Dropshipping na Amazon: Vane a pena ou não?
Enquanto montamos nossos guias, tutoriais e resenhas dedicados ao drop shipping, sempre nos referimos ao AliExpress como a plataforma mais adequada para a importação de produtos.
Nossos leitores e seguidores, no entanto, geralmente perguntam: por que estamos falando apenas do AliExpress? E quanto a outros mercados renomados como o eBay ou o Amazon?
Então, o artigo de hoje é dedicado às possibilidades e limitações do drop shipping da Amazon. Vamos descobrir se você pode usar com sucesso esta plataforma para o seu negócio!
Como você entende o termo 'Amazon drop shipping'?
Em nossa experiência, é um conceito um pouco confuso, pois as pessoas costumam usá-lo para descrever dois modelos de negócios notavelmente diferentes:
- Abrindo uma loja na Amazon e vendendo itens através dela
- Abrindo uma loja independente de dropshipping e enchendo com os itens importados da Amazon
Vamos examinar e discutir essas opções separadamente.
Índice
- Envio direto da Amazon: venda de itens através da plataforma
- Envio direto da Amazon: usando a plataforma como sua fonte de suprimento
- Maneiras não óbvias de se beneficiar do transporte de produtos pela Amazon
Envio direto da Amazon: venda de itens através da plataforma
Há uma crença popular de que uma das maneiras possíveis de usar o Amazon para o drop shipping é abrir uma loja dentro da plataforma e se tornar um dos inúmeros vendedores da Amazon.
Por várias razões, essa opção pode parecer bastante atraente para um recém-chegado:
- O procedimento é bastante simples do ponto de vista técnico (você não precisa criar e configurar um site separado)
- Você tem a oportunidade de alcançar uma quantidade incrível de pessoas (de acordo com os dados da Statista , o número médio mensal de visitantes dos sites da Amazon foi de 197 milhões de usuários em dezembro de 2017 )
- Você opera por meio de uma plataforma de renome que conquistou reconhecimento em todo o mundo (os visitantes da sua loja não se preocupam com a confiabilidade do seu negócio)
Ainda assim, em um exame mais detalhado, verifica-se que, embora uma loja da Amazon possa ser uma boa solução para o comércio on-line em geral, ela é totalmente inadequada para o dropshipping.
A Amazon tem vários requisitos que tornam totalmente impossível fazer o dropshipping "clássico" através da plataforma. Se você está vendendo algo através da Amazon, então:
- Você não tem permissão para fazer compras de outros varejistas on-line e solicitar que esses varejistas enviem o pedido diretamente ao cliente inicial
- Você não pode enviar ao comprador um pacote que contenha faturas, adesivos ou outros elementos que indiquem o nome do vendedor ou informações de contato que sejam diferentes dos seus dados pessoais.
Há um curioso 'loophope' neste sistema: você pode tentar marcar seu pedido como um presente . Nesse caso, como afirma a plataforma , a guia de remessa será ocultada em um envelope separado para não permitir que o destinatário veja o preço do presente - e isso pode parecer uma chance de cobrir a identidade do vendedor original. Mas, essas opções normalmente não estão disponíveis para os itens vendidos na Amazon Global Store e também para alguns outros produtos - o que é pior, você só pode saber mais sobre isso no checkout. Portanto, não é uma boa ideia simplesmente esperar que essa estratégia funcione sempre.
Curiosamente, a Amazon ainda afirma que permite a venda de itens através do modelo de negócio de transporte por gota - mas, basicamente, significa simplesmente que você pode usar o serviço de Cumprimento pela Amazon . Em outras palavras, você tem permissão para armazenar fisicamente seus produtos nos centros de atendimento da Amazon, e o pessoal dedicado montará os pacotes, fornecerá os serviços de empacotamento e organizará o envio dos pacotes para os endereços necessários.
Como você pode ver, definitivamente não é o modelo de negócios que combinaria com a descrição do drop shipping: em vez disso, é uma simples terceirização de várias funções de negócios e, o mais importante, exige que você mantenha e mantenha estoques de ações compradas ou próprias. -produtos manufaturados.
Além disso, mesmo que você possua fisicamente os itens que são vendidos em sua loja e use o serviço de Execução pela Amazon, você, como proprietário da loja, deve ser:
- Oficialmente reconhecido como o vendedor de registro de seus produtos (simplesmente falando, você deve ser legalmente permitido receber pagamentos de seus compradores, o que significa que ninguém além de você é responsável por fazer reembolsos se necessário - além disso, você também é responsável por calcular e pagando impostos )
- Totalmente responsável por aceitar e processar devoluções de produtos, se necessário
- Identificado como vendedor dos produtos em todas as faturas e elementos de embalagem
- Totalmente compatível com as políticas de venda da Amazon que o obrigam a pagar uma taxa de assinatura mensal e uma taxa de referência sobre cada item vendido , além de colocar algumas limitações sobre os produtos permitidos para venda e países aceitáveis para o registro do vendedor .
Qual a conclusão?
Se você quiser fazer o drop shipping clássico e ter o fornecedor original organizando todos os problemas relacionados ao produto, não é legalmente possível usar uma loja baseada na Amazon como mercado.
Envio direto da Amazon: usando a plataforma como sua fonte de suprimento
Agora, vamos descobrir se é uma boa ideia usar a Amazon como fonte de suprimento para a sua loja virtual.
Como proprietário de uma empresa de entrega aérea, você não quer simplesmente que seu fornecedor seja confiável: você também precisa ter certeza de que esse vendedor em particular tem itens de baixo preço (quanto menor o preço inicial do fornecedor, maior o seu lucro potencial) e preferem os fornecedores que fornecem a opção de envio mundial.
No caso da Amazon, nem sempre é possível.
Os dois exemplos acima mostram um produto idêntico sendo vendido na Amazon e no AliExpress. Como você pode ver, a diferença de preço é alucinante: o item colocado no AliExpress é 4,5 vezes mais barato que o concorrente da Amazon . Para você, como dono de uma loja de dropshipping, essa é uma diferença crucial: seus lucros dependem do preço inicial do produto, e é por isso que optar pelo mais caro é simplesmente imprudente.
Em termos de cobertura de entrega, a Amazon também não é a melhor escolha possível. Como você pode lê-lo nas restrições de envio da Amazon , nem todos os produtos mostrados na Amazon podem ser enviados para qualquer destino no mundo. É recomendado usar AmazonGlobal para encontrar os produtos com prazos de envio mais favoráveis, mas, é mencionado que mesmo esses itens só podem ser enviados para 'mais de 100 países. Como existem 195 países no mundo, a Amazon priva a oportunidade de alcançar pelo menos um terço das regiões geográficas do mundo , o que é triste - a exploração desses mercados em desenvolvimento é considerada uma das estratégias mais promissoras para crescer. seu negócio de dropshipping em 2018 . E mesmo que você não esteja realmente interessado em atender a esses mercados específicos e prefira segmentar regiões mais "comuns", ainda há uma característica desagradável da AmazonGlobal que pode causar algumas dificuldades : linhas de produto disponíveis, taxas de envio e taxas serão diferentes para cada endereço de entrega em particular. Certamente, não é nada conveniente. (E não estou nem mencionando que apenas 30 milhões de produtos estão disponíveis na AmazonGlobal : basta compará-los aos mais de 100 milhões de itens do AliExpress).
Outra limitação da Amazon é a falta de possibilidade de branding. Para ganhar o reconhecimento da marca, normalmente você pode negociar com os vendedores do AliExpress e pedir que eles incluam seus materiais promocionais pré-pagos no pacote - com certeza, isso vai custar um pouco mais, mas às vezes vale a pena. Na Amazon, será muito complicado fazer o mesmo, especialmente se o seu fornecedor usar o serviço Fulfillment by Amazon e não fizer pessoalmente parte do processo de empacotamento.
Como vimos acima, os vendedores da Amazon só podem especificar seus próprios nomes nos pacotes: não deve haver indicação de outras pessoas ou empresas que participaram dos processos de pré-entrega.
Você pode se lembrar do mesmo 'loophope' que já discutimos e tentar marcar seu pedido como um presente. Você pode pensar que é uma boa idéia 'hackear o sistema' e usar essa oportunidade para criar seu próprio pacote de marca, mas não é assim que funciona: a Amazon oferece seus próprios envoltórios de presentes, bolsas e caixas 'apropriadas para o item'. Não é possível organizar um design personalizado. Além disso, no checkout, você pode descobrir que este item em particular ' não pode ser embrulhado por causa de seu tamanho, peso ou forma incomum ' e, portanto, ele chegará em sua embalagem original ou em uma sacola têxtil.
Qual o resultado?
Ao usar a Amazon como uma plataforma de fornecimento para o seu negócio de entrega de produtos, você enfrentará uma série de restrições que colocam alguns limites em sua gama de produtos, no escopo geográfico da empresa e nas possibilidades de branding.
Maneiras não óbvias de se beneficiar do transporte de produtos pela Amazon
Então, estritamente falando, a Amazon não é um local adequado para executar ou facilitar o seu negócio de Dropshipping. Ainda assim, você pode fazer um bom uso da plataforma e indiretamente se beneficiar de sua atividade.
Veja como você pode impulsionar o seu negócio de transporte de soltar com a ajuda da Amazon:
- Definir a melhor estratégia de preços
Como já demonstramos anteriormente, os preços dos produtos da Amazon são bastante altos - ainda assim, muitos compradores estão prontos para fazer uma compra. Portanto, se você está importando produtos AliExpress para sua loja , você tem uma ótima oportunidade de pesquisar o nível médio de preços para os mesmos produtos apresentados na Amazon. Dessa forma, você terá uma idéia do preço que as pessoas estão dispostas a pagar por esses itens e permitirá que você determine a marcação de preço mais benéfica para as ofertas de sua loja.
- Descubra os itens mais vendidos
A Amazon é um ótimo lugar para descobrir o que é quente e moderno nos dias de hoje: aqui está como você pode escanear a plataforma para os itens comprados com mais frequência. Sabendo o que é popular na Amazon, você pode procurar produtos iguais ou semelhantes no AliExpress - eles serão uma adição maravilhosa à sua oferta de loja.
- Encontre fotos extras
As páginas de produtos perfeitas são a chave para atrair os visitantes de sua loja para fazer uma compra e aumentar sua taxa de conversão . Ainda assim, muitas páginas de produtos AliExpress não têm a quantidade necessária de fotos de alta qualidade, e é por isso que pode ser difícil encontrar material suficiente para criar uma galeria de fotos atraente. Nesse caso, você pode ir à Amazon e procurar por produtos absolutamente idênticos: provavelmente você poderá obter ótimas fotos de produtos que você não viu no AliExpress. No caso de terem algumas marcas d'água ou logotipos da Amazon, você pode usar com segurança o nosso Editor de imagens para remover sem esforço os detalhes desnecessários.
Como você pode ver, mesmo que o drop shipping da Amazon não tenha uma chance contra o bom e velho drop shipping do AliExpress , existem maneiras indiretas de usar a plataforma para seu benefício. Trate a Amazon com sabedoria e aproveite ao máximo o potencial desta plataforma para melhorar seriamente o desempenho do seu negócio!
De Olga L.
Olga é criadora de conteúdo na AliDropship, e ela pretende explicar os conceitos mais complicados de embarque direto nos termos mais simples possíveis.
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