes não devem levar mais de três cliques para acessar qualquer página do produto na página principal.

Isso significa que o primeiro passo para desenvolver sua futura loja de dropshipping é pensar em sua estrutura. Seu site precisa ser organizado de maneira lógica, clara e simples. E para conseguir isso, você precisa começar escolhendo as palavras-chave mais relevantes.

SEO de comércio eletrônico: escolha de palavras-chave

Por que você precisaria começar com palavras-chave?

Bem, porque você vai usá-los para criar e nomear categorias de produtos.

Provavelmente, você já tem uma ou duas palavras-chave mais relevantes neste momento. Você as gerou enquanto avaliou Potencial de SEO do seu nicho .

Obviamente, 1-2 palavras-chave não são suficientes. Você precisará de muito mais deles para:

  • Faça uma estrutura lógica para sua loja dropshipping;
  • Selecione produtos e categorias de produtos que são as mais favoráveis ​​para SEO;
  • Escolha bons nomes para cada categoria.

Então, onde você pode obter ideias suficientes para palavras-chave?

  • Vamos para Wikipedia . Surpreendentemente, é possível encontrar algo interessante para alguns tipos de produtos. Por exemplo, digamos que você vai vender jóias e enfeites de pérolas. O que a Wikipedia diz sobre isso?

e-commerce SEO checking keywords in wikipedia

Como você pode ver, é possível escolher pelo menos cinco palavras-chave da seção Conteúdo: pérolas de água doce, pérolas de água salgada, pérolas naturais, pérolas cultivadas e imitação de pérolas. Um ótimo começo!

Claro que não funciona com todos os nichos e produtos. Ainda assim, verifique rapidamente no início de sua pesquisa para ter 100% de certeza de que você não perdeu nada.

  • Use a função Autocomplete do Google. Por exemplo, você quer vender itens feitos de lã - ótima ideia! Vamos ver o que podemos obter do mecanismo de pesquisa:

e-commerce SEO keywords in Google autocomplete

Como você pode ver, o Google pode mostrar algumas ideias realmente interessantes - talvez você sequer tenha pensado nelas no começo! Se eles forem mostrados automaticamente, isso significa que as pessoas os pesquisam com bastante frequência e é exatamente o que você precisa.

  • Use o campo de pesquisa relacionado. Mais uma vez, vamos pegar a mesma lã:

e-commerce SEO selecting keywords

É claro a partir deste exemplo que as pessoas que pesquisam 100% lã também estão procurando especificamente fios de lã, tecidos de lã, etc. Portanto, é assim que você pode restringir suas palavras-chave e torná-las mais específicas.

e-commerce SEO keywords on AliExpress

e-commerce SEO using Google keyword planner

Você verá com que frequência as pessoas procuram por essa ou aquela palavra-chave:

e-commerce SEO selecting keywords in Google keyword planner

Não se limite apenas a palavras-chave com a maior quantidade de pesquisas! Palavras-chave com média e baixa frequência podem ser uma boa adição porque são menos competitivas. Além disso, eles são mais específicos: isso significa que eles podem trazer mais visitantes segmentados que procuravam EXATAMENTE por essa combinação de palavras. Portanto, a taxa de conversão será maior.

google keyword planner for e-commerce seo

SEO de comércio eletrônico: arquitetura do site

Ok, agora você tem várias palavras-chave relevantes e interessantes para seus compradores em potencial. Ótimo! Agora é hora de acessar a arquitetura do site.

(Por favor, note que você precisa pesquisar esta parte somente se você estiver fazendo sua própria loja dropshipping. Se você for compre uma loja pronta, você nem precisa se preocupar com isso - tudo será feito profissionalmente por especialistas qualificados).

De um modo geral, quando você lida com a arquitetura do site, precisa torná-lo o mais simples e claro possível. Se a estrutura do seu site for boa o suficiente, será fácil para os mecanismos de busca acessar e indexar o conteúdo, o que significa que você obterá classificações mais altas.

O que também é importante, uma estrutura de site compreensível é valiosa para seus clientes. E o Google leva isso em conta quando classifica sites! O Google analisa o comportamento das pessoas que visitam seu site. Se os visitantes não ficarem muito tempo em sua loja on-line e não quiserem clicar em links de lojas para saber mais sobre suas ofertas, o Google não atribuirá uma classificação alta a esse site. E para tornar seus clientes em potencial mais interessados ​​em permanecer no seu site por mais tempo, você pode:

  • Crie a arquitetura do seu site em torno das palavras-chave que você encontrou anteriormente. Para fazer isso, você precisa entender quais consultas de pesquisa podem direcionar pessoas para seu site e o que exatamente as pessoas podem pesquisar quando já visitam sua loja.
  • Faça uma hierarquia lógica. Usando as palavras-chave mais relevantes, você precisa criar uma arquitetura que ajude os visitantes da loja e os mecanismos de pesquisa a encontrar facilmente o caminho para as páginas de produtos a partir da página inicial. Crie de 4 a 10 categorias exclusivas de produtos e divida cada uma delas em várias subcategorias. Não tente fazer muitos!
  • Pense em links internos. Cada página da sua loja virtual deve ter pelo menos um link para outra página no site e pelo menos um link de outro destino no site. É importante porque os mecanismos de pesquisa usam esses links para entender quais páginas do site são valiosas e como chegar lá. A estrutura que você criou deve ser adequada para links internos.

Para melhorar a navegação dentro de sua loja virtual e melhorar a experiência de seus clientes (e também para obter classificações mais altas), você também pode implementar alguns elementos adicionais. Por exemplo, vamos ver os chamados breadcrumbs:

breadcrumbs for e-commerce seo

Breadcrumbs são um elemento de navegação de apoio que ajuda os visitantes da sua loja e os mecanismos de pesquisa a entenderem onde estão agora e como encontrar o caminho de volta. Breadcrumbs são comumente usados ​​em sites com uma grande quantidade de produtos organizados de forma hierárquica - é exatamente o que você precisa! Com o pão ralado, é mais fácil fazer com que os visitantes permaneçam no seu site por mais tempo, e isso pode melhorar muito o seu ranking.

Além disso, pense em um sitemap: é essencial porque ajuda o Google a pesquisar a webstore e indexar cada página. Um sitemap torna mais fácil para o Google percorrer a estrutura do site e acessar o conteúdo e, portanto, você pode obter classificações mais altas.

Falando da arquitetura do site, devemos mencionar que sua loja deve ser compatível com dispositivos móveis. Leve o seu tempo para se certificar de que o design da sua loja virtual é responsável o suficiente.

É claro que esses e muitos outros problemas relacionados se referem principalmente ao lado técnico da otimização da sua loja on-line. Portanto, se você não tem certeza de que pode executar essas tarefas sozinho, seria mais sensato comprar uma loja personalizada pronta atendendo a todas as suas necessidades de negócios.

Seo para páginas de produtos de comércio eletrônico: estágio de edição

Ok, aqui vem a parte que você estará definitivamente fazendo você mesmo. Cada nova página de produto na sua loja de dropshipping deve ser SEO-friendly, portanto, fique atento e siga estas regras e guias para otimizar todos eles!

Nós já temos discutido as alterações que você pode fazer em uma página de produto para aumentar o interesse de seus clientes e aumentar a taxa de conversão. Ainda assim, há muito mais coisas que você pode fazer!

Para lojas dropshipping, o aspecto SEO on-page é especialmente relevante. Quando você adiciona itens do vendedor à sua loja, importa automaticamente todas as descrições, fotos, resenhas etc., o que significa que o conteúdo da loja não é exclusivo. E, se você corrigir isso, poderá melhorar o desempenho de sua loja sem despesas adicionais.

Então, o que você precisa fazer para otimização da página de produtos de comércio eletrônico?

  • Edite nomes de produtos.

Os nomes dos itens do AliExpress são longos, confusos e, às vezes, nem fazem muito sentido. Assim que você tiver importado um item, corte seu nome para torná-lo limpo e bom. Apenas deixe as 3 a 4 palavras mais importantes que contêm a palavra-chave category e ajude seu visitante a entender o que é.

editing products for e-commerce seo

É melhor deixar o nome de uma categoria e de 1-2 recursos exclusivos de um produto:

how to edit products for ecommerce seo

Agora, esse nome é curto, compreensível e mais ou menos exclusivo. É baseado na palavra-chave 'esmalte pin'. O novo título contém o nome de uma categoria de produto ('pin'), o material do produto ('esmalte') e sua forma ('aeropress'). Isso é tudo que seu cliente precisa saber!

  • Edite o URL do produto.

No exemplo anterior, alteramos o nome do produto para um nome mais amigável para SEO, mas a URL ainda é feia:

e-commerce seo - editing product URL

Se você deixá-lo assim, será inconveniente para os clientes e não será aceito pelos mecanismos de busca. Ninguém gosta de URLs com aparência de spam, com números e letras que não fazem sentido ou com muitas palavras aleatórias. Vamos torná-lo curto e claro:

e-commerce seo - changing product URL

Agora, ele contém a palavra-chave necessária e parece curto, claro e relevante. Os motores de busca vão adorar!

  • Escreva as melhores descrições de produtos e lembre-se de SEO.

Isso é absolutamente essencial! Escreva algo único e interessante sobre cada produto (você é apaixonado pelo seu nicho e sabe tudo sobre seu nicho, certo?) Você precisa se concentrar nos recursos e benefícios do produto para torná-lo atraente para o seu cliente, e você definitivamente não deve copiar a descrição de um site diferente. O texto deve ter cerca de 100 a 150 palavras. Ao criar suas melhores descrições de produtos, não se esqueça dos aspectos de SEO: mencione a palavra-chave várias vezes (mas não seja muito spam).

  • Escreva tags ALT SEO para suas imagens.

Se você incluir imagens na descrição do seu produto, certifique-se de escrever tags ALT para elas - e não se esqueça de incluir a palavra-chave!

image optimization for e-commerce seo

Isso é realmente fácil de fazer, e essa ação simples ajuda sua loja virtual a se tornar mais acessível. Essas informações são valiosas para os mecanismos de pesquisa, e o Google dá muita atenção aos textos ALT.

  • Importar revisões de produtos.

importing product reviews for e-commerce seo

Bem, isso é óbvio. Se você receber avaliações reais de pessoas reais no site do fornecedor, os visitantes da sua loja poderão aprender muito mais sobre o produto. Além disso, essas avaliações fornecem à sua loja um conteúdo exclusivo que é atualizado regularmente e os mecanismos de pesquisa realmente gostam disso.

  • Otimizar categorias e subcategorias.

Não se esqueça deles! Eles são tão importantes quanto as páginas de um único produto.

product optimization for e-commerce seo

Lembre-se de que os textos de SEO para essas páginas devem ser mais longos, cerca de 300 palavras. Você também precisará incluir a palavra-chave no texto, mas não o coloque com muita frequência: dois ou três são suficientes.

Como você pode ver, On-Page e-commerce SEO não é nada como ciência de foguetes. Você pode fazer isso totalmente!

É claro que não cobrimos todas as maneiras possíveis de otimizar sua loja dropshipping neste artigo. Há muitas coisas que são muito "técnicas", por isso nem sempre são necessárias para um usuário comum. No entanto, se você quiser saber algo mais especial, sinta-se à vontade para deixar sua solicitação na seção de comentários abaixo.

E lembre-se - mesmo que você não queira lidar com tudo isso sozinho, isso não significa que sua loja ficará para sempre hostil a SEO. Somente encomendar um pacote SEO de especialistas qualificados, e logo você notará toneladas de mudanças positivas.

 

De Olga L.
Olga é criadora de conteúdo na AliDropship, e ela pretende explicar os conceitos mais complicados de embarque direto nos termos mais simples possíveis.

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2018-09-25T16:06:34+00:00