Como encontrar um nicho de mercado: seu guia definitivo
No dropshipping, seu sucesso dependerá muito do nicho que você escolher para se concentrar. Então, encontrando um nicho de mercado é um dos aspectos mais importantes para um empresário de comércio eletrônico.
Portanto, neste artigo, vamos discutir como encontrar o nicho perfeito para a sua loja dropshipping, como abordá-lo, quais as vantagens que você obterá disso e quais erros você deve tentar evitar.
Vamos direto ao assunto!
O que é um nicho de mercado?
Antes de nos concentrarmos em encontrar um nicho de mercado, vamos começar com a definição.
Um nicho é um segmento de mercado estreito com alguns produtos específicos que são interessantes e desejáveis para uma determinada categoria de compradores potenciais.
Por exemplo, vamos pegar um mercado amplo: roupas. Nesse enorme mercado, existem muitas categorias de produtos menores: agasalhos, roupas íntimas, roupas para casa, roupas esportivas e muito mais. E cada uma dessas categorias, por sua vez, pode ser dividida em vários segmentos de nicho ainda menores, por exemplo:
- Jaquetas e casacos elegantes para homens jovens
- Roupas de treino confortáveis para mulheres
- Roupas caseiras a preços acessíveis para crianças
Agora, você vê: pode haver inúmeras variações! Definindo um nicho, você:
- Considere um amplo mercado como ponto de partida (por exemplo, roupas)
- Escolha uma categoria mais restrita dentro dela (por exemplo, roupas de escritório)
- Torne ainda mais restrito o entendimento de quem você terá como alvo (por exemplo, ternos elegantes e acessórios para homens de meia-idade)
Quando seu nicho é definido de uma forma tão específica, permite que você administre e expanda seus negócios com muito mais eficiência, conforme você entende:
- Quem exatamente é o representante de seu público-alvo médio
- Quais recursos do produto e aspectos de compras online são mais atraentes e desejáveis para este público
- Quais devem ser suas mensagens de publicidade e onde você deve colocá-las para alcançar seus clientes em potencial sem esforço
E agora, quando você vê a importância de sua loja ser construída em torno de um determinado nicho estreito, vamos discutir a importância de escolher uma loja de nicho em vez de uma geral e como encontrar um nicho que lhe ofereça as melhores oportunidades de negócios!
Por que uma loja de nicho é mais benéfica do que uma geral
À primeira vista, o dropshipping pode parecer uma maneira muito fácil de ganhar dinheiro. E na maioria dos casos - é! Tudo o que você precisa fazer é configurar sua loja online e enviar os produtos mais populares.
Não é preciso muito abrir uma loja: basta importar os produtos mais populares para o seu site, independentemente do nicho. Você terá uma ampla gama de produtos para oferecer e atrair muitos clientes e ganhar uma fortuna. Deve funcionar, certo?
Na verdade, um armazém geral tem algumas desvantagens críticas que você precisa considerar. Vejamos os mais significativos.
Nível de competição extremamente alto
Ter uma loja geral significa competir com os maiores mercados que existem - Amazon, eBay, etc. Tem certeza de que pode lidar com esse tipo de competição? Sejamos honestos, no estágio inicial de desenvolvimento de um novo negócio, será extremamente difícil, quase impossível, fazê-lo.
Você já pensou em lojas físicas que ficam perto da residência de seus compradores?
Na maioria dos casos, se os consumidores conseguirem obter o mesmo produto que você está oferecendo em uma loja próxima, mesmo que você ofereça um preço melhor, eles não optarão pelas compras online. Por quê? É simples, os clientes que procuram itens mais gerais não vão esperar a chegada dos produtos se puderem comprá-los na hora.
Não há como criar uma estratégia inovadora de marketing ou SEO
Para uma empresa de dropshipping, o marketing é tudo.
Quando você oferece uma ampla gama de produtos para comprar, torna-se impossível encontrar seu público-alvo para enfocar. Entretanto, é fundamental traçar o seu plano de marketing. Se você não tiver uma estratégia de marketing adequada, seu negócio de dropshipping provavelmente não terá sucesso.
Além disso, administrar uma loja geral atrapalha significativamente o seu esforços de otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) .
Nesse caso, será extremamente difícil escolher as palavras-chave necessárias, otimizar adequadamente muitas das páginas de seus produtos e preencher seu site com conteúdo exclusivo para aparecer no topo dos resultados de pesquisa do Google.
No entanto, se você decidir se concentrar em produtos específicos de um nicho, você obterá resultados totalmente diferentes! Você pode esquecer os inconvenientes que mencionamos acima e até mesmo abrir oportunidades para expandir seus negócios.
Agora, vamos discutir como encontrar um nicho de mercado que seja mais adequado para você.
Como encontrar o nicho perfeito para você
Encontrar um nicho de mercado com algum potencial e ao redor do qual você goste de criar seu negócio de comércio eletrônico exigirá que você faça algumas pesquisas. Aqui estão algumas coisas em que você precisa pensar para encontrar o nicho perfeito para você.
Considere seus próprios interesses e paixões
Os clientes precisam ter certeza de que estão lidando com alguém que não quer apenas encher o bolso às custas dos consumidores, mas que tem algo em comum com eles. Nesse caso, seus clientes percebem seu serviço como uma espécie de auxílio.
É importante estabelecer a confiança de seus clientes em potencial!
Além disso, se você gosta do que faz, é muito mais fácil manter o foco no sucesso do seu negócio. A maneira mais simples de especificar suas paixões é escrever uma lista de interesses. Pense cuidadosamente nos sites que você visita com frequência, nas revistas que lê, nas comunidades e grupos nas redes sociais que você assina etc.
Estimar o nível de competição dentro do nicho escolhido
Antes de escolher um nicho para se concentrar, analise-o minuciosamente.
Você pode ser competitivo neste nicho? Que lucro potencial você pode esperar?
Identifique os sites de seus concorrentes em potencial e compare os preços deles . Pense nos produtos originais que você pode oferecer, não típicos Estratégia de preços você poderia usar, e o incomum estratégias promocionais você pode tentar se tornar diferente dos outros.
Preste atenção à resposta emocional que seus produtos estão provocando
Hoje em dia, as pessoas sofrem com o ritmo de vida louco. Para lidar com o estresse, eles precisam de emoções positivas e edificantes. Se o seu produto pode deixá-los felizes, será ótimo para o seu sucesso.
Certifique-se de que as mercadorias realmente resolvam um problema
Pense nos seus interesses e quais são as dificuldades mais comuns dentro deles. De modo geral, seu produto precisa ajudar os clientes a superar ou aliviar os obstáculos que enfrentam enquanto trabalham ou dedicam tempo aos seus hobbies.
Encontre algo único
A maioria das pessoas deseja chamar a atenção de outras pessoas. Não é uma descoberta totalmente nova. Ninguém quer usar as mesmas roupas ou joias sem graça. Os clientes estarão ansiosos para comprar algo único e reconhecível.
Verifique se os itens possuem algum tipo de valor
Todos querem manter sua imagem atualizada. Alguns produtos fazem você parecer respeitável e elegante.
Você pode experimentar nosso ferramenta de avaliação de nicho grátis para verificar o potencial do seu nicho facilmente!
Encontrar um nicho de mercado usando o AliExpress
O AliExpress é um dos maiores mercados online do mundo, onde você pode encontrar centenas de milhares de produtos diferentes de todos os tipos de categorias.
Ao escolher quais produtos você irá adquirir no AliExpress, você deve avaliar cuidadosamente vários fatores importantes, como estatísticas relevantes que nos ajudam a entender se esse nicho e esses produtos específicos são populares entre clientes em potencial.
Ao pesquisar no AliExpress em busca de um nicho de mercado, aqui estão os elementos para prestar atenção e estimar a popularidade desse nicho.
Estime a quantidade do produto no AliExpress
Observe o número de itens que podem ser encontrados nesta plataforma com o uso de uma determinada palavra-chave. Além disso, para obter os melhores resultados possíveis, marque a opção de envio grátis e a classificação 4 * + para obter os melhores produtos e ordenar os produtos pelo número de Encomendas.
Como você pode ver pelos resultados da pesquisa, esse nicho é muito popular, com mais de 20.000 produtos para escolher.
Encontre um fornecedor confiável
Para obter uma melhor compreensão de quão confiável é o fornecedor, aqui estão os parâmetros que você deve avaliar a confiabilidade do vendedor:
- Há quanto tempo a loja está em operação
- Qual é a sua pontuação de feedback
- Qual é a porcentagem de seu feedback positivo
- Quanto os itens correspondem à descrição
- O que os compradores dizem sobre a qualidade da comunicação do vendedor
- Quão satisfatória é a velocidade de envio
Você deve levar em consideração cada parâmetro, no entanto, em nossa opinião, o mais importante deles é a porcentagem de feedback positivo.
Avalie as flutuações sazonais da demanda
Existem tipos de produtos (por exemplo, decorações de Halloween, presentes de Natal, etc.) que são procurados apenas por um período limitado de tempo. Não há nada de errado em ter esses produtos em sua loja se eles forem combinados com outros tipos de ofertas (cartões de aniversário, decorações de casamento, etc.) que não dependem da estação do ano, mas não é recomendável confiar apenas neles.
Se você não tem certeza se o nicho que você escolheu é sazonal, verifique com o ajuda da ferramenta 'Google Trends' .
Para não perder os tópicos de tendências mais quentes, monitore o interesse do público em geral em várias áreas da vida. O Google Trends mostra o gráfico que ilustra como o interesse público em relação a algum tópico específico está mudando.
Encontrar um nicho de mercado com a ajuda do Google Trends
O Google Trends é um instrumento que fornece as informações necessárias sobre o interesse público geral em relação a este ou aquele produto. Este serviço foi desenvolvido para analisar tendências de pesquisa, então pode ser perfeito para sua empresa porque mostra:
- Como o volume de pesquisa muda ao longo do tempo
- Quais são os termos de pesquisa mais populares
- Onde moram as pessoas que pesquisam esse termo
- Se o interesse por esta consulta de pesquisa é sazonal e muda ao longo do ano
Para usá-lo, você precisa:
- Escolha uma categoria de produto. A maneira mais fácil de fazer isso é confiar no AliExpress para reunir todas as categorias possíveis (por exemplo, eletrônicos, casa e decoração, joias, etc.).
- Vamos para tendências do Google e digite nesta categoria no campo 'Explorar tópicos'. Vejamos 'tricô', por exemplo.
- Observe o resultado e tente analisá-lo com o uso de configurações adicionais.
Por exemplo, este gráfico mostra como o volume de pesquisa muda ao longo do tempo e, como você pode ver, diminui gradualmente. Para aprender mais sobre essas dinâmicas, você pode alterar algumas configurações:
- Sua região de interesse
- Prazo
- Categorias
- Tipo de conteúdo
O que é interessante, este exemplo mostra o interesse sazonal nesta consulta de pesquisa. Como mencionamos anteriormente, se você passar o mouse sobre este gráfico específico, verá que os períodos de pico desta consulta de pesquisa são os meses de inverno.
Certamente, você também achará essencial ver as regiões onde essa consulta de pesquisa é mais popular.
Além disso, você terá a chance de dar uma olhada nos termos de pesquisa relacionados mais populares e estimar a velocidade de crescimento de sua popularidade. Este será um conhecimento muito importante na hora de planejar suas estratégias de marketing e SEO necessárias para promover sua loja dropshipping.
Encontrar um nicho de mercado usando o Instagram
Vamos estimar se podemos usar o Instagram para esta ou aquela categoria particular. Tudo que você precisa fazer é digitar a categoria escolhida no campo 'Pesquisar'.
Como você pode ver, existem vários resultados no menu suspenso. Esses resultados de pesquisa contêm sua palavra-chave de foco, e é por isso que eles são mostrados a você. Sua tarefa aqui é abrir cada um deles e ver o que os usuários estão postando. Além disso, isso pode ajudar a estimar o quão popular um determinado tópico é no Instagram.
Além disso, tente colaborar com contas que se especializam neste nicho e têm pelo menos 10.000 seguidores, pois isso nos fornece um público bastante significativo. A forma mais comum de colaboração é promoção via mensagem - pedimos ao proprietário da conta para publicar nossas postagens de anúncios de vez em quando em uma base paga.
Encontrar um nicho de mercado com a ajuda do Facebook
Para verificar se o nicho que você escolheu tem o potencial necessário, digite seu nome no campo 'Pesquisar' no Facebook e escolha a seção 'Grupos'. Você verá uma lista dos grupos existentes que têm essa palavra-chave em seus nomes e o número de seus membros.
Geralmente consideramos um nicho promissor e potencial se tiver mais de 15 grupos com mais de 30.000 membros cada.
Além disso, pode ser útil verificar também a seção 'Páginas' - ela oferece ainda mais informações sobre a popularidade desse nicho e suas oportunidades para o seu negócio.
Para saber mais sobre as estratégias mais comumente usadas para promover uma loja online no Facebook, visite nosso blog - este estudo de caso mostra um exemplo detalhado de uma promoção de sucesso.
Quais erros você não quer cometer ao escolher um nicho
Cometer erros faz parte da experiência. Quanto mais você ganha - mais sábio e experiente você será. No entanto, não é melhor aprender com os erros das outras pessoas do que com os seus?
Com base em nossa experiência, estamos prontos para compartilhar com você algumas idéias sobre os erros comuns que você deve evitar.
Ignorando seus interesses pessoais
Como mencionamos antes, ao criar uma loja de dropshipping com base em algo de que você gosta, você terá motivação extra para ter sucesso. Além disso, você tem a oportunidade de comercializar e promovê-lo em um nível profissional que inspira confiança e motiva seus visitantes a prossiga com suas compras .
Isso já foi dito mil vezes por cada guru dos negócios, mas ainda assim, vale a pena mencionar: “Escolha um emprego que você ame e nunca terá que trabalhar um dia na sua vida”.
Focando apenas no lucro
Uma pergunta muito comum entre nossos clientes é: “Qual nicho me dará o maior lucro no menor tempo ? ”
E não nos interpretem mal, não há nada de errado com o desejo de ganhar dinheiro, afinal esse é o principal motivo pelo qual as pessoas lançar suas próprias lojas dropshipping .
A triste verdade é que, muito provavelmente, essa abordagem resultará em um negócio de baixo desempenho. Uma atitude de primeiro lucro é um erro comum no comércio eletrônico. Às vezes, as pessoas simplesmente não se importam com o que estão vendendo, tudo o que querem saber é o que é mais lucrativo.
Tendo descoberto isso, eles abrem uma loja e simplesmente aguardam os lucros entrarem. O nicho é quente, por que se preocupar em promovê-lo, certo?
Existem outros por aí que não se importam em apoiar a atividade da loja, no entanto, enfrentam outros desafios ao longo do caminho: não sabendo nada sobre esse nicho além de seu bom potencial financeiro, eles lutam com escolhendo os produtos certos, identificando seus segmentos-alvo e se comunicando com o público.
Não fazendo pesquisa
Vamos supor que você escolheu um nicho por capricho e escolheu aquele com base em seu doces memórias nostálgicas, ou aquele saudado como o exagero e moderno para esta temporada, como queiras.
Você gasta algum tempo e esforço construindo uma loja adequada, investe dinheiro em anúncios pagos - e então descobre que não há o suficiente itens AliExpress de alta qualidade para adicionar à sua oferta.
Ou você descobriu que essa ideia de loja já é adotada por jogadores de alto nível no mercado, atraindo todos os clientes existentes.
Ou você processou com sucesso uma série de vendas, mas percebeu que a receita final não vale a pena seu esforço.
Para evitar que qualquer um desses cenários aconteça, encontrar um nicho de mercado exige que você conduza sua própria pesquisa independente. Lá você determinará os pontos fortes e fracos do nicho que parece uma boa escolha para você.
Não oferecendo nenhum valor específico
Este é um problema comum para “armazéns gerais” que vendem uma mistura aleatória de itens não relacionados. No entanto, as lojas online com foco em nicho podem enfrentar problemas semelhantes ao longo de suas viagens de dropshipping.
Como muitas outras empresas, o dropshipping é um negócio voltado para o cliente. Portanto, é crucial entender como um nicho específico permite que você crie um destino de compras distinto que possa competir com sucesso com outras lojas por causa de sua proposta de venda exclusiva.
Atender às solicitações do seu público-alvo preferido e focar nas necessidades dele é a chave para atrair clientes. Portanto, se você não vê uma maneira de usar o nicho escolhido para criar uma loja memorável e marcante que seja feita sob medida para atender às necessidades dos compradores, é aconselhável passar para uma linha de produtos mais centrada no cliente.
Não permitindo espaço para crescimento
Uma possível estratégia de escolha de um nicho para sua loja de dropshipping é se concentrar nas tendências de itens exagerados no momento. Contanto que esse produto específico seja popular, você pode, teoricamente, ganhar um bom dinheiro com ele. Ainda assim, assim que for esquecido, você precisará mudar rapidamente para outra categoria superquente.
Tradicionalmente, uma abordagem menos arriscada é mais popular. Os empreendedores escolhem um nicho com uma demanda mais ou menos estável que se espera permanecer no longo prazo. Com o passar do tempo, eles atualizam levemente sua linha de produtos junto com os métodos promocionais.
Resumindo como encontrar o seu nicho de dropshipping perfeito
Você não precisa ir muito longe para procurar os melhores nichos de dropshipping, pois já escolhemos os melhores produtos de nicho para você . No entanto, encontrar e escolher o nicho de mercado certo leva algum tempo. Você precisa considerar e pesquisar cuidadosamente vários aspectos e determinar qual é a melhor oportunidade para você.
No dropshipping, selecionar o nicho certo é um dos pontos focais mais importantes, portanto, faça isso com a devida diligência e preparação.
Agora, você tem uma ideia muito mais clara de como encontrar um nicho para sua loja de dropshipping! E se você quiser uma loja online totalmente funcional feita especificamente para você, nós temos a solução! Então, encontre o seu nicho, lance sua loja e conte os lucros! Boa sorte em seus empreendimentos comerciais!
De Olga L.
Olga é criadora de conteúdo na AliDropship, e ela pretende explicar os conceitos mais complicados de embarque direto nos termos mais simples possíveis.
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