fbpx
//Como manter o foco: 20 truques e dicas para trabalhadores de escritório e autônomos

Como manter o foco: 20 truques e dicas para trabalhadores de escritório e autônomos

De Timur Y.

20 tips on how to stay focused when you work from home or in the office

Esteja você trabalhando em casa em seu próprio negócio ou passando dias no escritório, às vezes é muito difícil se concentrar. Aqui estão algumas dicas sobre como manter o foco.

Índice

A produtividade do trabalho atingiu níveis sem precedentes em comparação com o que costumava ser há meio século. E sim, estou falando de trabalhadores de escritório! Com a Internet fornecendo acesso fácil a qualquer tipo de informação, a todos os tipos de programas no seu computador e a sistemas de comunicação altamente desenvolvidos, pode-se fazer uma quantidade impressionante de trabalho hoje em dia.

No entanto, manter o foco está se tornando cada vez mais difícil por causa das informações que nos cercam, nos distraem e interrompem o trabalho. Aqui estão 20 dicas sobre como manter o foco hoje.

Como manter o foco: dicas de estilo de vida

1. Durma o suficiente

20 Tips On How To Stay Focused When Working From Home

Sua capacidade de foco depende de muitas coisas que abordaremos neste artigo. Mas se você estiver dormindo quatro horas por noite nos últimos três anos, eles dificilmente funcionarão.

o falta de sono afeta sua memória e pensando, transformando você em um slowcoach. Não há problema em dormir menos de 7 horas de tempos em tempos. Mas não deixe que isso se torne um hábito.

Para adormecer rapidamente, não vá para a cama logo após tomar um banho / banheira. Não faça nada emocionante antes, como jogar videogame ou assistir filmes de terror. A melhor coisa a fazer antes de desligar as luzes é ler um livro.

2. Não beba muito café e chá

20 Tips On How To Stay Focused When Working From Home

A cafeína estimula a atividade cerebral e aumenta sua capacidade de concentração. No entanto, poucos sabem que consumir muito café ou chá forte causa o efeito oposto. Depois que o aumento inicial de energia acaba, mais café causa fadiga.

Para evitar isso e outras efeitos colaterais da cafeína, beba café e chá em quantidades razoáveis. Dependendo da sua tolerância e peso naturais, a dose segura é de cerca de 400 mg . Quanto ao chá, pode-se beber de 3 a 4 xícaras por dia sem se preocupar.

3. Encontre o seu melhor horário para trabalhar

Find-your-best-time-for-work.jpg

As pessoas são diferentes. Alguns funcionam melhor de manhã, enquanto outros precisam de tempo para acordar antes de começar a trabalhar. Se você é um freelancer, ou um empreendedor de comércio eletrônico, ou se seu trabalho oferecer um horário flexível, escolha o horário de trabalho mais conveniente.

Se você não possui um cronograma rigoroso (se trabalha por conta própria), faça um. Ter o dia todo para fazer o trabalho parece uma bênção, mas sem limites adequados, você se distrai o tempo todo, pensando que ainda tem o dia todo para concluir a tarefa. Em vez disso, faça o que todo mundo faz - trabalhe 8 horas com uma hora de almoço.

4. Faça listas de tarefas

20 Tips On How To Stay Focused When Working From Home

Outro bom hábito que o ajudará a manter o foco mental é fazer listas de tarefas.

Primeiro de tudo, com uma lista de coisas que você deve fazer, você pode ver todas as tarefas imediatamente e planejar o seu dia de acordo. Segundo, dessa maneira você não esquecerá nada.

Terceiro, ter uma lista de tarefas que você pode iniciar uma a uma concede a você a sensação de encerramento. Parece mais um passo para o seu objetivo final e traz satisfação.

5. Não traga trabalho para casa

20 Tips On How To Stay Focused When Working From Home

Isso diz respeito tanto a quem trabalha em casa quanto a quem trabalha em um escritório. Quando o dia terminar ou quando você sair, considere-se desempregado até a manhã seguinte.

Seu cérebro precisa descansar como seu corpo. O excesso de extensão não trará resultados positivos. Além disso, esquecer um problema pode realmente ajudá-lo a resolvê-lo.

A parte subconsciente de nossas mentes nunca para de funcionar. Além disso, olhar para o mesmo problema com um novo olhar na manhã seguinte pode mostrar a solução imediatamente.

Como manter o foco: dicas de preparação

1. Limpe sua mesa

Clean-your-desk.jpg

Comece o seu dia com um pouco de limpeza. Remova coisas desnecessárias, limpe a mesa, feche guias desnecessárias no navegador etc. Ao preparar seu local de trabalho, você também prepara sua mente. Uma mesa bagunçada também deixa seus pensamentos confusos.

2. Remova todas as distrações

20 Tips On How To Stay Focused When Working From Home

Certifique-se de eliminar qualquer coisa que possa distraí-lo antes de começar a trabalhar. Sei que alguém pode ter que trabalhar em casa enquanto as crianças brincam na sala ao lado, mas faça o máximo que puder.

Encontre um lugar tranquilo, feche a porta, mude o telefone se não precisar dele ... alimente o gato. Em outras palavras, cuide de tudo que possa atrapalhar o trabalho.

3. Bloquear redes sociais

Lock-social-networks.jpg

A rigor, esta dica está diretamente relacionada à anterior. Mas como muitas pessoas acham difícil não verificar as mídias sociais a cada 10 minutos, decidi falar sobre isso fora dos outros problemas.

Considere colocar um bloqueio nas mídias sociais.

Existem dezenas de aplicativos que bloqueiam redes sociais, determinados sites e até videogames. Tentar Liberdade ou aplicativos semelhantes.

Mas tenha cuidado. Alguns deles são tão fortes que nem mesmo reiniciar o dispositivo levantará o bloco. Alguns até afirmam que o aplicativo pode se proteger de ser desinstalado.

4. Prepare-se mentalmente

Prepare-mentally.jpg

Quando você trabalha em algo por um longo tempo, você se acostuma a certos rituais. Por exemplo, no meu caso, é fazer uma xícara de café, abrir minha coleção de músicas e escolher uma lista de reprodução, verificar a programação de postagem etc.

Repito esse ritual todos os dias, o que ajuda a sintonizar o comprimento de onda certo.

5. Defina tarefas para o dia

20 Tips On How To Stay Focused When Working From Home

Embora você já deva ter uma grande lista de tarefas, fazer uma pequena não fará mal. Ver o que deve ser feito até o final do dia ajuda a agendar seu trabalho, definir tarefas menores e mais importantes, controlar quanto tempo resta e assim por diante.

Como manter o foco: dicas sobre como trabalhar

1. Faça a tarefa mais difícil primeiro

Do-the-hardest-task-first.jpg

Se você começa a trabalhar de manhã cedo ou não muito antes do almoço, é uma boa idéia começar com a parte mais difícil enquanto você ainda tem tempo e energia suficientes.

Por exemplo, se você tem uma tarefa monótona que não requer nenhum pensamento e uma que precisa coçar muito a cabeça, faça-a primeiro. A parte mais fácil não vai demorar muito, mas quando terminar, a parte mais difícil parecerá muito difícil.

2. Divida tarefas complexas em tarefas mais simples

Break-complex-tasks-into-simpler-ones.jpg

A procrastinação geralmente é causada pela complexidade de uma tarefa. Sempre que você pensa sobre o trabalho que precisa ser feito, não pode se forçar a começar. Nesse caso, tente dividi-lo em pedaços menores e mais simples e comece com um.

3. Evite multitarefa

Avoid-multitasking.jpg

Cães que colocam muitas lebres não matam nenhum. Ao tentar fazer várias coisas simultaneamente, geralmente nada é feito. Pelo contrário, focar em uma tarefa não deixa espaço para distrações. Nesse caso, você não precisa alternar entre trabalhos diferentes.

4. Execute tarefas menores imediatamente

Do-smaller-tasks-right-away.jpg

Por outro lado, ignorar todos os problemas inesperados, mesmo os pequenos, resultará em pequenos problemas. Eventualmente, você precisará de um dia inteiro para resolvê-los.

Para evitá-lo, use a chamada regra de dois minutos. Se algo levar menos de dois minutos, faça-o imediatamente.

5. Alternar tarefas

Switch-tasks.jpg

Embora na maioria dos casos você queira se concentrar em um trabalho, quando se sentir preso, pode ser uma boa ideia mudar para outra coisa. Quando você faz algo por muito tempo, o cérebro fica lento até o ponto em que você não consegue ver o óbvio. Uma mudança de tarefa pode realmente ajudar nessa situação.

Como manter o foco: descanse

1. Faça pausas regularmente

Take-breaks-regularly.jpg

Trabalhar várias horas seguidas o esgotará eventualmente, tornando muito difícil manter o foco. É por isso que você precisa fazer uma pausa do trabalho de vez em quando.

Existem muitas técnicas para alternar trabalho e descanso - por exemplo, a técnica Pomodoro . Você trabalha por 25 minutos e depois faz uma pausa de 5 minutos. Repita quatro vezes e faça uma pausa mais longa até meia hora.

Você pode experimentar outros métodos semelhantes ou seguir seus próprios métodos. O objetivo é descansar um pouco.

2. Exercício

Exercise.jpg

Durante pausas curtas, pode-se fumar um cigarro ou uma xícara de café, mas não é uma boa ideia verificar seus e-mails ou conta de rede social. Você sabe como funciona: você espera gastar apenas 5 minutos, mas isso se transforma em 20 minutos de perda de tempo.

Então, a melhor coisa a fazer em vez disso é se exercitar. A atividade física permite que o cérebro descanse e recarregue. Depois de apenas algumas flexões, você se sentirá atualizado e pronto para uma nova rodada.

3. Exercite seus olhos também

Exercise-your-eyes-too.jpg

Se você tiver que trabalhar no computador o dia inteiro, seus olhos também precisarão se exercitar. Aqui está uma técnica simples.

Feche bem os olhos e abra-os algumas vezes. Então olhe para cima e para baixo, direita e esquerda. Mova seus olhos em círculos no sentido horário e anti-horário.

Então vá para a janela, olhe fixamente para um objeto distante (quanto mais longe melhor) e depois concentre-se em algo muito próximo, ou simplesmente olhe com o dedo logo antes do nariz. Repita cada uma dessas etapas várias vezes e isso ajudará você a manter o foco e manter os olhos saudáveis.

4. Não coma demais durante o almoço

Don’t-eat-too-much-during-lunch.jpg

Comer demais para almoçar fará seu sangue correr para o estômago e para o cérebro. Como resultado, você ficará com sono e o pensamento ficará mais difícil. Evite comer demais. Como alternativa, pode-se fazer pequenos lanches de tempos em tempos - embora isso não seja saudável.

5. Recompense-se

Reward-yourself.jpg

Toda vez que você concluir uma tarefa ou parte dela, recompense-se. Prometa a si mesmo algo bom depois de terminar, como comer um bolinho ou ler algumas páginas do livro que você encontrou recentemente. Tais promessas estimulam muito bem.

Conclusão

Muita coisa aqui depende de hábitos e autodisciplina. Por outro lado, ninguém nasceu com isso. Você precisa treinar-se pouco a pouco até conseguir trabalhar com eficiência, mesmo em casa, sem precisar de um chefe para cuidar de você.

Saber manter o foco é especialmente importante para trabalhadores independentes e empreendedores. E se você gostaria de se juntar à comunidade de proprietários de empresas on-line que podem trabalhar de maneira produtiva a partir de qualquer ponto do mundo, aqui está um presente para você: um guia grátis sobre como iniciá-lo. A hora é agora!

De Yaroslav Nevsky
Yaroslav é um dos fundadores da Comunidade AliDropship ajudando pessoas de todo o mundo a iniciar e administrar um negócio de dropshipping de sucesso.

GUIA GRATUITO

Como iniciar um negócio bem-sucedido de dropshipping com o AliExpress

Mais Artigos

Mais Artigos

Verifique o potencial
do seu Nicho de Dropshipping

Teste seu Nicho
LIVROS GRÁTIS

Junte-se a mais de 230.000 empreendedores que já estão dominando novas habilidades com nosso Guia GRATUITO

Como iniciar seu negócio bem-sucedido de dropshipping com o AliExpress
Obtenha instruções passo a passo para iniciantes, conselhos de especialistas sobre como criar e promover sua loja e as melhores ferramentas para o AliExpress Dropshipping

Você está pronto para começar hoje o seu negócio de Dropshipping?

Peça a Loja Customizada
Compre o Plugin
ou peça consultoria GRÁTIS

2020-05-18T13:52:29+00:00