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Lista de verificação do eCommerce de SEO: Sua loja virtual de produtos é perfeitamente otimizada?

Use nossa lista de verificação de SEO eCommerce para escanear sua loja, descobrir os caminhos para sua melhoria e impulsionar o tráfego da webstore !

Se você quiser que milhares de pessoas encontrem sua loja virtual e façam seus pedidos, você precisará facilitar para que os mecanismos de busca localizem esse site e mostrem aos usuários da Internet que estejam procurando por algo semelhante.

Quanto mais altas forem suas posições na webstore, mais cedo os usuários verão sua loja on-line na página de resultados do mecanismo de pesquisa - e quem, de fato, clicaria na 7ª ou na 9ª página do Google enquanto procurava por algo? (Apenas um aluno escrevendo uma tese, talvez, mas essa é uma história totalmente diferente).

Então, como proprietário de uma loja de envio direto, você tem um objetivo muito claro: alcançar o melhor resultado possível para a sua palavra-chave da loja principal. Vamos ver se você já tomou todas as medidas necessárias - nossa lista de verificação de eCommerce SEO irá ajudá-lo com isso.

Índice

Checklist de eCommerce SEO: minhas palavras-chave foram descobertas?

Palavras-chave são a base, a base, a parte mais crucial da sua estratégia de otimização de mecanismos de busca.

Se suas palavras-chave forem escolhidas corretamente, você não terá problemas para atrair o público-alvo desejado para sua loja. Isso significa que o entendimento de suas principais e palavras-chave relacionadas é o primeiro passo para otimizar sua loja para os mecanismos de busca.

# 1 eu sei qual é a minha palavra-chave alvo

A palavra-chave alvo é a palavra-chave absolutamente principal que será usada em todas as páginas da sua loja em sua forma original ou modificada. Muito provavelmente, você irá transformá-lo e adicionar mais 2-3 palavras a ele: dessa forma, a palavra-chave segmentada fará parte de todas as palavras-chave mais duradouras que normalmente são usadas para páginas de categorias e páginas de produtos.

Para identificar sua palavra-chave desejada, imagine que você precisa explicar o produto da sua loja em três ou quatro palavras: será um ponto de partida para você.

Por exemplo, vamos supor que você é um fã do espaço sideral e decidiu construir sua loja dropshipping por aí este nicho específico .

Para começar, vamos tentar a seguinte palavra-chave: decoração da sala do espaço. Para descobrir se é uma boa escolha, usaremos Google keyword planner .

Como você pode ver na imagem acima, minha conta não está ativa (o que significa que ela tem 0 dinheiro e ainda não pode ser usada para exibir anúncios pagos), mas, de qualquer forma, ainda funciona, e eu posso ver dados estatísticos essenciais através dele. Em outras palavras, você pode simplesmente registrar-se aqui como um indivíduo particular e pular todos os campos que solicitam informações de faturamento / empresa. Será o suficiente para obter acesso às estatísticas para a pesquisa de palavras-chave.

Mas o que vemos? O planejador não mostra palavras-chave relevantes.

Se você obtiver um resultado ruim semelhante, não se preocupe. Dê uma olhada nas seções "Local" e "Idioma". No meu exemplo, o país é o Vietnã, e o idioma é vietnamita - mas o idioma da frase "decoração da sala espacial" é o inglês! Não admira que o sistema não consiga detectar nada adequado.

Para obter resultados corretos, especifique o país de destino e defina o idioma necessário. Com certeza, ele deve corresponder ao idioma da sua palavra-chave.

Desta vez, experimentei os Estados Unidos e a língua inglesa: como você pode ver na imagem abaixo, a gama de resultados ficou muito maior.

Mas a tabela de resultados ainda não é perfeita. Por padrão, o sistema mostra as palavras-chave por relevância, mas é muito mais conveniente classificá-las por pesquisas mensais médias.

Dessa forma, você selecionará facilmente as palavras-chave com o número mais favorável de pesquisas: se quiser ter sucesso e ser competitivo, é melhor se concentrar nas palavras-chave com pesquisas mensais de 1 a 10 mil.

Vamos escolher a palavra-chave 'decoração da sala espacial': ela descreve a idéia da loja principal, e é fácil transformá-la e complementá-la com outras palavras, portanto, será possível usá-la na loja virtual. Além disso, tem 100-1K pesquisas mensais, o que significa que esse nicho é bastante específico, mas ao mesmo tempo não é muito estreito - assim, você lidará com a concorrência muito bem.

Parece que a principal palavra-chave alvo finalmente foi encontrada!

# 2. Eu sei quais são minhas palavras-chave adicionais

Uma palavra-chave não é suficiente - é necessário ter várias frases relacionadas, pois elas precisarão fazer outras alterações na loja:

Para criar ideias suficientes para palavras-chave adicionais, sinta-se à vontade para usar as seguintes estratégias:

  • Olhe através das ideias sugeridas pelo sistema

Como você já percebeu, o Planejador de palavras-chave do Google mostra uma lista bastante impressionante das palavras-chave relacionadas à sua consulta inicial, portanto, verifique as sugestões que têm um número apropriado de pesquisas mensais médias e escolha aquelas que podem ser úteis para sua loja.

Se você não acha que gerou opções adicionais suficientes, tente SEMRush service: também mostra um intervalo de palavras-chave relacionadas à consulta de pesquisa inicial.

A propósito, este incrível serviço também mostra os sites que os usuários da Internet veem quando pesquisam essa combinação exata de palavras.

Em outras palavras, você vê seus principais e diretos concorrentes - certamente, dá a você a oportunidade de pesquisá-los e fazer melhor 🙂

  • Pense em sinônimos e objetos / conceitos relacionados

Se você está considerando o espaço sideral como a ideia principal, experimente conceitos relacionados como galáxia, universo, lua, planetas, Via Láctea, etc. Experimente combinações diferentes e verifique a relevância e a competitividade. como você descobrirá se realmente pode usar essas novas combinações de palavras como palavras-chave de apoio.

  • Use a função Autocomplete do Google

Se você não conseguir pensar em um bom sinônimo, tente pesquisar a palavra principal no Google e veja o que esse mecanismo de pesquisa pode oferecer. Talvez, você tropeça em uma ideia que você nunca considerou antes.

Aqui está outra coisa que é absolutamente ótima sobre essas sugestões do Google: se elas são mostradas automaticamente, o sistema já sabe que esses conceitos estão relacionados. Então, as chances são de que o Google escaneie e classifique seu site de maneira mais favorável.

  • Use o campo de pesquisa relacionado ao Google

Aqui está mais uma maneira de usar a pesquisa do Google para seu benefício. Na parte inferior da primeira página de resultados de pesquisa, você normalmente vê algo assim:

Isso significa que as pessoas que procuram ideias de decoração do espaço exterior também fazem essas consultas de pesquisa exatas e fazem isso normalmente. Em outras palavras, os usuários da Internet digitam essas combinações de palavras na barra de pesquisa do Google com bastante frequência, e isso é exatamente o que você precisa! Ao explorar essa seção da página, você tem uma ideia dos produtos normalmente exigidos e tem a oportunidade de restringir sua palavra-chave - o que, obviamente, a torna mais específica e, portanto, mais propensa a converter melhor.

  • Use a função de autocompletar do AliExpress

Muito provavelmente, você estará usando o AliExpress para encontrar fornecedores e identificar os melhores produtos para a sua loja virtual. Certamente, é uma boa idéia verificar o que exatamente é oferecido pelos vendedores na plataforma.

Como você pode ver na captura de tela acima, uma pesquisa rápida dos produtos AliExpress fornece uma variedade de ideias não apenas sobre os itens existentes e possíveis categorias de produto, mas também sobre palavras-chave favoráveis.

Ok, então, neste ponto, você tem uma palavra-chave principal e super importante que será apresentada praticamente em todos os lugares e cerca de 10 a 12 palavras-chave de suporte que também estão relacionadas ao seu nicho comercial. Agora é hora de colocá-los em prática!

# 3. Minha estrutura de loja corresponde às minhas palavras-chave

Você não estava pesquisando todas essas palavras-chave apenas por diversão, certo?

Sua tarefa agora é criar uma estrutura de webstore organizada logicamente. Se as páginas forem organizadas com sabedoria, será muito mais fácil para os mecanismos de pesquisa verificarem o site e atribuírem uma classificação mais alta a ele.

Grosso modo, você precisa planejar a hierarquia das páginas, dependendo de suas palavras-chave:

  • A página inicial é construída em torno da palavra-chave principal
  • Cada página de categoria contém uma palavra-chave relacionada que atende a essa categoria específica
  • Cada página de produto usa uma palavra-chave ainda mais restrita que se encaixa perfeitamente nesse item

A lógica por trás dessa hierarquia é simples: primeiro, o visitante da sua loja (ou o mecanismo de pesquisa que verifica seu site) vê uma página baseada na combinação de palavras mais pesquisada e exigida. Depois, à medida que seus convidados vão mais longe e navegam cada vez mais por páginas, eles vêem subcategorias que têm palavras-chave muito mais específicas (que não são pesquisadas com frequência) e, eventualmente, se deparam com páginas de produtos que normalmente as palavras-chave com a menor quantidade de pesquisas.

Checklist de eCommerce SEO: minha loja é conveniente para os visitantes?

Agora, os mecanismos de pesquisa estão mais ou menos "felizes" com sua loja, e isso aumenta suas chances de alcançar posições mais altas no Google. Mas, além das máquinas, também há pessoas reais que visitam, navegam e usam sua loja!

Seu próximo passo é certificar-se de que os visitantes de sua loja estão satisfeitos com a experiência do usuário, e o SEO desempenha um grande papel nele.

# 4. É fácil navegar pelo meu site

Se o visitante da sua loja não conseguir entender qual página visualizar e qual botão clicar, você não verá essa pessoa fazendo uma compra para você. Uma estrutura de loja confusa é uma das os erros mais comuns de embarque . É por isso que é crucial garantir que:

  • As categorias são organizadas e preenchidas em uma ordem lógica geral a específica

Como regra, você começa com uma categoria ampla e a preenche com subcategorias mais restritas. Idealmente, você deve colocá-los em ordem decrescente: cada nova subcategoria é mais restrita do que a categoria 'pai'.

  • Os nomes das categorias e subcategorias correspondem ao conteúdo dessas páginas

Por exemplo, não é uma boa ideia nomear sua categoria como "Camadas de Espaço Exterior" se ela contém fronhas, lençóis, cobertores, cortinas e toalhas - é melhor escrever "têxteis" em vez de "roupas de cama".

  • Todas as páginas estão ligadas umas às outras sempre que possível

Quando duas páginas estão interligadas, dá a ambas a chance de melhorar um pouco seus rankings. Além disso, permite que o visitante da loja passe facilmente de uma página para outra.

# 5. Eu melhorei a velocidade do site

Se levar sua loja, digamos, 10-15 segundos para carregar, isso não só é realmente irritante para o visitante do seu site - também é ruim para a quantidade de pedidos feitos, e desfavorável para SEO. Os seguintes passos podem ser tomados para melhorar a situação:

  • Verifique a velocidade de carregamento atual

Serviços como SEO SiteCheckup permitem que você execute testes de velocidade de carregamento do site gratuitamente. Com a ajuda deles, você pode descobrir quanto tempo um usuário médio precisa aguardar até que seu site seja carregado por completo.

  • Mude para uma melhor hospedagem

Se sua loja virtual não responder com a rapidez que você deseja, inicie as melhorias com a alteração de hospedagem. UMA boa solução de hospedagem é poderoso o suficiente para processar e permitir que todas as operações ocorram em seu site.

  • Reduzir tamanhos de imagem

Considere isto: faz algum sentido enviar uma imagem de 1600 × 1200 em seu site se você tiver certeza de que a exibirá como 800 × 600?

Se você precisar de fotos grandes para mostrar detalhes minúsculos do produto, vá em frente. Ao mesmo tempo, não se esqueça de redimensionar as fotos mais 'básicas' que não contenham elementos super pequenos. Pode ser uma boa ideia escolher um tamanho de imagem unificado e ficar com ele edição de fotos na loja .

Checklist de eCommerce SEO: são os meus elementos de loja SEO-friendly?

Quando se trata de otimizar páginas separadas, certamente há algumas regras universais para todas elas. Seja qual for a página que você está melhorando, você definitivamente vai tomar várias etapas idênticas:

  • Definir a palavra-chave de foco
  • Inclua a palavra-chave no URL da página
  • Certifique-se de que a palavra-chave também seja mencionada no título da página
  • Escreva uma meta descrição longa (até 320 caracteres) que contenha a mesma palavra-chave
  • Certifique-se de que haja pelo menos um subtítulo na página que usa a mesma palavra-chave
  • Certifique-se de que apenas um subtítulo em uma página esteja marcado como H1 (o tipo de subtítulo mais importante) e também contenha a palavra-chave da página

Dê uma olhada na captura de tela do exemplo abaixo.

Esta é a seção que você normalmente vê na parte inferior de todas as páginas de sua loja quando você está logado.

Aqui, você começa especificando a palavra-chave de foco: escreva a frase escolhida para esta página.

Em seguida, clique no botão "Editar snippet" para alterar o URL da página, título e descrição do Meta.

Certifique-se de que todos os elementos contenham a palavra-chave que você definiu para esta página, salve seu progresso e não se esqueça de marcar a seção "Análise": ela fornece dicas sobre como melhorar ainda mais a página.

Essas etapas são necessárias para toda e qualquer página do seu site - ainda assim, algumas páginas exigem um tratamento muito especial e alguns esforços adicionais. Vamos passar por eles!

# 6. Eu otimizei a Home Page

Diferentes gurus de SEO têm opiniões variadas sobre otimização de home page. Ainda assim, podemos recomendar essas duas ações:

  • Na sua palavra-chave de foco para a home page, escreva a palavra-chave maint target e o nome da sua marca / loja - divida-os com uma vírgula
  • Ao escrever textos para esta página, verifique se eles são valiosos para o visitante da loja: explique quem você é, o que você vende e como o comprador se beneficiará com você. O exemplo no banner abaixo lhe dará uma ideia geral.

# 7. Eu otimizei as páginas de categoria

As páginas de categoria são criadas com base em palavras-chave mais específicas. Portanto, não se esqueça de torná-las destacadas no texto e nos subtítulos da página.

O exemplo abaixo não é realmente bom (o texto deve ser muito mais longo), mas ainda assim, dá uma idéia geral do que você deve fazer.

# 8. Eu otimizei as páginas do produto

Normalmente, a página do produto é o local que influencia mais fortemente as decisões de compra.

Além disso, também é a página com as palavras-chave mais específicas e restritas que provavelmente exibirão a melhor taxa de conversão entre todos os outros tipos de página.

É por isso que recomendamos usar este guia sobre como criar conteúdo de página de produto perfeito tanto em termos de SEO e do ponto de vista de aumentar a confiança de seus compradores para a loja (a propósito, estes instruções sobre o uso de ferramentas de prova social pode ser bastante útil também).

Agora, ao concluir esta lista de verificação de eCommerce SEO, você sabe como ter certeza de que sua loja virtual é perfeitamente otimizado para atrair toneladas de compradores e gerar lucros impressionantes. Tome a ação e aproveite os resultados a longo prazo!

De Olga L.
Olga é criadora de conteúdo na AliDropship, e ela pretende explicar os conceitos mais complicados de embarque direto nos termos mais simples possíveis.

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2018-09-25T16:06:43+00:00