Avaliação de site de comércio eletrônico: 5 fatores usados para avaliar um negócio on-line
É comum que os proprietários de lojas bem-sucedidas e lucrativas colocar seus empreendimentos à venda . Os recém-chegados ao comércio eletrônico, por sua vez, estão interessados em compra de empresas estabelecidas que já possuem histórico comprovado de vendas, público fiel de clientes e fluxo de tráfego estável. Mas quanto custa esse negócio e quais são os parâmetros que definem a avaliação de um site?
Índice
Como valorizar um site: ponto de partida
Quais métodos são comumente usados para calcular o valor de um site?
Olhando através Sugestões da Investopedia , podemos ver que existem estratégias bastante complexas, por exemplo, método de fluxo de caixa descontado, multiplicador de ganhos ou método de receita vezes.
Entretanto, na maioria dos casos, a idéia principal por trás desses métodos é bastante simples: pegue o lucro da empresa e multiplique-o por algum número .
Esse número misterioso é chamado multiplicador e varia muito, dependendo da indústria, escala e força da marca da empresa.
Curiosamente, todo analista tem sua própria idéia sobre o tamanho do multiplicador:
- Uma pesquisa aprofundada da Digital Exits sugere que o multiplicador médio dos sites de comércio eletrônico vendidos em 2018 foi 3.0 quando aplicado ao lucro anual .
- Pesquisa prática de comércio eletrônico mostra que normalmente, uma média lucro líquido mensal é multiplicado por um número que varia de 20 a 40 .
- O eCommerce Fastlane alega que, para avaliar uma empresa de comércio eletrônico, você precisa multiplicar sua lucro líquido dos últimos 10 meses por algum número entre 1.5 e 5 .
- Indo mais detalhes, as instruções das Plataformas de comércio eletrônico explicam que, para empresas de comércio eletrônico com um lucro líquido anual de US $ 20.000 a US $ 2.000.000 o multiplicador deve estar em algum lugar entre 2 e 3 .
- Guia de pacotes de papel pardo para proprietários de empresas de comércio eletrônico afirma que, para valorizar um site, você precisa multiplicar lucro mensal por algum número entre 18 e 42 .
- A julgar pelo artigo Harvest Business Advisors, varejistas lucrativos geralmente usam um multiplicador de 24 a 36 quando o aplicam ao lucro mensal , mas os negócios em setores de rápido crescimento tendem a usar multiplicadores mais altos.
- Segundo a FE International, dependendo dos fundamentos do negócio on-line, um multiplicador aplicado ao lucro anual deveria estar em algum lugar entre 2.5 e 4 .
Claramente, não existe um multiplicador universal que todos usem para calcular o valor de um negócio on-line.
No entanto, ainda há algo que os pesquisadores do setor têm certeza. Existem 5 parâmetros principais que definem quanto vale um site de comércio eletrônico - vamos analisá-los!
5 fatores que influenciam um valor comercial on-line
Esteja você planejando vender sua própria loja de comércio eletrônico ou procurando um negócio pronto com a melhor relação custo / benefício , aqui estão as coisas que você precisa prestar muita atenção.
# 1 Lucro líquido
De acordo com InvestingRespostas , lucro líquido é o dinheiro que o empresário deixou depois de pagar as despesas relacionadas ao empreendimento. Essas despesas podem incluir o custo da hospedagem, o salário dos funcionários (se o proprietário da empresa não trabalhar sozinho), pagamentos de marketing etc.
Agora, você pode estar pensando: quanto maior o lucro líquido, maior o valor do negócio. Afinal, é o principal parâmetro de avaliação! É exatamente isso que é multiplicado por 2, 4, 3,50 ou qualquer que seja o multiplicador.
Mas não é tão simples. O que você deve considerar com muito cuidado aqui é a tendência de lucro - o próximo parâmetro em nossa lista.
# 2 Tendência de lucro
Como exemplo, vamos supor que existem 2 lojas on-line e cada uma delas faturou US $ 600 em um ano civil.
Digamos que o primeiro fez:
- US $ 300 em janeiro
- US $ 200 em fevereiro
- $ 100 nos próximos 10 meses
Ao mesmo tempo, a segunda loja fez:
- US $ 10 em janeiro
- US $ 15 em fevereiro
- US $ 20 em março
- US $ 25 em abril
- US $ 30 em maio
- US $ 35 em junho
- US $ 40 em julho
- US $ 50 em agosto
- $ 60 em setembro
- $ 80 em outubro
- US $ 100 em novembro
- US $ 135 em dezembro
Você consegue ver a diferença?
A primeira loja tem claramente uma tendência de lucro decrescente. Talvez a demanda por seus produtos seja sazonal, ou os produtos em si não sejam competitivos o suficiente, ou o proprietário promova a loja para um público errado ...
Com a segunda loja, no entanto, a situação é surpreendentemente diferente. Sim, começou pequeno, mas seu lucro estava aumentando consistentemente. Essa tendência crescente de lucro prova que a loja é interessante e relevante para o público. Portanto, o negócio tem um potencial promissor em termos de crescimento futuro.
Portanto, é claro, a segunda loja terá um valor mais alto que o primeiro, mesmo que seus lucros anuais sejam idênticos.
# 3 Número de seguidores de mídias sociais
Quando empresas estabelecidas são colocadas à venda , eles geralmente são vendidos junto com suas contas de mídia social.
E esse é o aspecto com o qual você deve ter muito cuidado também!
A regra geral é que quanto mais seguidores essas contas tiverem, melhor. De fato, uma conta com 3.000 a 5.000 seguidores parece muito mais impressionante e atraente para um espectador do que uma conta com 100 a 200 assinantes.
É tudo sobre prova social : vendo que outras pessoas apóiam com prazer alguns negócios e discutem ativamente, é muito mais provável que uma pessoa entre na comunidade. Além disso, uma conta de mídia social bem mantida com uma quantidade significativa de seguidores também é altamente ilustrativa da atitude da empresa em administrar os negócios, se comunicar com o público e construindo uma marca forte .
# 4 Número de produtos
Na verdade, não é incomum que os empreendedores tenham bastante sucesso lojas de um produto . Mas e se o proprietário de uma empresa não quiser se concentrar apenas em um único produto? Nesse caso, o número geral de itens na loja pode fazer uma enorme diferença.
A razão para isso é bastante simples. Um número maior de produtos em uma loja online não significa apenas uma escolha mais ampla para um cliente em potencial. Isso também significa ter várias páginas de produtos com Conteúdo amigável para SEO , que é absolutamente crucial para alcançar uma classificação mais alta do Google e direcionando tráfego de qualidade .
# 5 Quantidade de tráfego
Falando em trânsito ... aqui estamos nós!
É bastante óbvio que um tráfego alto oferece ao proprietário do site uma chance maior de obter mais vendas graças a convertendo visitantes do site em compradores .
Além disso, um tráfego maciço no site significa que a empresa atende à demanda dos usuários da Internet e corresponde às suas expectativas. Portanto, este é um empreendimento vantajoso para investir!
Resumindo: dicas de avaliação de sites para compradores de empresas estabelecidas
Então, como você pode, como comprador estabelecido, garantir que o vendedor esteja solicitando um preço justo pela oferta?
Analise os lucros
Peça ao proprietário da empresa para mostrar as estatísticas dos lucros mensais que a loja estava gerando nos últimos meses. Tome nota da tendência de lucro: ela está subindo ou descendo significativamente?
Ver o tráfego
Solicite detalhes do tráfego também ao vendedor. Avalie-os criticamente da mesma maneira que você fez com os dados de lucro.
Considere a mídia social
Confira contas de mídia social conectadas à loja. Não se esqueça de perguntar se eles também fazem parte do acordo! Veja o número de seguidores e veja como eles interagem ativamente com a conta.
Olhe para os produtos da loja
Neste ponto, você não precisa simplesmente calcular quantos itens a loja possui atualmente. Veja várias páginas de produtos aleatórios para ver se eles estimulam a compra e conseguem converter os visitantes em compradores. Mais especificamente, verifique se os itens não são 'genéricos' e fáceis de encontrar em outros lugares, as imagens são de alta qualidade, as descrições e os títulos são informativos e todos os botões na página estão funcionando corretamente, permitindo adicionar o item ao carrinho e pagamento pela compra.
Faça cálculos
As tendências de lucro e tráfego, atividade de mídia social e produto da loja parecem convincentes para você? Conhecendo as estatísticas sobre o lucro mensal da loja e seu preço pedido, você pode calcular o multiplicador em menos de um minuto - e se ele ficar em algum lugar entre 24 e 48, você está fazendo a escolha certa.
Em uma nota final
Comprando um negócio estabelecido funcionando com sucesso com um histórico comprovado e indicadores de crescimento positivos, você está fazendo um investimento de comércio eletrônico bem fundamentado que pode gerar renda passiva nos próximos anos. Esperamos que essas dicas de avaliação de sites ajudem você a escolher as melhores opções do mercado e a escolher uma loja on-line vencedora com o melhor valor pelo dinheiro!
De Olga L.
Olga é criadora de conteúdo na AliDropship, e ela pretende explicar os conceitos mais complicados de embarque direto nos termos mais simples possíveis.
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