Micro-influenciadores VS Celebridades da lista A: quem promoverá seu negócio com mais eficiência?
Qualquer pessoa envolvida em marketing digital conhece os influenciadores de mídia social e como eles podem melhorar seus negócios, promovendo-os para seu próprio público. Mas quem são os micro-influenciadores e por que algumas empresas podem encontrar esses canais e contas ainda mais úteis do que as celebridades? Continue lendo para obter as respostas.
Índice
Quem são os micro influenciadores?
Os microinfluenciadores são proprietários de contas de mídia social, canais e blogs que possuem um pequeno número de assinantes.
Essa definição parece muito simples e vaga, mas a última parte é a mais problemática, porque ninguém pode dizer com certeza o quanto 'pequena' é. Alguns profissionais de marketing os definem como pessoas com 500 a 10.000 seguidores, enquanto outros dizem que são os que têm até 1 milhão de seguidores.
Como você pode ver, os números variam muito. Por enquanto, digamos que, na maioria dos casos, os microinfluenciadores têm de 1.000 a 100.000 assinantes, mas abordaremos esse assunto novamente mais tarde.
O importante aqui é que essas pessoas têm um público menor em comparação com celebridades com milhões de seguidores, e isso é… bom!
Vantagens do marketing de influenciadores micro
# 1 Custo mais baixo
Obviamente, quanto menos assinantes um proprietário de conta tiver, menos ele cobrará pela publicação de suas postagens. Por exemplo, você terá que pagar centenas de milhares a uma celebridade, o que torna essa categoria de blogueiros completamente fora da sua liga, se você possui uma pequena empresa.
Embora os influenciadores com alguns milhares de seguidores não possam ter alcance semelhante, é possível compensá-lo mais ou menos trabalhando com vários influenciadores ao mesmo tempo.
Nº 2 Maior envolvimento
O que é engajamento? Praticamente qualquer tipo de interação entre os proprietários de uma conta e o público-alvo, incluindo curtidas, seguidores, perguntas e respostas, comentários, participação em pesquisas e discussões, etc. Celebridades com milhões de assinantes não podem responder fisicamente a todas as perguntas feitas. No entanto, o envolvimento com seu público é muito mais fácil quando você tem apenas dois ou três mil seguidores.
Nessa perspectiva, um post pago na conta de uma celebridade parece mais um outdoor. Sim, está localizado onde muitas pessoas podem vê-lo, mas isso é tudo. Quando uma marca é promovida por uma pessoa com um público pequeno, é uma experiência mais pessoal para os assinantes.
Este estudo mostra que influencia com 1.000 seguidores e menos recebe curtidas em 8% das vezes, enquanto aqueles com mais de 10 milhões de assinantes recebem curtidas em 1,6% das vezes.
Além disso, os micro influenciadores compartilham os mesmos problemas que as pessoas comuns, então há mais confiança nesse tipo de relacionamento.
# 3 Melhores taxas de conversão
84% dos consumidores confiam nas recomendações dos pares (familiares, amigos e colegas de trabalho). Graças a um número menor de seguidores e a um nível mais alto de engajamento, as pessoas tendem a confiar mais nos microinfluenciadores.
Eles são vistos como alguém do seu círculo com a mesma experiência e problemas. Além disso, quando uma celebridade promove uma marca não premium, é óbvio que ele ou ela foi paga por isso. Mas no caso de um micro influenciador, você não pode ter certeza absoluta.
Como resultado, uma campanha de influenciadores é mais eficiente em termos de qual parte do público realmente se interessará pelo seu produto ou serviço.
Simplesmente falando, mais seguidores resultam em menos confiança. Um influenciador com 1 milhão de assinantes tem mais confiança do que aquele com 5 milhões de seguidores, mas perde para aquele com 100.000 assinantes.
É por isso que não é fácil definir quantos seguidores fazem de você um micro influenciador e quantos fazem de você um macro influenciador. Uma marca enorme pode considerar um blogueiro com 100.000 seguidores como um 'micro', enquanto uma pequena empresa pode considerar o mesmo blogueiro como uma 'macro'.
Como encontrar micro influenciadores
Encontrar influenciadores não é tão difícil. Primeiro, você pode usar a pesquisa de hashtag na rede social em que está interessado.
Por exemplo, tente usar o nome da sua marca para ver se já há pessoas envolvidas. Se a pessoa tem vários milhares de seguidores, é um bom candidato. Além disso, como a pessoa conhece a marca, será mais fácil começar a trabalhar com ela.
Ao lado do seu nome de marca, tente procurando hashtags relacionadas . Por exemplo, se você vende artigos esportivos, deseja começar a trabalhar com micro influenciadores interessados em esportes em geral ou em disciplinas específicas como futebol, beisebol, fitness, esqui etc.
Em outras palavras, sua tarefa aqui é encontrar alguém com seguidores suficientes que trabalhe em um nicho específico relacionado ao seu negócio. No entanto, embora seja simples, a pesquisa manual pode levar muito tempo. É por isso que também se pode usar bancos de dados de influenciadores.
Alguns deles são gratuitos, outros não. Tinysponsor é apenas um exemplo de plataforma que se concentra principalmente nos micro influenciadores. A maioria dessas ferramentas também permite iniciar campanhas de influenciadores. Nesse caso, você simplesmente paga a plataforma e diz a eles que tipo de promoção deseja, e a equipe encontrará e entrará em contato com os influenciadores.
O uso de plataformas (pagas ou gratuitas) é uma boa opção quando você quer economizar tempo, pois pode encontrar dezenas de influenciadores de uma só vez. Caso contrário, você teria que negociar com cada potencial influenciador individualmente.
Quanto cobram os micro influenciadores?
Quando você pede a um influenciador para colocar sua postagem, é basicamente publicidade. Consequentemente, poucos gostariam de fazê-lo gratuitamente. Obviamente, os micro-influenciadores cobram menos do que os grandes proprietários de contas, no entanto, definir um preço preciso não é fácil, pois depende de vários fatores, como:
- o número de assinantes
- se o anúncio se adequa ao nicho do influenciador
- tipo de postagem
- se os influenciadores precisam colocar um post pronto ou criar um
- o número de postagens que você deseja colocar
E, é claro, suas próprias habilidades de negociação também podem mudar o preço.
Por via de regra, quanto mais seguidores uma pessoa tiver, mais dinheiro solicitará, mas a rede social também será importante.
Estes são os preços médios que os influenciadores cobram de acordo com WebFX :
- Facebook: $ 25/1000 seguidores
- Instagram: $ 10/1000 seguidores
- Twitter: $ 2/1000 seguidores
- YouTube: US $ 20/1000 seguidores
- Snapchat: US $ 10/1000 seguidores
- Blogs: $ 60/1000 seguidores
Conclusão: influenciadores micro vs. macro
A rigor, os micro influenciadores oferecem mais benefícios para as empresas do que os usuários de mídia social com milhões de assinantes.
Eles geram mais envolvimento com os seguidores e trabalham em nichos muito estreitos, o que torna seu conteúdo altamente relevante. Se alguém se inscreveu, significa que essa pessoa está sinceramente interessada no conteúdo fornecido. Pelo contrário, uma pessoa pode seguir o relato de uma celebridade apenas pelo status do influenciador. Portanto, essas pessoas podem não mostrar absolutamente nenhum interesse no que parece ser uma publicidade paga.
Além disso, os seguidores veem os micro-influenciadores como pessoas comuns e, portanto, confiam muito mais na opinião deles do que nas celebridades. E embora os influenciadores macro tenham alcance muito maior, é possível compensá-lo através de parcerias com vários influenciadores.
Simplificando, um micro influenciador tem um público muito menor, mas é mais eficaz que um macro influenciador. Além disso, eles são mais acessíveis, o que é ainda mais importante para pequenas empresas, como o dropshipping.
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De Olga L.
Olga é criadora de conteúdo na AliDropship, e ela pretende explicar os conceitos mais complicados de embarque direto nos termos mais simples possíveis.
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