É assim que Kate opera uma Loja de Dropshipping que gera mais de US$32.000 por mês
Kate, um membro altamente valioso da nossa equipe, administra uma loja de dropshipping - é assim que ela ganha o conhecimento e a experiência necessários que compartilha com nossos assinantes e leitores de blogs.
Olá, por favor, apresente-se 🙂
Olá pessoal, meu nome é Kate e sou gerente de projetos no Departamento de Comércio Eletrônico da empresa AliDropship. Aqui eu me especializei em criar, testar e analisar estratégias promocionais para lojas virtuais direta. Principalmente, trabalho com promoção de redes sociais, principalmente com o Facebook e o Instagram.
Qual é a sua experiência no campo do drop shipping?
Para ser honesto, eu nunca ouvi falar sobre o drop shipping antes de entrar para a empresa. Comecei a trabalhar aqui em 2014 como assistente de marketing na Internet e, gradualmente, aprendi tudo o que sei sobre a execução de lojas virtuais direta.
Tenho uma sólida formação educacional: depois de me formar como jornalista, recebi duas qualificações adicionais como comerciante de Internet e gerente de marketing. Além disso, tenho uma ampla experiência em promoção de redes sociais porque usei esses canais em meu trabalho anterior para anunciar concertos, exposições, palestras e outros eventos off-line.
Além disso, eu também costumava trabalhar como assistente de loja em uma loja de presentes off-line - foi assim que aprendi as regras básicas para lidar com clientes, entender suas necessidades, gerenciar suas reclamações e objeções, etc.
Conte-nos mais sobre a loja que você está executando atualmente. Qual é a sua plataforma de loja? Quais soluções automatizadas você usa?
Esta loja foi criada pela nossa equipe como playground experimental. Aqui testamos todas as soluções técnicas que apresentamos e aqui testo todas as estratégias promocionais possíveis. É assim que reunimos a experiência e o conhecimento necessários para melhorar nossas ofertas e entender melhor as necessidades e os problemas de nossos clientes.
Aqui nós usamos a versão original do AliDropship, e não a do Woo. A loja é construída com base no tema DaVinci.
As soluções automatizadas que uso atualmente aqui são:
- Plugin SocialRabbit
- Carrinho abandonado
- Bate-papo ao vivo
E obviamente, aqui eu testo todos os novos add-ons que nossos desenvolvedores criam.
E o nicho?
Esta é uma pergunta complicada?
Você vê, a loja é dedicada ao fan merch - aqui você pode encontrar vários itens relacionados a algumas das séries de anime mais populares de todos os tempos.
Nossa equipe fez uma pesquisa cuidadosa antes de finalmente decidirmos que é ético (e legal) o suficiente. A razão é a seguinte: os produtores de animes não vendem oficialmente o produto e não o veem como fonte de renda. É por isso que não estamos realmente competindo com eles - pelo contrário, aumentamos a conscientização sobre essas séries e chamamos a atenção para elas.
Claro, se estamos falando de estúdios como Marvel ou Disney, é uma história completamente diferente. Para eles, a mercadoria é uma fonte enorme de renda, e é por isso que eles são tão rigorosos quanto às leis de direitos autorais. Então, por favor, se você está planejando vender QUALQUER COISA que esteja de alguma forma relacionada a itens protegidos por direitos autorais ou de marca, verifique as leis duas vezes e certifique-se de não estar fazendo nada ilegal!
Qual é a sua estratégia de produtos? Como você trabalha com fornecedores?
Quando a equipe me deu o acesso à loja em maio de 2016, já havia 100 produtos carregados, então é daí que eu comecei.
Logo depois que comecei as promoções, entendi que esses 100 itens não são suficientes. Para se manter competitivo e envolver os visitantes, você precisa atualizar constantemente sua oferta na loja. Este artigo descreve o algoritmo de escolher os melhores itens para uma loja, mas também tenho a minha própria dica.
O segredo é o seguinte: quando você abrir o AliExpress para encontrar bons itens, não olhe apenas na guia "Mais vendidos". Olhe para os recém-chegados também! Muitas vezes, você pode encontrar algo que vai se tornar um item quente em sua loja.
Para se certificar de que é uma boa escolha, analise o desempenho atual de sua loja - quais itens são comprados com mais frequência? Você precisa encontrar algo semelhante.
Olhe com cuidado a avaliação do vendedor! Esse é o parâmetro mais importante que ajuda você a entender se pode confiar nesse fornecedor. Além disso, considere a classificação do produto. Se o produto for absolutamente novo, obviamente não terá nenhum feedback ainda, mas se já houver algumas vendas, é uma boa ideia analisar as avaliações dos clientes e a classificação geral.
Como você define os preços?
Minha estratégia de preços depende muito do público-alvo.
A maioria dos compradores são homens jovens com idade entre 18 e 24 anos, e muitos deles obviamente não podem pagar por itens caros porque ainda não têm sua própria fonte de renda.
Eu sou muito cauteloso sobre a definição de preços: eu sempre faço isso manualmente porque é uma história diferente para cada novo item. Por exemplo, posso aumentar o preço de anéis ou pingentes de 4 a 5 vezes - eles são inicialmente baratos, então esse aumento não será desconfortável para um cliente. Mas os moletons e os moletons são mais caros, e é por isso que não acho razoável aumentar tanto o preço deles.
Além disso, considero as resenhas dos compradores do AliExpress: se houver fotos da vida real, analiso a qualidade dos itens e decido qual porcentagem do aumento de preço é justa.
Como você entendeu quem é seu público-alvo?
Eu uso o Google Analytics para coletar dados sobre os visitantes e compradores da loja. Com a ajuda do Google Analytics, posso ver os recursos demográficos dos clientes: sexo, idade e país de residência.
Eu acompanho esses parâmetros todos os dias para estar sempre ciente dos dados dos meus clientes. Além disso, também posso ver as fontes de tráfego e vendas mais produtivas.
É claro que o Google Ads não é a única ferramenta que uso para saber mais sobre meu público-alvo. Anúncios no Facebook também me ajudam muito.
Quando você executa uma campanha de publicidade segmentada no Facebook, também é possível entender melhor seus clientes.
Além de suas características básicas, você pode aprender até mesmo alguns detalhes pessoais, por exemplo, seus interesses.
Como você promove a loja?
Eu me especializei em promoção de redes sociais e principalmente através do Instagram e Facebook.
Quando comecei a gerenciar essa loja, já havia integrado contas de redes sociais. No início desta jornada, em maio de 2016, havia cerca de 3.800 seguidores no Instagram - agora existem mais de 81.000 deles.
Aqui você pode ver as estatísticas detalhadas sobre o desempenho da conta:
Estes excelentes resultados foram alcançados graças a uma combinação de muitos esforços diferentes. Eu comecei com os passos básicos que não requerem nenhum financiamento: escrever uma biografia atraente, analisar as hashtags mais promissoras, experimentar vários formatos de postagem, etc. - algumas dessas técnicas são descritas neste post de blog .
Além disso, o Social Rabbit Plugin me ajudou muito, porque ele faz todo o trabalho automaticamente. Leia este artigo - é um bom exemplo de escolher as configurações do Social Rabbit para uma promoção eficiente.
Além do Social Rabbit, eu também promovo a loja com o Instagram Ads - Você pode ler mais sobre isso aqui .
O que também é interessante, essa foi a primeira loja onde experimentei o Instagram Shoutouts. Esta foi uma experiência desafiadora e perspicaz - agora posso compartilhar meu conhecimento sobre isso .
É claro que o Facebook também desempenha um papel muito importante nessa promoção. Havia cerca de 2.000 seguidores no começo, e agora há mais de 34.000 deles.
Para promover a loja no Facebook, eu uso o Facebook Ads. Esse é um tipo de promoção paga: meus anúncios são exibidos no feed de notícias dos compradores em potencial da loja. Além disso, os anúncios também são exibidos para as pessoas que já visitaram nosso site e para as pessoas que colocaram algo no carrinho de compras, mas nunca concluíram a compra. Essa técnica de publicidade é chamada de remarketing. Você pode fazer isso depois de configurar o Facebook Pixel.
Eu não uso apenas redes sociais para promoção porque também tento experimentar outros canais. Por exemplo, eu uso uma estratégia específica de marketing de conteúdo: eu acho (ou reescrevo) artigos interessantes relacionados ao anime para o blog da loja, e anuncio-os no Facebook para atrair a atenção de potenciais compradores. Aqui, o mecanismo é descrito em mais detalhes. Eu realmente gosto desse método porque não é apenas uma tática óbvia e direta de vendas: é tudo sobre como fazer uma pessoa engajada e motivada para ir e verificar o produto na loja.
Por fim, uso o Google Shopping. É um dos meus instrumentos favoritos porque é semi-automatizado e traz muitas vendas - em média, gera cerca de 300 vendas por mês. Funciona da seguinte maneira: quando uma pessoa usa o Google para pesquisar algo relacionado a animes, as ofertas da loja são exibidas na página de resultados do mecanismo de pesquisa. Em outras palavras, uma pessoa vê imediatamente a imagem de um item, seu preço e descrição. Isso é muito conveniente, pois os dados sobre o preço e a disponibilidade de estoque do item são constantemente atualizados, motivo pelo qual não gasto dinheiro extra para reescrever os anúncios e os clientes em potencial se tornam mais leais às ofertas da loja.
Você se lembra da primeira venda feita em sua loja? O que você fez para conseguir isso? Quão cedo aconteceu?
Foi um anel 🙂 Alguém comprou logo depois que eu lancei o meu primeiro shoutout. Basicamente, os US $ 5 que passei nessa promoção de teste foram um bom investimento!
Qual é o desempenho da loja agora?
A imagem diz tudo. Em outubro de 2017, a loja tinha 922 pedidos e mais de US $ 32.200 em receita. Os números são incríveis, mas farei o meu melhor para aumentá-los ainda mais.
Quanto tempo você leva todos os dias para gerenciar suas lojas? Quais tarefas exigem mais tempo do que outras?
Eu gasto cerca de 4-5 horas todos os dias para manter a loja em perfeito estado de funcionamento. As tarefas mais demoradas para mim são:
- Criando anúncios (textos, banners, posts, etc.)
- Pensando nas melhores configurações para esses anúncios (segmentação, horário, canal etc.)
- Conversando com os clientes. Isso provavelmente leva a maior parte do meu tempo
Eu faço o meu melhor para responder a todos os comentários e mensagens diretas e para me conectar com clientes de outras maneiras. Na verdade, existem várias maneiras de os clientes da loja falarem comigo e perguntarem algo:
- Comentários e mensagens no Facebook e Instagram
- Chat ao vivo que está integrado na loja - quando estou offline, as mensagens são salvas pelo sistema, para que eu possa lidar com elas mais tarde, quando tiver tempo
- O email
- Skype e respondedor automático do Skype pré-gravado
Quanto mais rápido você responder, mais confiança você gerará. As pessoas ficam felizes em entender que são ouvidas e se tornam mais leais.
Qual é a sua maneira de lidar com os clientes?
Eu tento ser o mais focado no cliente possível. A razão é que, se você é gentil, paciente e educado com seu cliente, deixa uma impressão muito boa - e até mesmo neutraliza uma experiência negativa de compra. Se o comprador não estiver satisfeito com o prazo de entrega, ou com a qualidade do produto recebido, ou talvez se um vendedor misturou o pedido e enviou um item errado, isso não é um desastre e nem o fim do mundo. Coisas acontecem. Estou sempre pronto para falar com um cliente se algo assim acontecer, e ofereço diferentes opções para resolver o problema: um reembolso total ou parcial, um desconto para propósitos futuros, uma nova encomenda, etc.
Eu diria que isso dá bons resultados: nossos compradores felizes costumam postar suas compras no Instagram e marcar a conta da loja. Confira estes exemplos:
Isso é ótimo para o reconhecimento da loja e para a reputação e para o boca a boca. Além disso, é simplesmente tocante saber que seus esforços tornaram alguém mais feliz 🙂
Obviamente, nem tudo são rosas. Muitos compradores misturam-se com alguns outros vendedores, e exigem com raiva as suas compras, e dizem que eu roubei o dinheiro deles, e juro pelos comentários. Certa vez, eu tinha um cara muito zangado dos Estados Unidos que estava me ligando no meio da noite e gritando para mim porque não recebeu seu pedido. Isso acontece porque o nicho da loja não é realmente único, então há muitos concorrentes que geralmente copiam nossa aparência e técnicas de marketing. Nesses casos, eu escrevo uma mensagem para essa pessoa e peço para mostrar o e-mail de confirmação oficial da compra - depois disso, as pessoas rapidamente percebem que estão lidando com uma loja totalmente diferente.
O que você pode dizer sobre seus concorrentes?
Existem TONELADAS deles. O nicho em si é lucrativo e não é realmente original, razão pela qual muitos empresários tentam fazer um bom uso dele.
E sim, muitos deles pesquisam minhas estratégias e tentam repetir as mesmas ações. Alguns deles até fazem contas de redes sociais que se parecem totalmente com as minhas, o que causa confusão. Olhe para estes: eles são muito parecidos, certo? Se você não ler o nome da conta, poderá misturá-los facilmente.
E daí? Quanto a mim, os concorrentes não são nada demais.
Eles aprendem comigo e eu aprendo com eles. Esta é uma situação de negócios 100% normal. Superá-los é difícil, mas divertido, de alguma forma.
Quais são seus planos para o futuro?
Vou melhorar a oferta de produtos em breve. Adicionarei uma nova categoria de produtos mais ampla e genérica que a atual, para poder segmentar vários segmentos de clientes absolutamente novos.
Isso me dará a oportunidade de repensar as estratégias de marketing: vou começar a aprender novos canais promocionais, como Twitter e Pinterest . Eles têm mecânicas diferentes e estou muito curioso para aprender como tratá-los corretamente.
O que você pode aconselhar nossos leitores - aqueles que já administram suas lojas e aqueles que ainda não iniciaram o negócio?
Não tenha medo.
No início, pode parecer algo complicado e não muito compreensível, mas isso definitivamente não deve assustá-lo - você aprenderá tudo no devido tempo.
É uma boa ideia ficar sempre no modo 'teste' e experimentar coisas novas e novas o tempo todo. Concentre-se no período de curto prazo: antes de compreender totalmente o seu público-alvo, não adianta pedir um anúncio caro que será veiculado por um longo período.
Monitore o desempenho da loja e a eficiência de tudo que você faz TODOS OS DIAS - assim que você perceber que algo está funcionando bem, mantenha esse mecanismo e tente aprimorá-lo cada vez mais.
Nunca se esqueça do seu público-alvo - lembre-se sempre de suas características, necessidades e desejos, e tente ser amigo deles.
Monitore as tendências globais e fique atento às últimas novidades e tendências, pois isso pode fazer a diferença na oferta de seus produtos, soluções técnicas, estratégias de marketing e tudo isso.
E, em geral, aproveite seu negócio recém-nascido !
De Olga L.
Olga é criadora de conteúdo na AliDropship, e ela pretende explicar os conceitos mais complicados de embarque direto nos termos mais simples possíveis.
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