Como escrever um plano de negócios Dropshipping?
Todo iniciante precisa de um plano de negócios dropshipping. De certa forma, é o seu roteiro para o sucesso: aqui, você define seus objetivos e decide como alcançá-los. O artigo de hoje explicará como fazer um plano de negócios sólido e cumpri-lo durante toda a sua jornada!
Se você está apenas começando, e não tem nada além de uma ideia de negócio, é necessário elaborar um plano que possa seguir. Tradicionalmente, escrever um plano de negócios é considerado algo inútil, extra ou algo que não é necessário porque é completamente divorciado da realidade.
No entanto, o planejamento é um pré-requisito para o sucesso. Ele permite que você encontre os buracos em seu pensamento, economize muito dinheiro e, portanto, aumente sua margem de lucro.
Índice
O que é um plano de negócios?
De fato, um plano de negócios é o seu roteiro de negócios que descreve em detalhes o que você deve fazer passo a passo para atingir seus objetivos de negócios. Seu principal objetivo é ajudar os empresários a formar uma imagem completa do desempenho de seus negócios e analisar as vantagens e desvantagens potenciais de tomar determinadas decisões.
Um plano de negócios não é algo que você cria uma vez e depois o mantém na gaveta inferior. Você deve atualizá-lo regularmente, pois sua empresa está crescendo e as condições do mercado estão mudando constantemente .
A duração do plano de negócios varia muito de empresa para empresa. Como regra, a maioria dos planos de negócios abrange os primeiros anos de vida da empresa e se encaixa em um documento de 10 ou 20 páginas.
Por que você precisa de um plano de negócios dropshipping?
Desenvolver um plano de negócios leva muito tempo e energia, mas vale a pena.
Primeiro, permite que você definir direção e prioridades . Digamos que você já criou uma loja dropshipping e até fez algumas vendas.
Qual é o próximo? Em que você vai se concentrar? Você começará a promover sua loja em Facebook ou em Instagram ? Por quê? Por que não? Seu modelo de negócios se concentrará apenas na venda de produtos populares?
Eu acho que, sem uma estratégia clara, será difícil responder a todas essas perguntas.
Além disso, ter um plano de negócios permite que você tenha uma visão completa do seu negócio e traça um curso estratégico para o crescimento futuro.
Em segundo lugar, ajuda você identificar possíveis armadilhas no seu negócio e evite muito erros a maioria dos empreendedores de comércio eletrônico faz .
Por fim, permite que você poupe seu dinheiro e energia . Se você tem um plano, será fácil ignorar coisas desnecessárias que dificultam o desenvolvimento de seus negócios.
Como escrever um plano de negócios dropshipping?
Ao escrever um plano de negócios para sua loja dropshipping, você tem 2 opções: crie um plano de negócios tradicional ou concentre-se em um formato de inicialização enxuto.
O plano de negócios tradicional é muito detalhado e demorado. Tem cerca de 30 a 40 páginas e descreve todos os detalhes que podem contribuir para o sucesso dos negócios. Esse tipo de plano de negócios é obrigatório para as pessoas que vão atrair investidores ou obter dinheiro de diferentes instituições financeiras, como bancos.
O plano de inicialização enxuta, por sua vez, requer menos tempo e contém apenas os principais elementos. Este é perfeito para empresários autônomos que estão apenas começando ou que não têm experiência anterior na elaboração de planos de negócios. Quanto à loja de comércio eletrônico, recomendamos o uso do planejamento lean devido à sua simplicidade e conveniência. Além disso, você pode facilmente e rapidamente adaptar e alterá-lo, se necessário.
Componentes principais de um plano de negócios de dropshipping eficaz
Os elementos de um bom plano de negócios podem variar de empresa para empresa. No entanto, existem algumas partes obrigatórias dos planos de negócios para lojas online. Vamos olhar para eles.
Identidade nº 1
Para começar, você deve entender claramente quem você é, o que faz e para quem faz. Ao criar um plano de negócios para startups enxutas, basta escrever algumas palavras sobre sua loja, seu público e os produtos a serem vendidos.
Se você tiver alguma dificuldade, imagine que precisa responder à pergunta “O que você faz?”, De maneira breve e clara.
Por exemplo: "Eu administro uma loja dropshipping chamada SuperEduToys que oferece brinquedos educacionais de alta qualidade para crianças de 3 a 10 anos".
Não se esqueça que pode haver muitas lojas semelhantes com produtos dropshipped semelhantes. É por isso que você precisa encontrar as maneiras de tornar sua empresa única. Nesse caso, seus clientes em potencial preferem comprar de você quando procuram uma loja.
# 2 Problemas e soluções
Liste aqui os problemas mais importantes que serão resolvidos com sua oferta. Em outras palavras, escreva por que seus produtos serão populares com seus clientes e quais outros aspectos os estimularão a lidar com você.
Por exemplo: “Brinquedos regulares não ajudam as crianças a desenvolver suas habilidades. Os brinquedos educacionais permitem melhorar as habilidades fundamentais, como pensamento crítico ou resolução de problemas ”.
Faça com que seus clientes em potencial sintam um forte interesse nos produtos ou serviços que você vende on-line. Encontre alguns problemas que as pessoas provavelmente têm e dê a eles uma solução!
Nº 3 Clientes
Pesquise seu público-alvo e descreva seus clientes em potencial. Tente encontrar as respostas para as seguintes perguntas:
- Quem são eles?
- Onde é que eles vivem?
- Qual é o seu nível de renda?
Por exemplo: “O público-alvo são adultos de países de renda média que desejam comprar brinquedos educacionais de alta qualidade para seus filhos ou netos”.
Obviamente, essa lista pode incluir muito mais perguntas, mas recomendamos que você se concentre apenas nas coisas mais importantes que realmente afetam seus negócios.
A propósito, se você acha que segmentar todos consecutivamente é uma ótima idéia, isso não é exatamente verdade. Nesse caso, você corre o risco de não obter volume de vendas suficiente e é provável que sua margem de lucro seja extremamente baixa.
Concorrentes # 4
Faça uma pequena lista de seus principais concorrentes, tente determinar seus pontos fortes e fracos e escreva algumas frases sobre por que você é melhor do que eles. Como no exemplo anterior, tome cuidado apenas para anotar o que é importante.
Por exemplo: “A empresa A oferece uma ampla gama de produtos, mas eles são muito caros. Meu preço é muito menor ”.
Ao fazer isso, você sugerirá aos seus clientes em potencial mais um motivo para escolher sua empresa ao avaliar todas as ofertas no mercado.
# 5 Canais
Descreva como você alcançará seus clientes em potencial. Quais canais e estratégias de marketing você usará para atrair os visitantes do seu site? Você vai pensar em usar algumas plataformas de mídia social?
Se você tiver algum problema ao fazer esta lista, leia nossos artigos onde descrevemos as maneiras mais eficientes de atrair novos clientes .
Por exemplo: "Os principais canais para alcançar meus clientes são marketing por email, anúncios no Facebook, anúncios no Google e vídeos do YouTube".
De fato, os canais de marketing são extremamente importantes no caminho para o sucesso. Se você conseguir prestar atenção suficiente a esse aspecto, escolher os canais mais adequados para o seu negócio, o sucesso definitivamente estará ao seu alcance.
# 6 Fluxos de receita
Descreva como sua empresa realmente ganhará dinheiro. Você obterá lucro apenas com a venda de produtos on-line ou também se concentrará nos fluxos de receita, como programas afiliados ou publicidade do Google?
Você pode começar com alguns dos fluxos de receita mais eficazes e adicionar alguns depois de um tempo.
Por exemplo: “As principais fontes de receita: loja dropshipping, anúncios do YouTube. Fontes adicionais: Google Ads ".
# 7 Despesas
Além dos custos de envio, existem muitas outras despesas. Tente pensar em todos os possíveis custos do seu negócio on-line e escreva sobre quanto dinheiro você está disposto a gastar nele.
Você poderia construir um site WordPress por conta própria ou você encomende uma loja personalizada pronta ? Quanto você pode gastar em sua campanha publicitária? É acessível o uso de algumas ferramentas de automação para aliviar a administração de seus negócios?
Pense nisso com muito cuidado!
Por exemplo: “O plugin AliDropship custa US $ 89. Custos mensais para publicidade - US $ 30. Outras despesas …"
Lembre-se de que, se você fizer tudo certo, todo o dinheiro gasto em publicidade, automação etc. será pago rapidamente. É por isso que, na maioria dos casos, vale a pena!
De fato, é isso. Seu plano de negócios dropshipping está pronto para uso! Foi fácil, não foi?
Para resumir: plano de negócios dropshipping
Se você já possui um negócio ou pensa em iniciar um, precisa entender que escrever um plano de negócios é parte integrante da administração de negócios de longo e curto prazo.
Como já descobrimos no artigo, há muitos aspectos que você deve ter em mente ao escrever um plano de negócios. Eles podem muito dependendo do tipo de seu negócio. No entanto, estamos prontos para destacar aqueles que se adequam a qualquer negócio.
Vamos citar brevemente os principais aspectos que você deve ter em mente ao criar seu próprio plano de negócios:
1) Identidade
2) Problemas e soluções
3) Clientes
4) Concorrentes
5) Canais de promoção
6) Fluxos de receita
7) Despesas
De fato, é isso!
Se você fez tudo certo, seu plano de negócios de dropshipping caberá completamente em uma página. Agora é hora de teste-o e veja se suas idéias funcionam. Boa sorte!
De Olga L.
Olga é criadora de conteúdo na AliDropship, e ela pretende explicar os conceitos mais complicados de embarque direto nos termos mais simples possíveis.
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