14 Tendências de SEO de 2020: Como sobreviver na World Wide Web
A otimização de mecanismos de pesquisa desempenha um papel enorme no marketing digital. No entanto, os algoritmos que os mecanismos de pesquisa usam continuam mudando, exigindo que as empresas ajustem seus esforços de otimização. Aqui está o Tendências de SEO de 2020 você deveria saber.
Índice
O que é search engine optimization?
SEO é o processo e resultado da otimização de páginas da web para algoritmos de mecanismo de busca. Sempre que um usuário digita uma consulta na barra de pesquisa, os mecanismos (como o Google) comparam a frase com o conteúdo de vários sites e mostram uma lista deles, com os mais relevantes na parte superior.
Há muito tempo, era simples saber se um site contém ou não a palavra-chave exata. No entanto, agora as coisas ficaram muito mais complicadas. E otimizar um site para os mecanismos de pesquisa requer mais do que colocar palavras-chave em todo o texto.
Por que você precisa de SEO
Alguns podem pensar que não precisam de SEO, pois promover produtos através da mídia social , PPC e outras ferramentas. Mas ignorar o SEO significa negligenciar um dos canais que podem gerar mais vendas. Além disso, o chamado tráfego orgânico (o que vem dos mecanismos de busca) pode ser ainda mais valioso do que o tráfego de outras fontes.
Por exemplo, quando eu navego no meu feed do Facebook, vejo uma postagem aprimorada anunciando um produto. Ok, o anúncio chegou até mim, mas é tudo. Mesmo que eu tenha algum interesse no tópico em questão, isso não significa que comprarei o produto.
Por outro lado, se eu digitar algo como 'Comprar jeans online' no Google, há uma grande chance de eu estar disposto a comprar um par agora. Portanto, a otimização de mecanismos de pesquisa é uma parte vital de qualquer estratégia de marketing .
Essas são as tendências que moldarão o SEO em 2020.
Principais tendências de SEO de 2020
1. Atualização do BERT
O BERT foi a maior atualização do algoritmo de pesquisa do Google nos últimos cinco anos. Sua principal característica é a capacidade de entender melhor a intenção do usuário, ou seja, o que os usuários realmente querem dizer quando inserem uma consulta.
Em suma, o BERT é uma neuronet que analisa textos e entende o significado real de uma palavra com base em quais palavras a cercam. Isso significa que, mesmo que você não use palavras-chave exatas, o Google entenderá sobre o que é o texto com base em outras palavras, em como eles estão conectados nesta e em outras frases, além de outros fatores.
Em outras palavras, o Google incentiva os criadores de conteúdo a se concentrarem no que os usuários realmente querem, em vez de colocar palavras-chave não relacionadas na esperança de atrair mais tráfego.
Além disso, a atualização permite capitalizar sobre tópicos relacionados. Portanto, focar apenas na compra não é suficiente. Você também precisa entender melhor o que seus clientes em potencial desejam antes e depois da compra para permanecer no topo.
2. Pesquisas com clique zero
Com vários recursos de SERP (página de resultados dos mecanismos de pesquisa), como snippet em destaque e pacotes locais, 50,53% das pesquisas resultam em nenhum clique . Isso acontece porque o Google mostra o que as pessoas estão procurando diretamente na página de resultados, então não há necessidade de abrir o link.
No entanto, isso não significa que você não deve tentar chegar à posição # 0. Simplesmente, você deseja oferecer aos usuários uma resposta à sua pergunta, mas deixa algo não dito. Como resultado, os usuários verão que o artigo contém a resposta, mas há mais para ler e seguirão o link.
3. Marcação de esquema
Se você quiser ter a chance de chegar à posição # 0 e melhorar sua CTR, precisará implementar a marcação de esquema. Vou tentar explicar o que é o mais simples possível.
Qualquer página do seu site possui vários elementos e até esses elementos podem ter uma estrutura interna. Por exemplo, um texto pode ser dividido em várias partes, cada uma respondendo a uma determinada pergunta. Embora os mecanismos de pesquisa analisem esses elementos tentando entender o que são, uma pequena ajuda não será prejudicial. E é aí que entra a marcação do esquema.
Usando a marcação de esquema, você pode marcar os elementos em seu site com várias 'tags', informando aos mecanismos de pesquisa quais são esses elementos. Esse é o logotipo, a imagem do produto, a classificação, o preço, o tempo de remessa e o custo etc. Como resultado, os mecanismos de pesquisa analisam as páginas mais rapidamente, melhor visualizam o conteúdo e mostram aos usuários.
Schema.org é um dos vocabulários mais populares (coleções de tags) usados para marcação de esquema.
4. Marketing SERP
Quando você procura algo, o Google geralmente mostra não apenas uma lista de links, mas também vídeos, gráfico Knowledge, uma lista de consultas relacionadas (seção "As pessoas também perguntam") e imagens. Dessa forma, o Google visa fornecer aos usuários o maior número possível de conteúdos.
Como resultado, o Google prioriza os sites que possuem vários tipos de conteúdo. E essa é outra tendência de SEO de 2020: se você deseja chegar ao topo, deve otimizar o conteúdo de todos os elementos de pesquisa, chamados de marketing SERP. Um artigo contendo fotos relacionadas, um vídeo e uma seção de perguntas e respostas tem melhores chances do que aquele sem esses elementos.
5. Pesquisa por voz
20% de todas as consultas do Google são pesquisas por voz . Com as tecnologias de captura de voz nos smartphones melhorando a cada ano, pode-se esperar que essa tendência continue. Além disso, essas consultas geralmente são muito específicas e usam palavras-chave de cauda longa, o que significa que elas têm mais chances de converter.
6. SEO para celular
57% de todas as visitas a mecanismos de pesquisa orgânica vêm de dispositivos móveis , e cerca de 40% das pessoas pesquisam apenas em smartphones. Portanto, juntamente com a versão adequada do site para desktop, as empresas também devem criar versões compatíveis com dispositivos móveis.
Além disso, dê uma olhada nas tendências mencionadas anteriormente e você verá que algumas delas estão relacionadas. Mais pessoas usam a pesquisa para celular. Como a digitação em smartphones não é fácil, a pesquisa por voz está ficando mais popular. Portanto, se você quiser sobreviver em 2020, leve isso em consideração.
7. conteúdo de vídeo
Essa tendência não é nova, mas ainda vale a pena mencionar, porque 96% das pessoas assistem a vídeos explicativos antes de comprar um produto ou serviço. Além disso, os vídeos 'Como' tendem a acessar os clipes sugeridos no SERP. Além disso, como mencionado acima, você tem mais chances de chegar ao topo se tiver vários tipos de conteúdo, incluindo vídeos; para não mencionar as pessoas hoje em dia preferem assistir ao invés de ler.
Outras tendências de SEO de 2020
1. Palavras-chave de cauda longa
Otimizando o conteúdo para palavras-chave de cauda longa não é uma tendência nova, mas ainda é essencial em 2020. Essas frases geralmente contêm mais de três ou quatro palavras e geralmente parecem perguntas bastante detalhadas. aqui estão alguns exemplos: Como limpar o gato , o que o termo computador descreve .
Essas palavras-chave representam cerca de 70% de todas as consultas do Google. Além disso, eles convertem 2,5 vezes mais que as palavras-chave de cauda curta. Portanto, é sempre uma boa ideia usá-los em sua estratégia de marketing.
2. Conteúdo mais longo
Embora o Google e outros mecanismos de pesquisa agora exijam conteúdo de alta qualidade, eles também consideram a quantidade como um dos fatores de classificação mais importantes. O comprimento médio dos artigos que ocupam regularmente as 10 primeiras posições é de 2.000 palavras.
No entanto, isso não significa que a qualidade possa ser ignorada.
3. Tempo de espera
Tempo de espera é o tempo que um usuário passa em um determinado site depois de clicar em uma página de resultados e antes de retornar ao SERP. Em termos simples, essa métrica mostra se um usuário estava satisfeito com o conteúdo. Melhorar essa métrica é outra tendência de SEO de 2020.
Mais tempo significa que o usuário encontrou o que estava procurando. Consequentemente, o Google classifica esses sites mais alto do que aqueles que as pessoas tendem a abandonar rapidamente. Portanto, a alta classificação se torna impossível sem conteúdo de alta qualidade que satisfaça os usuários.
4. Segurança
HTTPS tornou-se uma obrigação para qualquer site comercial. A maioria dos mecanismos de pesquisa avisa os usuários se o site não fornecer uma conexão segura, o que pode e muito provavelmente os assustará. Como resultado, as taxas de rejeição do site aumentam, o que os mecanismos de pesquisa consideram baixo desempenho. Portanto, a segurança deve se tornar uma das suas primeiras preocupações.
5. Experiência digital
Outra tendência de SEO que deve aumentar em 2020 é a experiência digital se tornar outro fator de classificação. Experiência digital é como os usuários se sentem confortáveis em seu site. Inclui alta velocidade de página, navegação clara, design elegante, materiais visuais etc.
Em outras palavras, mesmo se você tiver um ótimo e otimizado conteúdo, perderá para os concorrentes se as pessoas se sentirem desconfortáveis ao visitar o site.
6. COMA
O Google define EAT como Especialização, Autoridade e Confiabilidade. Ao analisar uma página, o Google tenta descobrir seu objetivo e quão confiável é essa informação.
Portanto, ao criar conteúdo, verifique se ele tem um objetivo claro - na maioria dos casos, é divertido ou informa as pessoas. E certifique-se de usar fontes confiáveis e citar especialistas respeitáveis.
7. Pesquisa visual
Simplesmente falando, essa é apenas outra maneira de procurar algo online, exceto que, em vez de digitar uma consulta, você digitaliza um objeto ou cenário. Pode-se dizer que você coloca a imagem na barra de pesquisa e o mecanismo retorna os links para os sites. Portanto, imagens de alta qualidade relacionadas ao conteúdo estão se tornando muito importantes.
Conclusão
Como você pode ver, assim como nos anos anteriores, o Google deseja que os sites forneçam um conteúdo valioso que responda perguntas e satisfaça as necessidades dos usuários. Para uma otimização bem-sucedida do mecanismo de pesquisa, é necessário criar conteúdo informativo que cubra um determinado tópico da maneira mais completa possível e seja suportado com conteúdo visual, links confiáveis, design conveniente etc.
Essas foram as principais e menores tendências de SEO de 2020. Se você deseja otimizar sua loja dropshipping, mas não sabe como começar, use o AliDropship SEO Starter Pack e Redação SEO Serviços.
De Olga L.
Olga é criadora de conteúdo na AliDropship, e ela pretende explicar os conceitos mais complicados de embarque direto nos termos mais simples possíveis.
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