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Como melhorar o desempenho da sua loja com os objetivos do Google Analytics

O Google Analytics reúne muitos dados úteis, mesmo que você simplesmente defina um rastreador em seu website e não faça mais nada. Este rastreador coletará as estatísticas do tráfego do seu website, do público-alvo, das páginas mais populares e fornecerá outras informações valiosas.

Mas, se você quiser saber mais detalhes, por exemplo, se precisar esclarecer quais fontes atraem o maior número de compradores, quais campanhas publicitárias são mais eficientes e qual é o seu público-alvo, então você definitivamente precisa configurar Metas do Google Analytics.

Índice

Quais são as metas do Google Analytics?

Um objetivo é uma ação que você deseja que seu visitante da loja realize. Por exemplo, os visitantes da loja on-line podem executar as seguintes ações: adicionar um item ao carrinho, inscrever-se no boletim informativo, clicar em um banner de publicidade e, o mais importante, fazer uma compra.

Se você quiser entender completamente os detalhes específicos sobre o desempenho do seu website, precisará que todas essas ações sejam rastreadas no Google Analytics.

Quais são os benefícios do acompanhamento de metas do Google Analytics?

Se você está se perguntando por que deveria estar interessado em configurar metas do Google Analytics, aqui está uma visão geral dos principais benefícios que você obtém dessa operação.

Quando você tem as metas necessárias configuradas, você:

  • Obtenha os dados sobre conversões (ou conquistas de metas) nos relatórios "Conversões"

Além disso, você poderá usar esses dados para rastrear o número total de pedidos (ou cliques em banners, assinaturas de e-mail ou qualquer outro). Naturalmente, ele lhe dará a oportunidade de comparar os números obtidos em diferentes períodos de tempo e analisar a dinâmica do desempenho de sua loja.

  • Ter o bloco "Conversões" incluído em vários relatórios diferentes

Dessa forma, você avaliará convenientemente os dados dos relatórios do ponto de vista da realização das metas.

  • Use a segmentação para realizar uma análise de dados ainda mais profunda

Para seus relatórios, você pode usar os segmentos baseados em metas prontos ou criar seus próprios segmentos mais convenientes. Você pode criar esses segmentos em torno de um objetivo específico ou vários objetivos diferentes, e isso ajudará você a obter uma compreensão completa do desempenho de sua loja.

Em outras palavras, quanto mais detalhado for o conhecimento de sua loja virtual, mais rápido você poderá adotar as práticas mais bem-sucedidas já experimentadas. Como resultado, você terá a oportunidade de criar e promover sua loja da maneira mais econômica e rentável!

Quais são os quatro tipos de metas disponíveis no Google Analytics?

types of Google Analytics goals

O Google Analytics tem os seguintes tipos de objetivos:

  • Uma visita específica à página do site (Destino)
  • Evento do Google Analytics (evento)
  • Tempo gasto no seu site (duração)
  • Número de páginas visitadas durante uma visita (Páginas / Telas por sessão)

Objetivo de destino

Essa meta é alcançada quando o visitante da sua loja acessa a página que você escolheu. A página mais importante da webstore é a página de agradecimento: ela demonstra claramente se sua loja está apresentando bom desempenho. Quando um visitante da loja paga por um pedido e chega a essa página, o objetivo é alcançado e, com a ajuda desta página, podemos contar o número total de pedidos.

Objetivo do evento

Se você deseja acompanhar uma determinada ação que um usuário da Internet realizou em seu website, é necessário usar os eventos do Google Analytics.

Simplesmente falando, um evento é um código de uma linha que envia dados sobre as ações do usuário para o Google Analytics. Esse código pode informar sobre um clique em um determinado botão ou um clique em um link ou o envio de dados de formulário ou rolagem de páginas etc.

Você pode configurar um evento desse tipo para rastrear qualquer tipo de ação do visitante em seu site, mas isso requer algum conhecimento de HTML e JavaScript. Portanto, você provavelmente precisará da ajuda de um desenvolvedor profissional. Até você adicionar o código do evento à sua loja virtual, o Google Analytics não poderá coletar os dados desejados, mesmo que você já tenha definido uma meta.

Você pode criar um número ilimitado de eventos para qualquer tipo de ação dos usuários e não precisa fazer uma meta para cada um desses eventos.

Há uma diferença fundamental entre as formas de contar metas e eventos: um evento é contado toda vez que a ação é concluída, enquanto uma meta é contada apenas uma vez durante uma única visita.

Por exemplo, se um visitante da loja adicionar vários itens ao carrinho de compras durante uma única visita, o número de eventos será igual ao número de cliques no botão 'Adicionar ao carrinho', mas, ao mesmo tempo, t O objetivo estabelecido neste evento será alcançado apenas uma vez. Esses dados da meta mostram a quantidade de visitas à loja que incluíram pelo menos uma ação "adicionar ao carrinho".

Duração e Páginas / Telas por sessão Objetivos

Essas metas do Google Analytics definem os usuários que gastaram uma certa quantidade de minutos em seu site (por exemplo, mais de dois minutos) ou navegaram uma quantidade específica de páginas (por exemplo, mais de três páginas). Essas metas geralmente são usadas para criar listas de remarketing.

Como configurar metas de comércio eletrônico no Google Analytics

Por padrão, o Google Analytics não coleta dados sobre essas ações. Dessa forma, se você deseja obter algum conhecimento sobre os eventos da loja, precisa definir as metas necessárias.

Para definir os objetivos necessários, vá para o painel de administração.

Painel do administrador

Pressione "+ Novo Objetivo", especifique seu nome e escolha o tipo de meta. Você pode escolher qualquer nome que quiser para o objetivo, mas deve ser compreensível para você: esse nome será exibido em todos os relatórios.

Como configurar a meta de destino no Google Analytics

Para acompanhar o número de pedidos, vamos definir o seguinte objetivo: o número de visitas à página "Obrigado". Nesse caso, haverá o seguinte link: https://ikawaiishop.com/thankyou/?tmpo=&fail=no .

Como configurar o tipo de destino das metas do Google Analytics

Em seguida, precisamos especificar o endereço da página que precisa ser visitada para a realização da meta. Você pode fazer isso de 3 maneiras:

  • Especifique o endereço exato da página (escolha a opção “Igual a” no menu suspenso),
  • Especifique o início do endereço da página (escolha a opção "Começa com" no menu suspenso)
  • Especifique uma expressão regular (escolha a opção “Expressão regular” no menu suspenso).

A expressão regular é um método de criar um modelo de texto com a ajuda de símbolos especiais: pontos, asteriscos, parênteses, etc. É muito útil se você precisar especificar muitos endereços diferentes em uma linha. Normalmente, não é realmente necessário: na maioria dos casos, basta especificar o endereço exato ou seu início para definir uma meta. Para o nosso exemplo, vamos escolher a opção "Igual a": / thankyou /? tmpo = & fail = não .

Para definir o endereço da página corretamente, é importante considerar o seguinte:

  1. O Google Analytics não exibe o domínio de um site nos relatórios. Por isso, a página principal do site é mostrada como o símbolo "/" e qualquer endereço de página começa com este símbolo. Ao ajustar as configurações para https://ikawaiishop.com/thankyou/?tmpo=&fail=no página, devemos entrar / thankyou /? tmpo = & fail = não parte do link - caso contrário, as conquistas da meta serão contadas incorretamente.
  2. Os links podem ter alguns parâmetros especiais que afetam o conteúdo da página, e precisamos mantê-los em mente. Os parâmetros de URL são colocados após o símbolo "?" Quanto ao nosso exemplo, os parâmetros mudam dependendo do sucesso da conclusão do pagamento: se o pedido for pago com sucesso, o link será parecido com https://ikawaiishop.com/thankyou/?tmpo=&fail=no , mas se houver algum problema com o pagamento, será semelhante https://ikawaiishop.com/thankyou/?tmpo=&fail=yes . Então, você precisa prestar muita atenção ao endereço completo da página necessária.

Definir um endereço de página para o objetivo

Os erros mais comuns neste estágio são:

  1. Especificando o endereço da página inteira (por exemplo, https://ikawaiishop.com/thankyou/?tmpo=&fail=no ) em vez do correto ( / thankyou /? tmpo = & fail = não ).
  2. Faltando o símbolo “/” no endereço: uma página com o obrigado /? tmpo = & falha = não endereço não existe, portanto, nenhum dado será coletado para essa meta.
  3. Configurando o /obrigado/ endereço sem quaisquer parâmetros (se o endereço tiver algum). Se usarmos a opção "Igual a", essa meta nunca será alcançada, uma vez que o usuário nunca chegará a https://ikawaiishop.com/thankyou/ página - sempre tem alguns parâmetros. Se usarmos a opção "Começa com", o Google Analytics contará não apenas os pedidos pagos com sucesso, mas também os pedidos com status de pagamento com falha. Isso vai acontecer porque https://ikawaiishop.com/thankyou/?tmpo=&fail=no e https://ikawaiishop.com/thankyou/?tmpo=&fail=yes ambos têm https://ikawaiishop.com/thankyou/ parte.

Como configurar a meta de eventos no Google Analytics

Para configurar uma meta do Google Analytics para um evento (um clique em algum botão, por exemplo), primeiro você precisa ajustar as configurações desse evento em seu site e adicionar um pequeno fragmento de código que rastreará as ações desejadas. Para saber mais sobre a estrutura de eventos, leia este Artigo da Central de Ajuda do Google Analytics , e para configurar tudo corretamente, por favor use o Guia do Google Analytics para desenvolvedores .

Um evento é descrito com a ajuda dos parâmetros “Categoria”, “Ação”, “Rótulo” e “Valor”, e “Categoria” e “Ação” são os requeridos. Em nosso exemplo, esses parâmetros são representados por “Add to Cart” (categoria) e “Click” (ação) - no código da página, eles devem sempre ser escritos nesta ordem específica.

Um evento ajustado para o clique no botão "Adicionar ao carrinho"

Provavelmente, alguns dos eventos já estão configurados no seu site - para verificar isso, leia o relatório de eventos.

Para obter um relatório semelhante ao da captura de tela abaixo, acesse Eventos → Principais eventos e adicione a dimensão secundária “Ação do evento” à tabela. Dessa forma, você verá todas as categorias e ações de eventos que existem em seu site. Se ainda não houver eventos, você precisará defini-los você mesmo ou pedir a ajuda de um desenvolvedor.

Para ajustar a meta de um evento, crie uma nova meta, atribua o tipo "Evento" a ela e escreva um nome - "Adicionar ao carrinho", por exemplo.

Em seguida, decida qual evento se qualificará como meta. Normalmente, basta escolher a categoria do evento e os parâmetros de ação: é obrigatório especificá-los durante a configuração e eles indicam claramente o evento necessário.

Os detalhes da meta têm as mesmas opções que os endereços na meta de destino: "Igual a", "Começa com" e "Expressão regular".

Configurando o objetivo do evento

Quais erros você deve evitar:

  1. Erros de ortografia ou detalhes de objetivos imprecisos. "Adicionar ao carrinho" e "Adicionar ao carrinho" são eventos diferentes. Os detalhes da meta devem corresponder totalmente aos que estão escritos no código do seu site (eles também são exibidos nos relatórios).
  2. A ação para um objetivo é definida, mas a categoria não é especificada (ou vice-versa). Se você voltar para a captura de tela com o relatório sobre eventos, verá três categorias diferentes com a mesma ação: "Clique". Eventos diferentes podem ter categorias ou ações idênticas, portanto, é melhor definir os dois parâmetros.

Configurar duração e páginas / telas por sessão Metas no Google Analytics

Se você precisar analisar os relatórios em termos da atividade do público-alvo ou se quiser criar um público-alvo para o remarketing, deverá criar metas para a duração da sessão ou para o número de páginas visitadas por sessão.

Esses objetivos são fáceis de configurar: crie uma meta, nomeie-a e escolha a condição para a realização da meta.

Configurando o objetivo Páginas / Telas por sessão

Configurando a meta de duração

Como usar as metas do Google Analytics para seus relatórios

Além dos relatórios de "Conversões" (Conversões → Metas), alguns dos relatórios têm uma seção padrão que contém os índices de metas. Quando as metas necessárias são definidas, você pode definir facilmente, por exemplo, quais fontes ou campanhas de publicidade atraem mais compradores.

Relatório de origem / mídia exibe todas as fontes que atraem visitantes. No menu suspenso da seção de metas, escolha a meta que você precisa e estime a importância de diferentes origens de tráfego para essa conquista de meta.

Relatório de origem / mídia

Se suas contas do Google Analytics e do Google AdWords estiverem vinculadas, você poderá ver a eficiência das campanhas de publicidade no relatório Aquisição → AdWords → Campanhas.

Relatório de Campanhas do AdWords

O relatório de público-alvo é um pouco mais complexo: é melhor examiná-lo com o segmento "Conversores" ativado. Nesse caso, você verá os dados que se referem apenas aos usuários que alcançaram pelo menos uma meta.

Por exemplo, nossa loja on-line tem como meta acompanhar o número de pedidos e queremos saber quais dispositivos os compradores geralmente usam. Para descobrir, acessamos o celular → Visão geral e clique no painel de segmentos que tem o segmento 'Todos os usuários' ativado por padrão.

Relatório sobre os usuários 'de vícios

A lista de segmentos é aberta e removemos a marcação do segmento "Todos os usuários", marque a caixa "Conversores" e clique em "Aplicar". Os dados coletados não mudam ou desaparecem: ele só é exibido de uma maneira diferente, para que você possa ativar com segurança todos os segmentos e criar novos.

Configurando segmentos para o relatório

Depois de selecionar o segmento "Conversores", você verá apenas os dados dos usuários que fizeram uma conversão. Você pode aplicar vários segmentos a um relatório de uma só vez e comparar os dados: por exemplo, adicionar "Não conversores" além de "Conversores" para ver o que diferencia os compradores que fizeram uma compra dos compradores que deixaram o site sem comprar nada.

Se você já tiver várias metas configuradas, é importante criar seus próprios segmentos que contenham apenas as metas relevantes para a análise. Caso contrário, você receberá dados incorretos.

Parabéns! Agora você sabe como configurar metas do Google Analytics por conta própria. Temos certeza de que é uma habilidade extremamente útil, que vai permitir que você melhore suas campanhas de publicidade, impulsione sua loja dropshipping desempenho e, como resultado, obter mais e mais vendas!

De Yaroslav Nevsky
Yaroslav é um dos fundadores da Comunidade AliDropship ajudando pessoas de todo o mundo a iniciar e administrar um negócio de dropshipping de sucesso.

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2018-09-25T16:06:30+00:00