fbpx
//É assim que Kate opera uma Loja de Dropshipping que gera mais de US$32.000 por mês

É assim que Kate opera uma Loja de Dropshipping que gera mais de US$32.000 por mês

drop shipping success story

Kate, um membro altamente valioso da nossa equipe, administra uma loja de dropshipping - é assim que ela ganha o conhecimento e a experiência necessários que compartilha com nossos assinantes e leitores de blogs.

Olá, por favor, apresente-se 🙂

Olá pessoal, meu nome é Kate e sou gerente de projetos no Departamento de Comércio Eletrônico da empresa AliDropship. Aqui eu me especializei em criar, testar e analisar estratégias promocionais para lojas virtuais direta. Principalmente, trabalho com promoção de redes sociais, principalmente com o Facebook e o Instagram.

Qual é a sua experiência no campo do drop shipping?

Para ser honesto, eu nunca ouvi falar sobre o drop shipping antes de entrar para a empresa. Comecei a trabalhar aqui em 2014 como assistente de marketing na Internet e, gradualmente, aprendi tudo o que sei sobre a execução de lojas virtuais direta.

Tenho uma sólida formação educacional: depois de me formar como jornalista, recebi duas qualificações adicionais como comerciante de Internet e gerente de marketing. Além disso, tenho uma ampla experiência em promoção de redes sociais porque usei esses canais em meu trabalho anterior para anunciar concertos, exposições, palestras e outros eventos off-line.

Além disso, eu também costumava trabalhar como assistente de loja em uma loja de presentes off-line - foi assim que aprendi as regras básicas para lidar com clientes, entender suas necessidades, gerenciar suas reclamações e objeções, etc.

Conte-nos mais sobre a loja que você está executando atualmente. Qual é a sua plataforma de loja? Quais soluções automatizadas você usa?

drop shipping success story

Esta loja foi criada pela nossa equipe como playground experimental. Aqui testamos todas as soluções técnicas que apresentamos e aqui testo todas as estratégias promocionais possíveis. É assim que reunimos a experiência e o conhecimento necessários para melhorar nossas ofertas e entender melhor as necessidades e os problemas de nossos clientes.

Aqui nós usamos a versão original do AliDropship, e não a do Woo. A loja é construída com base no tema DaVinci.

As soluções automatizadas que uso atualmente aqui são:

E obviamente, aqui eu testo todos os novos add-ons que nossos desenvolvedores criam.

E o nicho?

Esta é uma pergunta complicada?

Você vê, a loja é dedicada ao fan merch - aqui você pode encontrar vários itens relacionados a algumas das séries de anime mais populares de todos os tempos.

Nossa equipe fez uma pesquisa cuidadosa antes de finalmente decidirmos que é ético (e legal) o suficiente. A razão é a seguinte: os produtores de animes não vendem oficialmente o produto e não o veem como fonte de renda. É por isso que não estamos realmente competindo com eles - pelo contrário, aumentamos a conscientização sobre essas séries e chamamos a atenção para elas.

Claro, se estamos falando de estúdios como Marvel ou Disney, é uma história completamente diferente. Para eles, a mercadoria é uma fonte enorme de renda, e é por isso que eles são tão rigorosos quanto às leis de direitos autorais. Então, por favor, se você está planejando vender QUALQUER COISA que esteja de alguma forma relacionada a itens protegidos por direitos autorais ou de marca, verifique as leis duas vezes e certifique-se de não estar fazendo nada ilegal!

Qual é a sua estratégia de produtos? Como você trabalha com fornecedores?

Quando a equipe me deu o acesso à loja em maio de 2016, já havia 100 produtos carregados, então é daí que eu comecei.

Logo depois que comecei as promoções, entendi que esses 100 itens não são suficientes. Para se manter competitivo e envolver os visitantes, você precisa atualizar constantemente sua oferta na loja. Este artigo descreve o algoritmo de escolher os melhores itens para uma loja, mas também tenho a minha própria dica.

O segredo é o seguinte: quando você abrir o AliExpress para encontrar bons itens, não olhe apenas na guia "Mais vendidos". Olhe para os recém-chegados também! Muitas vezes, você pode encontrar algo que vai se tornar um item quente em sua loja.

Para se certificar de que é uma boa escolha, analise o desempenho atual de sua loja - quais itens são comprados com mais frequência? Você precisa encontrar algo semelhante.

Olhe com cuidado a avaliação do vendedor! Esse é o parâmetro mais importante que ajuda você a entender se pode confiar nesse fornecedor. Além disso, considere a classificação do produto. Se o produto for absolutamente novo, obviamente não terá nenhum feedback ainda, mas se já houver algumas vendas, é uma boa ideia analisar as avaliações dos clientes e a classificação geral.

Como você define os preços?

Minha estratégia de preços depende muito do público-alvo.

A maioria dos compradores são homens jovens com idade entre 18 e 24 anos, e muitos deles obviamente não podem pagar por itens caros porque ainda não têm sua própria fonte de renda.

Eu sou muito cauteloso sobre a definição de preços: eu sempre faço isso manualmente porque é uma história diferente para cada novo item. Por exemplo, posso aumentar o preço de anéis ou pingentes de 4 a 5 vezes - eles são inicialmente baratos, então esse aumento não será desconfortável para um cliente. Mas os moletons e os moletons são mais caros, e é por isso que não acho razoável aumentar tanto o preço deles.

Além disso, considero as resenhas dos compradores do AliExpress: se houver fotos da vida real, analiso a qualidade dos itens e decido qual porcentagem do aumento de preço é justa.

Como você entendeu quem é seu público-alvo?

Eu uso o Google Analytics para coletar dados sobre os visitantes e compradores da loja. Com a ajuda do Google Analytics, posso ver os recursos demográficos dos clientes: sexo, idade e país de residência.

drop shipping success story

Eu acompanho esses parâmetros todos os dias para estar sempre ciente dos dados dos meus clientes. Além disso, também posso ver as fontes de tráfego e vendas mais produtivas.

É claro que o Google Ads não é a única ferramenta que uso para saber mais sobre meu público-alvo. Anúncios no Facebook também me ajudam muito.

Quando você executa uma campanha de publicidade segmentada no Facebook, também é possível entender melhor seus clientes.

drop shipping success story

Além de suas características básicas, você pode aprender até mesmo alguns detalhes pessoais, por exemplo, seus interesses.

Como você promove a loja?

Eu me especializei em promoção de redes sociais e principalmente através do Instagram e Facebook.

Quando comecei a gerenciar essa loja, já havia integrado contas de redes sociais. No início desta jornada, em maio de 2016, havia cerca de 3.800 seguidores no Instagram - agora existem mais de 81.000 deles.

drop shipping success story

Aqui você pode ver as estatísticas detalhadas sobre o desempenho da conta:

drop shipping success story

Estes excelentes resultados foram alcançados graças a uma combinação de muitos esforços diferentes. Eu comecei com os passos básicos que não requerem nenhum financiamento: escrever uma biografia atraente, analisar as hashtags mais promissoras, experimentar vários formatos de postagem, etc. - algumas dessas técnicas são descritas neste post de blog .

Além disso, o Social Rabbit Plugin me ajudou muito, porque ele faz todo o trabalho automaticamente. Leia este artigo - é um bom exemplo de escolher as configurações do Social Rabbit para uma promoção eficiente.

Além do Social Rabbit, eu também promovo a loja com o Instagram Ads - Você pode ler mais sobre isso aqui .

O que também é interessante, essa foi a primeira loja onde experimentei o Instagram Shoutouts. Esta foi uma experiência desafiadora e perspicaz - agora posso compartilhar meu conhecimento sobre isso .

É claro que o Facebook também desempenha um papel muito importante nessa promoção. Havia cerca de 2.000 seguidores no começo, e agora há mais de 34.000 deles.

drop shipping success story

Para promover a loja no Facebook, eu uso o Facebook Ads. Esse é um tipo de promoção paga: meus anúncios são exibidos no feed de notícias dos compradores em potencial da loja. Além disso, os anúncios também são exibidos para as pessoas que já visitaram nosso site e para as pessoas que colocaram algo no carrinho de compras, mas nunca concluíram a compra. Essa técnica de publicidade é chamada de remarketing. Você pode fazer isso depois de configurar o Facebook Pixel.

Eu não uso apenas redes sociais para promoção porque também tento experimentar outros canais. Por exemplo, eu uso uma estratégia específica de marketing de conteúdo: eu acho (ou reescrevo) artigos interessantes relacionados ao anime para o blog da loja, e anuncio-os no Facebook para atrair a atenção de potenciais compradores. Aqui, o mecanismo é descrito em mais detalhes. Eu realmente gosto desse método porque não é apenas uma tática óbvia e direta de vendas: é tudo sobre como fazer uma pessoa engajada e motivada para ir e verificar o produto na loja.

Por fim, uso o Google Shopping. É um dos meus instrumentos favoritos porque é semi-automatizado e traz muitas vendas - em média, gera cerca de 300 vendas por mês. Funciona da seguinte maneira: quando uma pessoa usa o Google para pesquisar algo relacionado a animes, as ofertas da loja são exibidas na página de resultados do mecanismo de pesquisa. Em outras palavras, uma pessoa vê imediatamente a imagem de um item, seu preço e descrição. Isso é muito conveniente, pois os dados sobre o preço e a disponibilidade de estoque do item são constantemente atualizados, motivo pelo qual não gasto dinheiro extra para reescrever os anúncios e os clientes em potencial se tornam mais leais às ofertas da loja.

Você se lembra da primeira venda feita em sua loja? O que você fez para conseguir isso? Quão cedo aconteceu?

Foi um anel 🙂 Alguém comprou logo depois que eu lancei o meu primeiro shoutout. Basicamente, os US $ 5 que passei nessa promoção de teste foram um bom investimento!

Qual é o desempenho da loja agora?

drop shipping success story

A imagem diz tudo. Em outubro de 2017, a loja tinha 922 pedidos e mais de US $ 32.200 em receita. Os números são incríveis, mas farei o meu melhor para aumentá-los ainda mais.

Quanto tempo você leva todos os dias para gerenciar suas lojas? Quais tarefas exigem mais tempo do que outras?

Eu gasto cerca de 4-5 horas todos os dias para manter a loja em perfeito estado de funcionamento. As tarefas mais demoradas para mim são:

  •   Criando anúncios (textos, banners, posts, etc.)
  •   Pensando nas melhores configurações para esses anúncios (segmentação, horário, canal etc.)
  •   Conversando com os clientes. Isso provavelmente leva a maior parte do meu tempo

Eu faço o meu melhor para responder a todos os comentários e mensagens diretas e para me conectar com clientes de outras maneiras. Na verdade, existem várias maneiras de os clientes da loja falarem comigo e perguntarem algo:

  •   Comentários e mensagens no Facebook e Instagram
  •   Chat ao vivo que está integrado na loja - quando estou offline, as mensagens são salvas pelo sistema, para que eu possa lidar com elas mais tarde, quando tiver tempo
  •   O email
  •   Skype e respondedor automático do Skype pré-gravado

Quanto mais rápido você responder, mais confiança você gerará. As pessoas ficam felizes em entender que são ouvidas e se tornam mais leais.

Qual é a sua maneira de lidar com os clientes?

Eu tento ser o mais focado no cliente possível. A razão é que, se você é gentil, paciente e educado com seu cliente, deixa uma impressão muito boa - e até mesmo neutraliza uma experiência negativa de compra. Se o comprador não estiver satisfeito com o prazo de entrega, ou com a qualidade do produto recebido, ou talvez se um vendedor misturou o pedido e enviou um item errado, isso não é um desastre e nem o fim do mundo. Coisas acontecem. Estou sempre pronto para falar com um cliente se algo assim acontecer, e ofereço diferentes opções para resolver o problema: um reembolso total ou parcial, um desconto para propósitos futuros, uma nova encomenda, etc.

Eu diria que isso dá bons resultados: nossos compradores felizes costumam postar suas compras no Instagram e marcar a conta da loja. Confira estes exemplos:

drop shipping success story

Isso é ótimo para o reconhecimento da loja e para a reputação e para o boca a boca. Além disso, é simplesmente tocante saber que seus esforços tornaram alguém mais feliz 🙂

Obviamente, nem tudo são rosas. Muitos compradores misturam-se com alguns outros vendedores, e exigem com raiva as suas compras, e dizem que eu roubei o dinheiro deles, e juro pelos comentários. Certa vez, eu tinha um cara muito zangado dos Estados Unidos que estava me ligando no meio da noite e gritando para mim porque não recebeu seu pedido. Isso acontece porque o nicho da loja não é realmente único, então há muitos concorrentes que geralmente copiam nossa aparência e técnicas de marketing. Nesses casos, eu escrevo uma mensagem para essa pessoa e peço para mostrar o e-mail de confirmação oficial da compra - depois disso, as pessoas rapidamente percebem que estão lidando com uma loja totalmente diferente.

O que você pode dizer sobre seus concorrentes?

Existem TONELADAS deles. O nicho em si é lucrativo e não é realmente original, razão pela qual muitos empresários tentam fazer um bom uso dele.

E sim, muitos deles pesquisam minhas estratégias e tentam repetir as mesmas ações. Alguns deles até fazem contas de redes sociais que se parecem totalmente com as minhas, o que causa confusão. Olhe para estes: eles são muito parecidos, certo? Se você não ler o nome da conta, poderá misturá-los facilmente.

drop shipping success story

E daí? Quanto a mim, os concorrentes não são nada demais.

Eles aprendem comigo e eu aprendo com eles. Esta é uma situação de negócios 100% normal. Superá-los é difícil, mas divertido, de alguma forma.

Quais são seus planos para o futuro?

Vou melhorar a oferta de produtos em breve. Adicionarei uma nova categoria de produtos mais ampla e genérica que a atual, para poder segmentar vários segmentos de clientes absolutamente novos.

Isso me dará a oportunidade de repensar as estratégias de marketing: vou começar a aprender novos canais promocionais, como Twitter e Pinterest . Eles têm mecânicas diferentes e estou muito curioso para aprender como tratá-los corretamente.

O que você pode aconselhar nossos leitores - aqueles que já administram suas lojas e aqueles que ainda não iniciaram o negócio?

Não tenha medo.

No início, pode parecer algo complicado e não muito compreensível, mas isso definitivamente não deve assustá-lo - você aprenderá tudo no devido tempo.

É uma boa ideia ficar sempre no modo 'teste' e experimentar coisas novas e novas o tempo todo. Concentre-se no período de curto prazo: antes de compreender totalmente o seu público-alvo, não adianta pedir um anúncio caro que será veiculado por um longo período.

Monitore o desempenho da loja e a eficiência de tudo que você faz TODOS OS DIAS - assim que você perceber que algo está funcionando bem, mantenha esse mecanismo e tente aprimorá-lo cada vez mais.

Nunca se esqueça do seu público-alvo - lembre-se sempre de suas características, necessidades e desejos, e tente ser amigo deles.

Monitore as tendências globais e fique atento às últimas novidades e tendências, pois isso pode fazer a diferença na oferta de seus produtos, soluções técnicas, estratégias de marketing e tudo isso.

E, em geral, aproveite seu negócio recém-nascido !

De Yaroslav Nevsky
Yaroslav é um dos fundadores da Comunidade AliDropship ajudando pessoas de todo o mundo a iniciar e administrar um negócio de dropshipping de sucesso.

GUIA GRATUITO

Como iniciar um negócio bem-sucedido de dropshipping com o AliExpress

Mais Artigos

Mais Artigos

Verifique o potencial
do seu Nicho de Dropshipping

Teste seu Nicho
LIVROS GRÁTIS

Junte-se a mais de 230.000 empreendedores que já estão dominando novas habilidades com nosso Guia GRATUITO

Como iniciar seu negócio bem-sucedido de dropshipping com o AliExpress
Obtenha instruções passo a passo para iniciantes, conselhos de especialistas sobre como criar e promover sua loja e as melhores ferramentas para o AliExpress Dropshipping

Você está pronto para começar hoje o seu negócio de Dropshipping?

Peça a Loja Customizada
Compre o Plugin
ou peça consultoria GRÁTIS

2018-09-25T16:06:39+00:00