Como encontrar um nicho para sua Loja de Dropshipping e avaliá-lo em 4 etapas
Se você já pensou em começar seu próprio negócio de dropshipping, você certamente conhece o sentimento de dúvida e incerteza que acompanha a busca por um nicho adequado. Como encontrar um nicho? O que se concentrar? E se o campo escolhido não for tão lucrativo e popular quanto o planejado?
Recomenda-se geralmente para ir para algo que corresponda aos seus interesses pessoais. Embora seja uma boa decisão que garanta a sua paixão duradoura em relação ao negócio de recém-nascidos, para construir uma lucrativa loja de dropshipping, você deve escolher cuidadosamente os produtos e basear sua escolha em alguns critérios confiáveis e mensuráveis.
Para verificar o potencial de qualquer nicho de envio de drops que você esteja considerando, você pode use nossa ferramenta gratuita que analisa automaticamente as perspectivas de nicho.
1. Como encontrar um nicho usando o AliExpress?
Sabendo que o potencial de cada nicho depende de vários critérios, primeiro definimos os parâmetros que provavelmente influenciarão nossa escolha. Então, o que eles são?
Em primeiro lugar, visitamos o site do fornecedor de dropshipping que escolhemos anteriormente - normalmente, é uma loja de vendedores no AliExpress. Aqui podemos verificar as estatísticas relevantes que nos ajudam a entender se esse nicho e esses produtos específicos são populares entre os clientes e, portanto, podem ser considerados uma boa escolha. Por exemplo, ao escolher um nicho no AliExpress, usamos uma escala de cinco estrelas para estimar:
• Quantidade de produtos do AliExpress. Analisamos o número de itens que podem ser encontrados nessa plataforma mediante o uso de uma determinada palavra-chave (incluímos apenas os itens que têm a opção de frete grátis e a classificação 4 * +).
- Se pudermos encontrar mais de 2 000 itens, a pontuação que atribuímos a este nicho é de 5 *;
- Para 500 - 1 999 itens, o resultado é de 4,5 *;
- Para 100 - 499 itens, a pontuação é 4 *;
- Para itens de 1 a 99, a pontuação é 3 *.
• A popularidade do nicho no AliExpress. Nós definimos os mesmos parâmetros e classificamos os itens pelo número de pedidos. Então pegamos os primeiros 10 itens e calculamos a média aritmética do número de pedidos.
- Se a média aritmética for superior a 2 000 ordens, a pontuação atribuída a este nicho é de 5 *;
- Para 500 - 1 999 itens, o resultado é de 4,5 *;
- Para 100 - 499 itens, a pontuação é 4 *;
- Para itens de 1 a 99, a pontuação é 3 *.
• Fornecedor confiável. Nós definimos os mesmos parâmetros, pegamos as 10 primeiras lojas e as avaliamos pelos mesmos parâmetros que o AliExpress:
- Há quanto tempo a loja está em operação;
- Qual é a sua pontuação de feedback?
- Qual é a porcentagem do seu feedback positivo?
- Quanto os itens correspondem à descrição;
- Quão bem é a comunicação;
- Quão satisfatória é a velocidade de envio.
Levamos esses parâmetros em consideração, mas, em nossa opinião, o mais crucial deles é a porcentagem de feedback positivo, já que a satisfação do cliente é basicamente o fator principal que define o sucesso comercial de uma loja. Portanto, para essas 10 primeiras lojas, calculamos a média aritmética da pontuação de feedback:
- Se a média aritmética for superior a 96%, a pontuação atribuída a esse nicho é 5 *;
- Para 95% –95,9%, o resultado é de 4,5 *;
- Para 94% - 94,9%, o resultado é 4 *;
- Para 93% - 93,9% itens, a pontuação é 3 *.
- Aspectos de definição de preço. Certamente, estamos mais interessados nos produtos e nichos de dropshipping nos quais uma marcação considerável é possível. É exatamente o caso da grande maioria dos produtos básicos simples oferecidos no AliExpress porque o preço deles é realmente baixo. Isso significa que não há problema em estabelecer um preço mais alto em nosso site de dropshipping - será de qualquer forma menor do que o preço dos produtos dos concorrentes, então nossos clientes ficarão satisfeitos com a compra e ficaremos felizes com o lucro. Para estimar o potencial de margem, pegamos o preço do item mais popular no nicho e procuramos esse item em 10 outras lojas online. Calculamos a média aritmética desses 10 preços diferentes (ou seja, o preço médio de mercado) - e comparamos com o preço definido pelo vendedor AliExpress.
• Se a diferença for maior que 250%, a pontuação atribuída a esse nicho é 5 *;
• Para 100% - 249%, a pontuação é de 4,5 *;
• Para 50% - 99%, a pontuação é 4 *;
• Para 1% - 49%, a pontuação é 3 *.
- Flutuações sazonais da demanda. Existem tipos de mercadorias (por exemplo, decorações de Halloween, presentes de Natal, etc.) que estão em demanda somente dentro de um período limitado de tempo. Não há nada de errado em ter esses produtos em sua loja se eles forem combinados com outros tipos de ofertas (cartões de aniversário, decorações de casamento, etc.) que não dependem da estação, mas não é recomendado confiar apenas nelas.
Se você não tiver certeza se o nicho escolhido é sazonal, verifique-o com a ajuda da ferramenta "Google Trends". Esse processo será descrito em detalhes mais detalhadamente.
- Tendências A moda, assim como o interesse público em relação a diferentes categorias de produtos e itens separados, tendem a mudar com o tempo. Para não perder os trending topics mais importantes, monitoramos o interesse público geral em várias áreas da vida com a ferramenta 'Google Trends', já mencionada, que nos ajuda a definir as áreas mais promissoras que provavelmente verão a maior demanda no futuro próximo. Como discutiremos este artigo mais adiante, o Google Trends mostra o gráfico que é uma representação visual de interesse público em relação a um determinado tópico. É importante acompanhar essa tendência na região-alvo no período dos últimos 5 anos.
• Se a tendência é ascendente, a pontuação que atribuímos a esse nicho é de 5 *;
• Para uma tendência plana, a pontuação é 4 *;
• Para uma tendência descendente, a pontuação é 3 *.
- Adequação do nicho para ser promovido. Fazemos o nosso melhor para garantir que possamos promover nossas ofertas em várias redes sociais, pelo menos em sites populares como o Facebook e o Instagram - as formas de garantir isso será descrito mais adiante. É também uma boa estratégia para escolher uma categoria de produto que pode ser facilmente promovida através de anúncios pay-per-click e ferramentas de otimização de mecanismos de busca. Isso significa que verificamos se:
• Algum conteúdo valioso pode ser gerado para este nicho de loja virtual;
• Podemos otimizar imagens e vídeos;
• Podemos selecionar palavras-chave relevantes e competitivas relacionadas a essa categoria.
Falando de Search Engine Optimization (SEO), é vital mencionar que este aspecto é essencial para uma promoção de sucesso na webstore. O potencial de SEO de um nicho deve ser avaliado cuidadosamente com antecedência, por isso é necessário contar com alguns indicadores quantitativos. Este artigo descreve este processo em detalhe - já que é uma questão bastante complicada, decidimos dedicar um post separado a ele.
2. Escolhendo os nichos para dropshipping com a ajuda do Google Trends
O Google Trends é um instrumento maravilhoso que oferece a você as informações necessárias sobre o interesse geral do público em relação a esse ou aquele produto. Este serviço foi projetado para analisar tendências de pesquisa, por isso pode ser ideal para o seu negócio, pois mostra:
- Como o volume de pesquisa muda com o tempo?
- Quais são os termos de pesquisa mais populares?
- Onde as pessoas que procuram este termo vivem?
- Se o interesse para essa consulta de pesquisa é sazonal e muda ao longo do ano.
O que você precisa fazer para usá-lo?
- Escolha uma categoria de produto. A maneira mais fácil de fazer isso é confiar em Ali Express a fim de reunir todas as categorias possíveis (por exemplo, eletrônica, casa e decoração, jóias, etc.).
- Vamos para tendências do Google e digite essa categoria no campo "Explorar tópicos". Vamos dar 'tricô', por exemplo.
- Veja o resultado e tente analisá-lo com o uso de configurações adicionais.
Por exemplo, este gráfico mostra como o volume de pesquisa muda ao longo do tempo e, como você pode ver, diminui gradualmente. Para saber mais sobre essa dinâmica, você pode alterar algumas configurações:
- Sua região de interesse;
- Prazo;
- Categorias
- Tipo de conteúdo.
O que é bastante curioso, este exemplo mostra o interesse sazonal em relação a essa consulta de pesquisa, como mencionamos anteriormente - se você passar o mouse sobre esse gráfico específico, verá que as estações de pico dessa consulta de pesquisa são meses de inverno.
Certamente, você também achará essencial aprender mais sobre as regiões onde essa consulta de pesquisa é mais popular.
Além disso, você terá a chance de dar uma olhada nos termos de pesquisa relacionados mais populares e estimar a velocidade de seu crescimento de popularidade. Esta será uma parte muito importante do conhecimento no momento de planejar suas estratégias de marketing e SEO necessárias para promover sua loja virtual de dropshipping.
3. Encontrando seu nicho com a ajuda do Instagram
Como mencionamos anteriormente, é essencial que o nicho de seu produto seja adequado para a promoção de redes sociais.
Por exemplo, ao estimar se podemos usar o Instagram para esta ou aquela categoria específica, usamos as estatísticas fornecidas pelo Websta serviço. Tudo o que você precisa fazer é digitar a categoria escolhida no campo "Pesquisar".
Como você pode ver, os resultados da pesquisa são divididos em duas categorias: usuários que têm essa palavra-chave no nome da conta e hashtags que também incluem essa palavra-chave. Portanto, você pode entender facilmente:
- Que tipos de hashtags você precisa usar para atingir o maior público possível (esses números mostram quantas vezes a hashtag foi usada);
- Com quais contas de usuário você pode colaborar para aumentar o reconhecimento de sua loja virtual.
Para avaliar quão promissor é esse nicho de dropshipping, utilizamos os seguintes critérios:
- Se houver mais de 10 contas com mais de 30.000 seguidores, a pontuação atribuída a esse nicho é 5 *;
- Para 5-9 contas, a pontuação é de 4,5 *;
- Para 1-4 contas, a pontuação é 4 *;
- Para 0 contas com esse número de seguidores, a pontuação é 3 *.
Geralmente, tentamos colaborar com as contas com pelo menos 50.000 seguidores, pois isso nos fornece um público bastante significativo. A forma mais comum de tal colaboração é a promoção via shoutouts - pedimos ao proprietário da conta que publique periodicamente as nossas publicações de publicidade de forma paga. Para saber mais sobre essa estratégia e nossa experiência de implementação bem-sucedida, confira nosso blog artigo onde descrevemos todo o processo em detalhes. Nós também convidamos você a ler o nosso próprio história de sucesso de usar os shoutouts do Instagram e aumentar drasticamente o volume de vendas da loja dropshipping.
4. Como encontrar um nicho de mercado com a ajuda do Facebook
O Facebook como uma rede social também é uma maneira interessante de se comunicar com seus clientes em potencial e tornar sua loja on-line conhecida e popular.
Para verificar se o nicho escolhido tem o potencial necessário, digite o nome dele no campo Pesquisar e escolha a seção "Grupos". Você verá uma lista dos grupos existentes que têm essa palavra-chave em seu nome e o número de seus membros.
Nós geralmente consideramos um nicho promissor e prospectivo se ele tiver mais de 15 grupos com mais de 30.000 membros por cada um. Além disso, pode ser útil verificar também a seção "Páginas", que oferece ainda mais informações sobre esse nicho de popularidade e suas oportunidades para o seu negócio.
- Se houver mais de 10 grupos com mais de 30.000 membros, a pontuação que atribuímos a esse nicho é de 5 *;
- Para 5-9 grupos, a pontuação é de 4,5 *;
- Para 1-4 grupos, a pontuação é 4 *;
- Para 0 grupos com essa quantidade de inscritos, a pontuação é 3 *.
Para saber mais sobre nossas estratégias mais usadas para promover uma loja virtual no Facebook, visite nosso blog - este estudo de caso mostra um exemplo detalhado de uma promoção bem-sucedida por meio dessa rede social.
É importante mencionar que todos esses parâmetros podem ser usados com sucesso para avaliar não apenas esses nichos específicos, mas também os relacionados. Por exemplo, explorando o nicho de malharia, você também pode considerar pesquisar padrões de costura e tricô, materiais de artesanato, etc.
Evitamos os nichos de dropshipping?
Sim nós fazemos.
Existem alguns nichos específicos que devem ser abordados com muita cautela. Recomendamos que você pense com muito cuidado se quiser incluí-los em sua loja.
- Itens que geralmente são cuidadosamente verificados antes da compra - electrónica sofisticada, calçado, vestuário requintado, etc. Quando compramos esses produtos em lojas normais de tijolo e argamassa, experimentamos com antecedência e asseguramo-nos de que são adequados para todos os parâmetros. Se você incluir essas ofertas em sua loja, esteja pronto para lidar com muitos reembolsos e devoluções de produtos. Muito provavelmente, seus clientes terão algumas dificuldades em solicitar a modificação correta desde a primeira vez.
- Itens grandes e pesados . Pacotes enormes podem causar alguns problemas de envio indesejáveis. No mínimo, o custo de tal entrega será frustrantemente alto, e seus clientes não verão nenhum ponto em encomendar tal item em vez de comprá-lo em uma loja regular.
- Itens que podem ser danificados durante o transporte. Produtos frágeis feitos de vidro, porcelana, etc., bem como alimentos, não são particularmente adequados para serem carregados e retirados várias vezes. Como a entrega pode levar uma quantidade significativa de tempo, a condição geral de tais itens no momento em que o pacote é recebido pode se tornar bastante decepcionante para o cliente e, portanto, para a reputação de sua loja.
- Itens que podem ter problemas legais enquanto são levados por um serviço postal e transferidos pela alfândega. Facas, armas de pesca e caça, arcos e flechas, etc. podem ser classificadas como mercadorias questionáveis por um serviço postal e alfandegário, portanto, é vital verificar suas necessidades antecipadamente para ter absoluta certeza de que você não sentirá quaisquer problemas antes do embarque. Tenha em atenção que estes requisitos variam em diferentes países, por isso, dedique algum tempo para saber mais sobre estas questões na sua região de segmentação.
Essa é a maneira exata como selecionamos nichos para nossos clientes que desejam iniciar sua própria loja dropshipping. Cada loja virtual é criada como resultado de uma análise tão profunda e fazemos o melhor para que nossos clientes fiquem satisfeitos com o resultado financeiro. Se você está pensando em começar uma loja personalizada por conta própria, entrar em contato conosco, e nossa equipe de suporte qualificado terá prazer em ajudá-lo.
Alternativamente, você pode conferir nossas lista dos mais promissores nichos de dropshipping - nós fizemos isso em total conformidade com todos os aspectos descritos acima, e continuamos atualizando esta lista para sua conveniência.
Se você quiser calcular facilmente o potencial de nichos de envio de drops que está considerando para sua loja, use nossa ferramenta de pesquisa gratuita Isso mostra quão bom é esse nicho para o seu negócio.
De Olga L.
Olga é criadora de conteúdo na AliDropship, e ela pretende explicar os conceitos mais complicados de embarque direto nos termos mais simples possíveis.
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