Como fizemos US $ 467,00 gastando US $ 18,00 com FB ADS (estudo de caso de remarketing do Facebook)
Este artigo descreve as etapas e os truques necessários para preparar e lançar o remarketing dinâmico no Facebook.
Testamos constantemente novas estratégias de marketing, definimos as mais lucrativas e compartilhamos com prazer nossa experiência com você. Um dos melhores métodos que descobrimos recentemente é o remarketing dinâmico no Facebook, que se revelou um método de vendas altamente eficaz!
Em dois dias, gastamos apenas US $ 18 e conseguimos mais do que ótimos resultados - 10 compras por US $ 467 no total! Cada compra nos custou US $ 1,82, mas trouxe a receita de US $ 46.
P retty impressionante, hein?
Então, passo a passo, vamos mostrar como criar um anúncio desse tipo e descrever os truques que o levarão ao sucesso.
Siga as nossas instruções e você também obterá um ótimo resultado com esses anúncios!
Quando você tiver o remarketing dinâmico ajustado, poderá criar anúncios altamente atraentes para os usuários do Facebook. A coisa é, essas promoções são baseadas em suas ações e características pessoais: suas páginas de loja na web que eles visitaram recentemente, histórico de compras e dados demográficos. Além disso, os produtos relacionados, seus best-sellers e as páginas de conteúdo mais populares também são levados em conta.
De modo geral, o remarketing ajuda você a estabelecer um contato repetido com os usuários que interagiram anteriormente com sua loja virtual de alguma forma. Por exemplo, os usuários que deixaram sua loja sem fazer uma compra podem se envolver nessa promoção.
A principal vantagem do Facebook é que você não depende dos cookies do site e pode exibir anúncios para essa pessoa específica, independentemente do dispositivo que ele usa para visitar o site.
O que são anúncios de remarketing do Facebook?
Os anúncios do Facebook são promos que mostram um dos seus produtos ou vários itens de uma só vez.
Os visitantes do Facebook podem ver anúncios de remarketing dinâmicos:
- Em seu feed de notícias ou na coluna da direita das páginas do Facebook;
- Em seu feed de notícias no Instagram;
- Em sites ou aplicativos incluídos na plataforma Audience Network (o Audience Network possibilita a criação de campanhas de publicidade fora do Facebook e alcance seu público-alvo por meio de aplicativos para dispositivos móveis, sites para dispositivos, artigos instantâneos e sites de vídeos)
Como criar anúncios de remarketing no Facebook: preparações
1. Crie sua própria conta de publicidade no Facebook Ads Manager
Para começar a fazer qualquer tipo de anúncio no Facebook, é necessário criar uma conta de publicidade. Escolha a opção "Criar anúncios" no menu da sua conta do Facebook. Este clique começará automaticamente a criação da sua conta de publicidade.
2. Configure o pixel de remarketing do Facebook
Para garantir que seus anúncios de remarketing funcionem corretamente, você precisa do Facebook para receber dados nas páginas visitadas por seus clientes. Então, você precisa criar e configurar o Facebook Pixel em seu site. Para aprender como fazer isso, por favor leia o guia passo-a-passo na nossa base de conhecimento .
OBSERVE : Depois de usar este método de configuração do Facebook Pixel, você poderá acompanhar vários eventos importantes (metas): "Exibir conteúdo" , "Adicionar ao carrinho" e "Compra". Todos eles são vitais para o remarketing dinâmico.
3. Certifique-se de que o Facebook Pixel funcione corretamente
Quando o processo de ajuste terminar, verifique se o sistema controla todos os eventos necessários.
Configure uma extensão útil do Google Chrome chamada Facebook Pixel Helper: aqui você pode ler mais sobre isso .
Em seguida, vá até seu site e clique no ícone do Pixel Helper. Uma janela com o código aparecerá, e você poderá verificar se há algum erro identificado.
O Facebook Pixel Helper marca os erros com cor amarela ou vermelha. A marca amarela significa que o Facebook recomenda corrigir esse problema, mas não é crucial e não afeta o processo de redirecionamento. A marca vermelha significa que esse problema faz com que o Facebook Pixel funcione incorretamente. Usando as sugestões do Facebook, você poderá corrigir facilmente esses problemas.
Criando anúncios dinâmicos do Facebook com catálogo de produtos
Um catálogo é um arquivo de dados estruturados que contém uma lista de seus produtos. Cada linha deste arquivo contém dados que são necessários para criar um anúncio dinâmico correspondente.
A compilação manual de um catálogo de produtos é bastante difícil e você provavelmente precisará da ajuda de um desenvolvedor qualificado.
Para facilitar a criação de anúncios dinâmicos, nossos especialistas desenvolveram Complemento do Facebook Business (hooray!) que cria automaticamente um catálogo de produtos em apenas dois minutos! Mostraremos como criar anúncios dinâmicos eficazes com a ajuda deste complemento.
Etapa 1. Crie um catálogo de produtos no Facebook
Vá para sua conta do Gerenciador de Anúncios e pressione o botão "Catálogos".
Se é a primeira vez que você está criando um catálogo, essa etapa ativará o gerenciador de catálogo. Clique em "Criar catálogo".
Escolha o tipo necessário do catálogo - você precisa do “E-commerce” e clique em “Próximo”.
Nomeie o catálogo, clique em “Next” novamente.
Voila, você criou o catálogo! Pressione o botão "Visualizar Catálogo".
Agora adicione produtos ao seu catálogo clicando no botão "Adicionar produtos".
Faça o upload do catálogo de produtos que você gerou com o complemento do Facebook Business.
Marque a caixa “Upload Once”. Esta função é recomendada se você quiser carregar o catálogo por conta própria.
Além disso, é necessário configurar o complemento do Facebook Business em seu site, ajustar suas configurações e gerar o arquivo que se tornará a base do seu catálogo de produtos no Facebook.
Depois de clicar no botão "Gerar XML", você receberá um arquivo XML que precisará ser carregado no seu catálogo do Facebook.
Você também pode alterar o nome do seu catálogo. Pressione o botão "Start Upload".
Agora, o seu catálogo está pronto! Você pode ler as instruções detalhadas sobre a criação do catálogo e a revisão de outras funções de download aqui .
Clique no botão "Visualizar feeds" para visualizar o catálogo que você criou.
Certifique-se de que seu catálogo não tenha erros críticos marcados em vermelho. Eles afetam o alcance dos anúncios no Facebook. Se o Facebook avisar você sobre tais erros, siga as recomendações para corrigi-los.
Se você vir alguns erros marcados em amarelo, preste atenção neles também. Você pode corrigi-los com a ajuda das recomendações do Facebook ou deixá-los como estão: esses erros não influenciam muito o alcance dos anúncios.
Se o seu catálogo não contiver erros, você verá a linha "Tudo de bom". Clique no nome do catálogo e examine-o.
Certifique-se de ter enviado todos os produtos necessários.
Se tudo estiver bem, comece a criar um anúncio!
Etapa 2. Crie anúncios de remarketing no Facebook com base no catálogo
Vá para o Gerenciador de anúncios.
Escolha o tipo de anúncio "Venda no catálogo" e escolha o catálogo que você criou.
Ajuste seus parâmetros de catálogo de acordo com a moeda e fuso horário que você achar adequado para sua loja.
Associe seu catálogo ao Facebook Pixel. Se você tiver vários pixels, escolha aquele que é relevante para essa loja específica.
Anexar o Facebook Pixel ao catálogo é uma etapa muito importante, pois ajuda a rastrear as ações dos visitantes em sua loja. Dessa forma, você usará eficientemente a função de redirecionamento e atingirá os usuários de que precisa.
Depois de anexar o Pixel ao catálogo, você pode ajustar as configurações básicas do seu anúncio.
A seção "Produtos" mostra o catálogo que você enviou e escolheu para publicidade.
Escolha a opção "Usar informações do seu pixel ou aplicativo para criar uma audiência de redirecionamento". Isso significa que você usará os dados coletados em seu site pelo Facebook Pixel em relação aos três eventos: "Exibir conteúdo", "Adicionar ao carrinho" e "Compra.
Escolha a opção "Visualizado ou adicionado à cesta, mas não adquirido 14 dias". Se você fizer isso, exibirá seus anúncios apenas para as pessoas que visitaram seu site, adicionou alguns produtos ao carrinho e saiu sem fazer uma compra nos últimos 14 dias.
NOTA : Você está livre para experimentar essa opção. Por exemplo, você pode escolher um período mais longo desde o momento em que um cliente visitou seu site - 20 dias, 28 dias, etc.
Também precisamos escolher países específicos para a segmentação de anúncios. Para fazer isso, clique no link "Mostrar opções avançadas".
Escolhemos 6 países com a maior taxa de conversões "Adicionar ao carrinho" e "Comprar" do nosso site. Em outras palavras, as pessoas desses seis países compram em nossa loja com mais frequência.
Ao selecionar as configurações do nosso primeiro anúncio, não especificamos idade, sexo ou idioma do público-alvo. Precisamos disso para analisar de perto os resultados e otimizar esse anúncio no futuro.
Escolha a opção "Mobile Only". Escolhemos porque sabemos que as compras de dispositivos móveis prevalecem em nossa loja.
Escolha o canal para sua mensagem de anúncio. No nosso caso, escolhemos Facebook - Feed e Instagram - Feed.
NOTA: Experimente a colocação de anúncios e o tipo de dispositivos. Por exemplo, você pode ativar esse canal como Facebook - coluna da direita e exibir anúncios em dispositivos de desktop.
Defina um orçamento diário para o seu anúncio. Nosso valor mínimo é de US $ 10 e tentamos não definir um orçamento menor.
No menu "Otimização de uma entrega de anúncios", escolha a opção "Resultados da conversão". No menu "Janela de conversão", clique na opção "7 dias depois de clicar". Essas configurações permitem que você acompanhe as compras feitas não apenas depois de clicar no seu anúncio, mas também durante uma semana depois de visitar seu site por meio desse anúncio.
No menu "Tipo de evento", escolha o tipo de evento "Compra". Dessa forma, o Facebook poderá procurar usuários com grande probabilidade de comprar algo do seu site.
Você pode experimentar com os tipos de evento. Por exemplo, você pode otimizar o anúncio para o evento "Adicionar ao carrinho" e, em seguida, o Facebook pesquisará os usuários que adicionam produtos ao carrinho com frequência. Você pode escolher o tipo de evento apenas uma vez para um anúncio. Em outras palavras, se você escolheu o tipo de evento "Comprar", não poderá alterá-lo em um anúncio em exibição.
Clique em "Continuar" e comece a personalizar a sua mensagem publicitária. Escolha a página da sua loja no Facebook e a conta do Instagram.
Defina o formato do seu anúncio, nossa escolha é "Carrossel". Este formato permite mostrar vários produtos de nossa loja de uma só vez.
Selecione a opção "Adicionar um carrinho no final com sua foto do perfil da página" e adicione um link ao seu site.
Crie o texto para sua mensagem de anúncio. Nosso formato de anúncio mostra aos usuários os mesmos produtos exatos que eles visualizaram em nosso site ou adicionaram ao carrinho. Se um usuário adicionou algo ao carrinho, mas nunca o comprou, podemos oferecer um desconto para incentivá-lo.
Aqui está o nosso texto do anúncio de amostra:
“Ainda pensa em comprar um produto legal, né? Chegou a hora de agir!
Faça suas compras sem pressa! Use 15% de desconto no cupom: ANIME15
Tempo limitado de oferta! Pressa!"
Você pode tornar seu anúncio mais atraente com emoticons, mas não é difícil usá-lo.
No menu "Chamada para ação", encontre a ligação mais adequada para sua loja. Nós escolhemos o "Compre Agora".
Veja como o anúncio é exibido no canal selecionado.
Certifique-se de que o Facebook Pixel está ativado. Clique em "Confirmar" para executar o anúncio.
Pressione "Continuar" e o Facebook começará a examinar seu anúncio. Este passo é um procedimento permanente: o Facebook verifica se o seu anúncio se encontra Políticas de anúncios do Facebook . É altamente recomendável ler as regras do posicionamento de anúncios antes da criação de anúncios.
NOTA : Não altere nenhuma configuração em um anúncio em execução, pois isso interromperá o processo e piorará os resultados. Quaisquer alterações nas configurações só devem ser feitas em duplicatas de anúncios.
Então, agora você sabe como criar anúncios dinâmicos em uma base de catálogo de produtos. Normalmente, deixamos um anúncio funcionar por alguns dias, depois começamos a analisá-lo.
O anúncio que fizemos está funcionando há 2 dias e nos trouxe 10 compras. Ao todo, gastamos US $ 18,20 e conseguimos ótimos resultados com um custo de conversão de US $ 1,82!
Etapa 3. Analise e otimize seus anúncios de remarketing do Facebook
Para tornar nossos anúncios ainda mais eficientes, sempre os analisamos e otimizamos.
Vamos ver como você pode melhorar um anúncio.
Para este propósito, vamos examinar dados sobre nossos clientes. A partir de agora, vou usar a palavra "otimização", que significa melhoria de um anúncio para alcançar resultados maiores.
NB : Para criar um anúncio novo e melhor, você precisará duplicar um anúncio e alterar suas configurações de acordo com os resultados de sua análise.
Era.
Clique em "Breakdown" e escolha a opção "Por entrega". Selecione a opção "Idade".
Em nosso anúncio, não definimos metas de idade detalhadas intencionalmente: queríamos descobrir a idade das pessoas que respondem ao nosso anúncio de maneira mais ativa. No entanto, já sabemos que nosso principal público-alvo é de 18 a 24 anos, mas também temos clientes mais antigos que compram presentes para seus filhos.
Supusemos que os adultos precisam de mais tempo para tomar uma decisão de compra, e esse anúncio redirecionado para "recuperar o atraso" com uma oferta de desconto pode motivar esses clientes a fazer uma compra.
Conclusões da análise de resultados de anúncios: Jovens de 18 a 24 anos fizeram 8 compras conosco. Compradores de 35-54 anos fizeram 2 compras. Nossa hipótese sobre os clientes adultos foi mais ou menos comprovada, mas não na medida em que isso poderia nos motivar a continuar exibindo nosso anúncio para esse público-alvo.
Se você receber resultados semelhantes e, de qualquer forma, quiser lidar com essa faixa etária específica, crie um anúncio mais específico para eles: pense no design e no texto apropriados.
Otimização de anúncios: b Antes de otimizar seu anúncio, selecione a idade dos clientes com maior probabilidade de fazer uma compra.
Localização geográfica .
No menu "Breakdown", selecione a opção "Country". Aqui, você verá quais países são os mercados de origem mais importantes para você. Por exemplo, como temos EUA, Canadá e França aqui, os cidadãos desses países fizeram a maior quantidade de compras de nós. Além disso, você verá os países nos quais seu orçamento foi gasto.
Conclusões da análise de resultados de anúncios: Teoricamente, poderíamos ter escolhido apenas esses três países para o nosso anúncio otimizado. No entanto, existe a possibilidade de que isso piore os resultados do anúncio. Por quê? Bem, percebemos essa tendência: quanto menos países selecionarmos para nossa segmentação de anúncios, mais caro será o custo de conversão. Nesse caso específico, deixaremos todos os países como estão, já que, segundo nossas estatísticas, nossos clientes vivem principalmente nesses países.
Para aumentar nossa frequência de entrega de anúncios para outros países (além desses três), aumentaremos nosso orçamento para US $ 15 a US $ 20.
Plataforma e posicionamento.
Conclusões da análise de resultados de anúncios: Nosso anúncio foi definido para ser exibido na versão para celular do Facebook (Facebook - Feed) e no Instagram Feed. Vemos que temos 6 compras do Facebook e 4 do Instagram. Então, os resultados são quase iguais.
Otimização de anúncios: O posicionamento do Facebook e do Instagram é OK, não alteraremos o posicionamento nas configurações de um anúncio otimizado. Também podemos fazer dois anúncios separados - um para o Facebook, com orçamento diário de US $ 15 a US $ 20, e um para o Instagram, com o mesmo orçamento. Depois dessa experiência, veremos como os anúncios funcionam quando separamos as plataformas. Se você tiver algumas limitações financeiras, escolha apenas uma plataforma que você considere a mais adequada para a sua loja virtual direta. Como alternativa, tente ativar e desativar os anúncios. Estamos cientes de que nosso público-alvo geralmente compra via Instagram. No entanto, gostaríamos de experimentar mais com o Facebook.
Dispositivos
Conclusões da análise de resultados de anúncios: Vimos que os dispositivos móveis Android e iOS nos trouxeram cinco compras cada.
Otimização de anúncios: Ao ajustar nossas configurações de anúncios otimizados, ainda escolheremos todos os dispositivos móveis para a entrega de nossos anúncios. Você pode escolher qualquer dispositivo que precise se vender acessórios para iPhones, por exemplo. No entanto, não recomendamos diminuir o volume de público por esse parâmetro.
Produtos.
Conclusões da análise de resultados de anúncios: Segundo os dados, os clientes compravam principalmente roupas. É uma tendência comum para a nossa loja, e estamos muito felizes com isso, já que somos livres para definir maiores margens para esse tipo de produto.
Otimização de anúncios: Como experiência, podemos criar um catálogo de produtos que contenha apenas roupas e veicular um anúncio com base nele. Além disso, pode ser útil aumentar nosso orçamento para anúncios até US $ 15-20. Em seguida, o Facebook mostrará o anúncio para mais pessoas que visualizaram seus produtos ou adicionaram algo ao carrinho (não apenas roupas, mas também produtos de outras categorias de seu loja dropshipping).
Freqüência.
Esse parâmetro precisa de muita atenção do seu lado: indica quantas vezes seu anúncio é exibido.
Para ajustar a indicação deste parâmetro, adicione uma coluna com este parâmetro ao menu.
Freqüência nos diz quantas vezes uma e a mesma pessoa vê nosso anúncio. É altamente recomendável ficar de olho nesse parâmetro. Mesmo o anúncio de maior sucesso pode esgotar-se, começar a incomodar as pessoas e, inevitavelmente, levar a piores resultados e a um aumento nos custos de conversão.
Fique de olho na taxa de frequência quando houver anúncios segmentados em exibição e altere o design ou os textos no prazo.
O nosso anúncio está definido para ser apresentado apenas aos visitantes da nossa loja que adicionaram algo ao carrinho mas não compraram nada durante 14 dias. Levando isso em conta, entendemos que a quantidade de pessoas alvo é limitada - é por isso que sempre assistimos à taxa de frequência.
O valor crítico para nós é 5 ou 6. Mas às vezes, mesmo quando é 3, o custo de conversão começa a crescer e nos apressamos com a otimização de anúncios.
Lifehack: Para impulsionar o tráfego da loja virtual direta, faça um anúncio sobre a postagem do blog da sua loja no Facebook ou no Instagram. Leia mais detalhes sobre essa técnica aqui .
Além disso, para aumentar o número de pessoas para as quais o anúncio será exibido, selecione um período mais longo para o Facebook Pixel coletar os dados em seu site. Por exemplo, leve 28 dias. Para simplificar, seu anúncio será exibido para as pessoas que visitaram seu site, adicionaram algo ao carrinho e não compraram nada nos últimos 28 dias.
Ao todo, todos os anúncios que levam ao aumento de tráfego em seu site e os anúncios "atualizados" são exibidos apenas para as pessoas que já conhecem sua loja.
Conclusões gerais sobre a análise e otimização de anúncios de remarketing no Facebook
Sempre analise os resultados obtidos e melhore os anúncios. Se seus anúncios forem lucrativos, aumente o orçamento diário. A coisa de suma importância aqui é tente entender o público-alvo da sua loja. Melhorará sua mensagem de publicidade.
A publicidade dinâmica baseada no uso de um catálogo é uma ferramenta muito poderosa da conta do Facebook Ads Manager. Tem muitas outras funções úteis que podem ajudar a desenvolver outras estratégias de publicidade.
Usar Complemento do Facebook Business para criar qualquer catálogo de produtos de uma maneira rápida e fácil. Este add-on tem configurações muito simples, e você ganha muito com isso. Você economiza seu tempo e energia, além disso, você cria um catálogo tecnicamente correto (!) Para sua publicidade.
Estudar configurações de anúncios, experimentar com eles e as vendas estelares na sua loja de entrega estão garantidas!
Espero que nosso artigo se torne uma grande ajuda, e você o usará para aumentar sua loja virtual lucrar e obter resultados impressionantes com os anúncios de remarketing do Facebook!
De Olga L.
Olga é criadora de conteúdo na AliDropship, e ela pretende explicar os conceitos mais complicados de embarque direto nos termos mais simples possíveis.
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