Nossos leitores e seguidores costumam perguntar: por que estamos falando apenas do AliExpress? Por que não consideramos os fornecedores que vendem no eBay e outros mercados de renome como Etsy ou Amazon? Portanto, nosso artigo de hoje é sobre as possibilidades e limitações do dropshipping da Amazon. Vamos descobrir se você pode usar essa plataforma com sucesso para o seu negócio!
Como você entende o termo 'Amazon dropshipping'?
Em nossa experiência, é um conceito um pouco confuso, já que as pessoas costumam usá-lo para descrever dois modelos de negócios surpreendentemente diferentes:
- Abrindo uma loja na Amazon e fazendo dropshipping com itens por meio dela
- Abrindo uma loja dropshipping independente e enchendo-a com os itens importados da Amazon
Vamos examinar e discutir essas opções separadamente.
Amazon dropshipping: venda de itens por meio da plataforma
Há uma crença popular de que uma das maneiras possíveis de usar a Amazon para dropshipping é transformá-la em um canal de vendas. Basicamente, significa abrir uma loja Amazon dentro da plataforma e se tornar um dos inúmeros vendedores da Amazon.
Por uma série de razões, esta opção pode parecer bastante atraente para um recém-chegado:
- O procedimento é bastante simples do ponto de vista técnico. Na verdade, você não precisa criar e configurar um site separado.
- Você tem a oportunidade de alcançar uma quantidade incrível de pessoas. De acordo com os dados do Statista, o número médio mensal de visitantes dos sites da Amazon era de 200 milhões de usuários em 2018.
- Você opera por meio de uma plataforma de renome que ganhou reconhecimento em todo o mundo. Portanto, os visitantes da sua loja não se preocuparão com a confiabilidade do seu negócio.
Ainda assim, embora vender na Amazon seja uma boa ideia para empreendedores online em geral, é totalmente inadequado para dropshipping.
Por que você não pode legalmente fazer dropship na Amazon
Amazon tem vários requisitos que tornam totalmente impossível fazer dropshipping 'clássico' por meio da plataforma. Se você está vendendo algo pela Amazon, então:
- Você não tem permissão para fazer compras de outros varejistas online e pedir a esses varejistas que enviem o pedido diretamente ao cliente inicial
- Você não pode enviar ao seu comprador um pacote que contenha faturas, adesivos ou outros elementos que indiquem o nome de um vendedor ou informações de contato diferentes de seus próprios dados pessoais
Há uma "lacuna" curiosa neste sistema: você pode tentar marcando seu pedido como um presente . O recibo de embalagem ficará escondido em um envelope separado para não permitir que o destinatário veja o preço do presente - e isso pode parecer uma chance de esconder a identidade do vendedor original.
Porém, essas opções normalmente não estão disponíveis para os itens vendidos na Amazon Global Store e para alguns outros produtos também. O que é pior, você só pode aprender sobre isso no checkout. Portanto, não é uma boa ideia atender pedidos de qualquer maneira e simplesmente esperar que essa estratégia funcione sempre.
A Amazon ainda afirma que permite a venda de itens por meio do modelo de negócios de dropshipping - mas basicamente, isso significa simplesmente que você pode usar o serviço de Cumprimento pela Amazon . Em outras palavras, você pode armazenar fisicamente seus produtos nos centros de distribuição da Amazon. O pessoal dedicado montará os pacotes, fornecerá os serviços de embalagem e providenciará o envio dos pacotes para os endereços necessários.
Você pode fazer dropship na Amazon sem estoque?
Como você pode ver, definitivamente não é o modelo de negócios que corresponderia à descrição de dropshipping. Em vez disso, é uma simples terceirização de várias funções de negócios. O que é mais importante, requer que você mantenha e mantenha estoques de produtos comprados anteriormente ou de fabricação própria.
Vamos supor que você possua fisicamente os itens oferecidos em sua loja de comércio eletrônico e use o serviço de Fulfillment da Amazon. Nesse caso, você, como dono da loja, deve ser:
- Oficialmente reconhecido como o vendedor oficial de seus produtos. Simplesmente falando, você deve ter permissão legal para receber pagamentos de seus compradores, o que significa que ninguém além de você é responsável por fazer reembolsos, se necessário. Além disso, você também é responsável por calcular e pagar impostos
- Totalmente responsável por aceitar e processar devoluções de produtos, se necessário
- Identificado como o vendedor dos produtos em todas as faturas e elementos de embalagem
- Totalmente compatível com as políticas de vendas da Amazon que o obrigam a pagar uma taxa de assinatura mensal e uma taxa de referência em cada item vendido . Além disso, colocou algumas limitações no produtos permitidos para venda e países aceitáveis para registro do vendedor .
Qual é a conclusão?
O modelo clássico de dropshipping significa que o fornecedor original trata de todos os problemas relacionados ao produto. Se você quiser experimentar, não pode usar legalmente uma loja baseada na Amazon como canal de vendas.
Dropshipping da Amazon: usando a plataforma como sua fonte de abastecimento
Agora, vamos descobrir se é uma boa ideia usar a Amazon como fonte de suprimentos para sua loja de dropshipping.
Margens de lucro
Como proprietário de uma empresa de dropshipping, você não quer apenas que seu fornecedor seja confiável. Você também precisa ter certeza de que esse vendedor em particular tem itens de baixo preço e oferece opção de entrega em todo o mundo com baixos custos de envio. Quanto menor o preço inicial do fornecedor, maiores são as suas margens de lucro, certo?
No caso da Amazon, nem sempre é possível.
As imagens acima mostram listas de produtos quase idênticas na Amazon e no AliExpress. Como você pode ver, a diferença de preço é alucinante. O item colocado no AliExpress é 4,5 vezes mais barato que seu concorrente da Amazon!
Para você, dono de uma loja de dropshipping, essa é uma diferença crucial. Suas margens de lucro dependem do preço inicial do produto, portanto, escolher a opção mais cara é simplesmente imprudente.
Opções de entrega
Em termos de cobertura de entrega (e, portanto, qualidade de atendimento ao cliente), a Amazon também não é a melhor escolha possível. Como você pode ler em Restrições de envio da Amazon, nem todos os produtos mostrados na Amazon podem ser enviados para qualquer destino no globo. Isto é recomendado para usar a AmazonGlobal para encontrar os produtos com condições de envio mais favoráveis, mas, é mencionado que mesmo esses itens só podem ser enviados para 'mais de 100 países'.
Dado que existem 195 países no mundo, A Amazon priva você da oportunidade de alcançar pelo menos um terço das regiões geográficas do globo. Isso é triste - a exploração desses mercados em desenvolvimento é considerada uma das estratégias mais promissoras para expandir seu negócio de dropshipping em 2021 .
Mesmo que você não esteja realmente interessado em atender a esses mercados específicos e prefira focar em regiões mais "comuns", ainda há um recurso desagradável da AmazonGlobal. Isso pode causar algumas dificuldades: as linhas de produtos disponíveis, as taxas de envio e as taxas serão diferentes para cada endereço de entrega específico. Certamente, não é nada conveniente.
E eu nem estou mencionando isso apenas mais de 30 milhões de produtos estão disponíveis na AmazonGlobal. Basta comparar com os mais de 100 milhões de itens do AliExpress!
Possibilidade de marca
Outra limitação da Amazon é a falta de possibilidade de marca. No AliExpress, você pode negociar com os vendedores e solicitar que incluam seus materiais promocionais pré-pagos no pacote. Certamente, vai custar um pouco mais, mas às vezes vale totalmente a pena. Na Amazon, será muito difícil fazer o mesmo, especialmente se o seu fornecedor usar o serviço Fulfillment by Amazon e não participar pessoalmente do processo de embalagem.
Como vimos acima, os empresários que usam a Amazon como canal de vendas só podem especificar seus próprios nomes nas embalagens. Não deve haver indicação de outras pessoas ou empresas que participaram dos processos de pré-entrega.
Você deve se lembrar da mesma 'lacuna' que já discutimos e tentar marcar seu pedido como um presente. Você pode achar que é uma boa ideia 'hackear o sistema' e usar essa oportunidade para criar seu próprio pacote de marca, mas não é assim que funciona.
A Amazon fornece seus próprios invólucros para presentes, sacolas e caixas 'apropriadas para o item', portanto, não é possível organizar um design personalizado. Além disso, ao finalizar a compra, você pode descobrir que este item específico ' não pode ser embrulhado devido ao seu tamanho, peso ou forma incomum 'e, portanto, chegará em sua embalagem original, ou em uma bolsa de tecido.
Qual é o resultado?
Ao usar a Amazon como uma plataforma de fornecimento para o seu negócio de dropshipping, você enfrentará uma série de restrições. Eles colocam alguns limites em sua gama de produtos, escopo geográfico do negócio e as possibilidades de marca.
Dropshipping vs Amazon FBA
Ao pesquisar as maneiras de construir seu negócio online em torno das ofertas da Amazon, você provavelmente já ouviu falar sobre Amazon FBA . O que é isso e há uma maneira de você usá-lo como uma alternativa lucrativa ao dropshipping?
FBA, ou Fulfillment by Amazon, significa que você delega o armazenamento, embalagem e envio de produtos aos funcionários da Amazon. Além disso, eles até entram em contato com os compradores após a entrega do pacote! Eles fornecem atendimento pós-compra, se solicitado, e organizam devoluções e reembolsos sempre que necessário.
Portanto, parece que é um modelo altamente conveniente para um empresário ... mas há um pequeno problema.
Se você deseja que a equipe da Amazon cuide do gerenciamento de seus produtos, você precisa enviar esses itens primeiro para o centro de distribuição da empresa. Lá, a empresa vai estocar e separar esses produtos, montá-los em embalagens e realizar o processo de envio.
Claro, isso significa que se você estiver executando ou planejando iniciar uma loja online sem estoque, você não poderá usar a oferta Amazon FBA.
E se você estiver revendendo produtos depois de comprá-los com antecedência? Nesse caso, ainda existem alguns aspectos que você precisa levar em consideração antes de se inscrever no Amazon FBA:
- Existem taxas que você precisa pagar
A Amazon cobrará taxas de armazenamento e taxas de preenchimento. Eles diferem de categoria para categoria dependendo do tamanho médio dos produtos, mas seja qual for o tipo de item que você vende, você precisará pagar por cada unidade de produto em qualquer caso.
- Você não obtém os lucros imediatamente
A Amazon calcula o valor das vendas, deduz as taxas e envia os lucros para sua conta bancária apenas uma vez a cada duas semanas. Portanto, você precisará esperar meio mês para realmente receber seus ganhos.
- Amazon permanece no controle
Embora seja obviamente ótimo ter alguém lidando com problemas de produtos em seu nome, lembre-se de que a Amazon pode regular sua atividade de negócios se você estiver usando seus centros de distribuição. Por exemplo, devido ao surto COVID-19, FBA foi parcialmente suspenso . A Amazon explicou que priorizaria o envio de suprimentos médicos, utensílios domésticos e produtos essenciais que são demandados por compradores isolados em todo o mundo. É claro que, do ponto de vista ético, essa foi uma medida absolutamente certa - mas, infelizmente, influenciou negativamente milhares de vendedores que tinham uma linha de produtos diferente.
Por essas razões, um empresário de comércio eletrônico que procura 100% de independência empresarial escolheria dropshipping em vez de Amazon FBA.
Maneiras não óbvias de se beneficiar do dropshipping da Amazon
Portanto, estritamente falando, a Amazon não é um local adequado para administrar ou facilitar seu negócio de dropshipping. Ainda assim, você pode fazer um bom uso da plataforma e, indiretamente, se beneficiar de sua atividade.
Veja como você pode impulsionar seu negócio de dropshipping com a ajuda da Amazon:
- Defina a melhor estratégia de preços
Como já demonstramos antes, os preços dos produtos da Amazon são bastante altos. Mesmo assim, muitos compradores estão prontos para fazer uma compra. Portanto, se você é importando produtos AliExpress para sua loja, você tem uma grande oportunidade de pesquisar o nível de preço médio para os mesmos produtos apresentados na Amazon. Dessa forma, você terá uma ideia de qual é o preço que as pessoas estão dispostas a pagar por esses itens, e isso permitirá que você determine o mais benéfico aumento de preço para as ofertas da sua loja.
- Descubra os itens mais vendidos
A Amazon é um ótimo lugar para descobrir o que está na moda e na moda nos dias de hoje: aqui está como você pode examinar a plataforma para os itens comprados com mais frequência. Sabendo o que é popular na Amazon, você pode encontrar fornecedores com produtos iguais ou semelhantes no AliExpress. Eles serão uma adição maravilhosa à oferta da sua loja!
- Encontre fotos extras
Páginas de produtos perfeitas são a chave para atrair os visitantes da sua loja para a compra de produtos. Pode ser difícil encontrar material suficiente para a galeria de fotos. Nesse caso, você pode acessar a Amazon e procurar produtos idênticos. Provavelmente, você poderá obter algumas ótimas fotos de produtos que ainda não viu no AliExpress. No caso de eles terem algumas marcas d'água estranhas ou logotipos da Amazon, você pode usar com segurança nosso Editor de imagem para remover facilmente os detalhes desnecessários.
Como você pode ver, embora o dropshipping da Amazon não tenha chance contra o bom e velho Dropshipping AliExpress, existem maneiras de usar indiretamente a plataforma em seu benefício. Trate a Amazon com sabedoria e tire o máximo proveito do potencial desta plataforma para melhorar seriamente o desempenho do seu negócio!
De Olga L.
Olga é criadora de conteúdo na AliDropship, e ela pretende explicar os conceitos mais complicados de embarque direto nos termos mais simples possíveis.
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