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Como escrever descrições de produtos que vendem: vá de chato para ótimo em 5 etapas

De Laurence Lee

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Ah, a boa e velha descrição do produto. Provavelmente um dos mais importantes componentes de uma página de produto, uma descrição do produto é o que ajuda a vender um item a um cliente. Ao descrever fisicamente o item, um comprador potencial será capaz de ver as medidas, especificações e benefícios que um item pode trazer para ele ou ela. Porém, o que é crucial para o dropshipping é que muitas descrições de produtos padrão importadas das páginas do vendedor não são atraentes. A gramática pode ser uma bagunça, os detalhes do produto podem não ser claros e pode não haver qualquer personalidade na cópia. Então, hoje, vamos dar uma olhada em como escrever melhores descrições de produtos - e transformar uma descrição de produto comum (ou ruim) em uma ótima e atraente!

Como escrever descrições de produtos: uma explicação passo a passo

Vamos pegar um produto viral recente, por exemplo:

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Você provavelmente já viu esta boneca de polvo se tornar viral no TikTok ou no Instagram. É um brinquedo de pelúcia de dupla face que exibe os rostos zangados e felizes de um polvo. Tem sido usado como uma piada para os casais sinalizarem não verbalmente o seu humor.

No AliExpress, encontramos uma página que vende este item:

An example of a product page that would require a better product description

Dê uma olhada no título: é muito longo! Precisamos de algo conciso, mas descritivo do que o item é.

Ao ver a descrição do produto, notamos que ela contém apenas marcadores.

An example of a source product page that needs a better product description

Isso é bom, mas há uma maneira de escrever descrições de produtos melhores? Este parece meio prolixo, não é? Vamos ver o que podemos fazer!

# 1 Esclareça as coisas

Como a maioria das descrições e títulos existentes para itens em mercados como o AliExpress são longos e confusos, como proprietário de uma empresa, primeiro você precisa encontrar uma maneira de esclarecer a escrita para que as informações sejam fáceis de entender.

O título do produto do polvo de pelúcia, por exemplo, pode ser alterado para refletir algo muito mais fácil de digerir: digamos, Polvo de pelúcia reversível .

Compare isso com o original “Brinquedos de pelúcia de 18 cores e dois lados Flip Octopus Boneca Soft Reversível Bichinhos de pelúcia Brinquedos Criativos Decoração de Natal para casa”. Muito menos de um bocado, certo?

Cortar a cópia também nos ajuda em nosso próximo ponto.

# 2 Lembre-se de SEO

Otimizando sua página de produto é muito importante para que o algoritmo do Google possa detectar sua página nos resultados de pesquisa. Isso ajuda a direcionar o tráfego para o seu site e aumentar a visibilidade geral.

Faça pesquisas em tendências do Google e também fazer pesquisas de produtos na Amazon, eBay ou Google Shopping para descobrir quais termos as pessoas estão usando para um item. Isso ajudará a encontrar uma palavra-chave para se concentrar em seu produto e sua página - SEMRush também é um excelente recurso gratuito para gerar ideias de palavras-chave.

Para nosso polvo de pelúcia, o Google Trends mostra uma tendência crescente de busca pelo brinquedo.

How to write product descriptions: check Google Trends

Uma pesquisa no Google mostra que um dos primeiros resultados foi “polvo de pelúcia reversível”.

How to write product descriptions: check Google Search queries

A Amazon também mostra “polvo reversível de pelúcia / bicho de pelúcia” como um termo popular.

How to write product descriptions: check other sellers' texts

Portanto, em nosso ponto anterior, renomeamos o título longo original do pelúcia para "Polvo de pelúcia reversível".

Porém, com o SEO, lembre-se de usar a palavra-chave / termo escolhido pelo menos 3 a 4 vezes na página. Você deve ter o termo no título do produto e algumas vezes ao longo da descrição do produto. Além disso, certifique-se de ter o termo no informações de meta-tag para sua página.

Nº 3 Vá em busca de benefícios x recursos

Uma das nossas primeiras sugestões para como escrever descrições de produtos a melhor maneira é buscar benefícios em vez de recursos com descrições de produtos. Isso não quer dizer que mencionar os recursos de um item não seja importante (é!). Ainda assim, quando você mostrar a um cliente em potencial como um item pode tornar sua vida melhor ou mais fácil, haverá um apelo muito maior.

Comece com o título

Assim, por exemplo, com este polvo, mesmo a partir do cabeçalho da descrição sozinho, poderíamos, em vez de um descritor físico, nos divertir um pouco com o título:

Só não está sentindo hoje? Não diga mais nada (esta pelúcia de polvo reversível fará tudo por você).

Veja como isso pode chamar a atenção de alguém imediatamente? Em vez de falar sobre as cores do pelúcia ou as ocasiões para as quais pode ser um presente adequado, este novo título imediatamente joga com as emoções possíveis de um comprador.

Compare esse cabeçalho com o original:

31 cores brinquedos de pelúcia boneca de polvo de dupla face flip macio reversível bichos de pelúcia brinquedos presente de natal criativo decoração para casa

Vê como isso é diferente? Também é mais fácil de ler com a gramática adequada.

Repita com a descrição!

Para a descrição real, mudaríamos a cópia para algo assim (supondo que o público-alvo sejam mulheres jovens):

Quando você simplesmente não está com vontade de conversar, não há razão para dar a mão ao seu namorado ou amigo. Basta virar o sorriso em nosso Polvo de Pelúcia reversível para que alguém saiba que você não está de bom humor. Popular de seu TikTok viral, este polvo de pelúcia apresenta um rosto sorridente e carranca para expressar duas emoções opostas. É o presente perfeito, senhoras, quando precisam de algo para abraçar, mas algo útil para ajudar a transmitir aqueles dias tão frustrantes. Tipo, só não diga uma palavra para mim, sabe? E quando você estiver de bom humor, transforme a carranca em um sorriso para que todos saibam que está tudo bem.

Deixe este Polvo de Pelúcia reversível expressar suas emoções por você, desde dias bons para o cabelo até dias ruins. Escolha entre oito cores, desde o azul superfrio até o amarelo brilhante.

Todos os peluches são feitos de algodão PP de pelúcia durável e são laváveis.

Mede 10cm de altura e 19-20cm de largura.

A cópia é muito reduzida, ao mesmo tempo que se destina principalmente aos benefícios do público-alvo. Mas os recursos físicos também são mencionados, para uma descrição completa do produto que também leve em consideração o SEO.

# 4 Coloque-se no lugar do cliente

E indo em linha com a nossa dica acima, também ajuda a ver o seu produto pelos olhos do seu cliente-alvo. Tente ver como seu item poderia beneficiá-los, porque nem todos os benefícios dos itens são iguais para todas as pessoas.

Por exemplo, vá com nossa pelúcia de polvo. Tornou-se viral porque as garotas usam isso como uma forma de sinalizar para seus namorados que eles estão de mau humor. Mas como o brinquedo, por exemplo, seria vendido para uma mãe que está comprando para um bebê ou criança? Suponha que o brinquedo está em uma loja online com itens infantis e infantis.

Um benefício em que podemos pensar imediatamente é que as crianças usam rostos para aprender emoções e expressões. Portanto, a reversibilidade da pelúcia do polvo pode ajudar o bebê a distinguir o feliz do triste ou zangado. Portanto, se seu objetivo é mães de crianças pequenas, você pode direcionar sua cópia do produto para isso.

E hey, é possível que seu site seja voltado para um grupo demográfico com o qual você não está totalmente familiarizado. Mas isso ajudará você a se familiarizar com esse público ao fazer pesquisa . Você pode pesquisar grupos do Facebook, contas do Instagram, fóruns online e muito mais para entender quais são as necessidades e desejos desse público.

Depois de entender o seu público, você será capaz de escrever melhores descrições do produto que são cópias orientadas para os benefícios para atrair o seu cliente-alvo.

# 5 Seja pessoal

Nem todas as descrições precisam ser áridas e enfadonhas. Dependendo da voz de sua marca, você pode adicionar várias personalidades à sua cópia. Claro, nem todo site vai ser super alegre e otimista com sua cópia (e você não precisa seguir esse caminho), mas ser mais pessoal é um ótimo truque se você quiser escrever melhores descrições de produtos.

Aborde sua cópia como se estivesse falando com um amigo. Há muitas dicas sobre como fazer isso, mas colocar sua mentalidade de escritor em uma de vendedor casual e identificável é uma estratégia de marketing muito popular para ajudar a atrair compradores.

Ainda está com bloqueio de escritor apesar de nossas dicas? Deixe o futuro tomar conta - Sellika é a nossa nova tecnologia baseada em IA que o ajuda a escrever melhores descrições de produtos para você! Sellika também utiliza o poder do SEO para criar uma cópia amigável para SEO para títulos e descrições de produtos. Isso significa que você não terá que perder um tempo precioso pesquisando termos de tendência!

RESUMO: Escreva uma descrição do produto divertida e atraente, considerando os benefícios e a personalidade do seu cliente. Certifique-se de estar atualizado com a gramática e de que tudo seja compatível com SEO. Se você quiser escrever descrições de produtos melhores, coloque nossos passos em ação e você estará no caminho para o fantástico, páginas de produtos de conversão de clientes !

De Yaroslav Nevsky
Yaroslav é um dos fundadores da Comunidade AliDropship ajudando pessoas de todo o mundo a iniciar e administrar um negócio de dropshipping de sucesso.

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2021-01-14T13:55:22+00:00