O dropshipping está morto? ? O dropshipping funciona ? O dropshipping vale a pena ? As respostas a essas perguntas são óbvias - ainda, por algum motivo, elas continuam incomodando milhares de pessoas em todo o mundo.
Quando você está na porta de sua primeira jornada de dropshipping, muito provavelmente, você não sabe muito sobre esse tipo de negócio e suas perspectivas.
É por isso que você fica online na esperança de ver explicação dropshipping para iniciantes, ou um lista de verificação de itens essenciais no início, ou o vantagens do modelo de negócios de dropshipping, ou o oportunidades para o seu crescimento futuro, ou algo assim, encorajador e útil.
Em vez disso, em sua página de resultados de pesquisa, você vê algumas coisas aterrorizantes:
Lol.
Navegando na Web lado a lado com mais de 90 colegas que desenvolvem, testam e aprimoram essa solução relacionada a negócios, eu pessoalmente dou risada de todos os posts histéricos da Internet que declaram o dropshipping morto e afirmam que não tem futuro.
E sabe de uma coisa? Recomendo enfaticamente que você faça o mesmo e não leve nenhuma dessas declarações a sério.
Dropshipping vai sobreviver a todos nós, e aqui está o porquê.
Por que a resposta à pergunta 'O dropshipping está morto?' a questão é NÃO
Certamente, não há nada de engraçado nas preocupações e preocupações das pessoas reais: é natural ficar ansioso com coisas que você ainda não entende totalmente ou ainda não sabe.
As pessoas acessam a Internet para aprender mais sobre o negócio que planejam lançar e, obviamente, procuram o conselho de empreendedores mais experientes.
É por isso que Quora e Reddit, os fóruns destinados a resolver os problemas mais urgentes do dia a dia, estão repletos de perguntas como estas:
Não há absolutamente nada de errado com essas perguntas: elas simplesmente mostram que os futuros dropshippers estão genuinamente interessados nas perspectivas financeiras desse negócio e (infelizmente) carecem de informações sobre o assunto.
O triste, porém, é que a imprensa amarela se aproveita desse interesse público e especula sobre ele da forma mais enganosa possível.
Então, vamos examinar os argumentos mais comuns que esses 'especialistas' usam ao falar sobre o futuro do dropshipping.
'Dropshipping está morto porque seus anos de hype acabaram'
Oh, eu imploro seu perdão.
Aqui está um gráfico do Google Trends que mostra a frequência de pesquisa pelo termo 'dropshipping' nos últimos 5 anos.
Alguém pode insistir seriamente que a 'era de ouro' do dropshipping já acabou?
É lógico e sensato dizer que 'dropshipping estava quente na década de 2010, mas agora acabou'?
Este gráfico demonstra claramente que o número de empresários interessados no modelo de dropshipping está crescendo constantemente, não importa o que aconteça. Nenhuma turbulência política, guerra, crise econômica, etc. pode impedir as pessoas de perseguir seus sonhos.
Além disso, um aumento considerável no interesse público em relação ao dropshipping começou há menos de cinco anos. Isso nos permite supor que todo esse esquema de negócios está atualmente em seu estágio inicial de crescimento e que o melhor ainda está por vir.
Essas suposições são comprovadas estatisticamente. De acordo com Statista, em 2020, todo o setor de comércio eletrônico respondia por apenas 18% de todas as vendas no varejo em todo o mundo.
São apenas 18%! E para o negócio de dropshipping em particular, o número é ainda menor porque, claramente, nem todas as transações de comércio eletrônico podem ser classificadas como ações relacionadas a dropshipping (e falaremos sobre isso mais adiante).
Resumindo, o negócio de dropshipping tem um espaço incrível para crescimento. Em escala global, suas operações já respondem por um percentual pequeno, mas promissor, de todos os atos de compra e venda.
Curiosamente, à medida que essa indústria se desenvolve na velocidade da luz, alguns observadores pensam que seus mais novos 'ramos' têm um potencial melhor - e podem, eventualmente, superar o próprio dropshipping. E aqui está o que eles pensam ...
'Dropshipping estará morto após o dropsurfing substituí-lo'
Nem sei como comentar isso porque, tecnicamente, não existe dropsurf.
Os autores do termo 'dropsurfing' explicam que basicamente significa buscar produtos de melhor preço para atender aos pedidos dos clientes que chegam.
Mas espere ... não é isso que todos nós já estamos fazendo?
Quer você perceba ou não, você está 'surfando' quando está olhando os produtos do AliExpress para encontre os itens com a melhor relação custo-benefício . Você está 'fazendo dropsurf' quando está usando a extensão AliDropship do Google Chrome para compare as opções de produtos oferecidas por vários vendedores .
Portanto, não há muito sentido prático por trás do termo 'dropsurfing'. Não é uma forma alternativa de importar produtos para sua loja. E, definitivamente, não é uma estratégia revolucionária de geração e processamento de pedidos. É apenas uma maneira sofisticada de descrever um pequeno componente do seu negócio de dropshipping, e não há nada de inovador nisso.
Que mito cobrir a seguir?
'Dropshipping está morto por causa da concorrência extrema'
Isso é bastante comum medo de negócios : se algo se torna insanamente popular em um curto período de tempo, todas as esferas relacionadas ficam instantaneamente saturadas de empresários lucrando com isso.
Em outras palavras, quanto mais exigido algo se torna, mais intensa se torna a competição. Portanto, se você ainda não estiver dentro, não terá a chance de ser bem-sucedido.
Parece um pouco razoável, mas vamos dar uma olhada rápida nas estatísticas do setor.
Como pesquisadores estatistas relatório, apenas nos Estados Unidos, haverá 278,33 milhões de compradores digitais em 2024.
Já imaginou quantas empresas são necessárias para satisfazer as necessidades de todos esses compradores?
E não se esqueça: são apenas os dados dos Estados Unidos! Dê uma olhada em outros mercados geográficos e você verá que é quase impossível criar um 'excessivo' loja online . Com os devidos esforços de marketing, haverá compradores suficientes para todos. A economia da Internet no Sudeste Asiático, por exemplo, é previsto chegará a US $ 309 bilhões em 2025.
Portanto, é possível para o proprietário de uma loja de dropshipping atingir com sucesso qualquer mercado geográfico e colher os frutos da flexibilidade do negócio: seu mecanismo específico torna mais fácil para todos dropship de qualquer país do globo .
Ainda assim, a disponibilidade e acessibilidade de lançamento de uma loja dropshipping própria leva à criação em massa do seguinte mito ...
'Dropshipping está morto porque você não pode ganhar dinheiro com isso'
Esta é minha parte favorita.
Os oponentes do dropshipping ousam dizer que um negócio que é tão rápido para começar e tão fácil de administrar não pode trazer ao proprietário nenhum retorno considerável.
Para esclarecer essas dúvidas e ter uma visão completa do que está acontecendo, novamente, vamos considerar a tendência global do e-commerce.
Quanto ao mercado de dropshipping, foi avaliado em $ 162,44 bilhões em 2019 e deverá atingir US $ 591,77 bilhões até 2027.
Esses números não são impressionantes o suficiente?
Eles não apresentam uma oportunidade emocionante de obter uma parte justa dessa quantidade de dinheiro de cair o queixo?
Certamente, você pode dizer - 'Nah, é tudo sobre negócios de grande porte, não tem nada a ver comigo, um mero mortal ”.
Mas como, em sua opinião, todos esses impérios multibilionários começaram?
O incrivelmente inspirador exemplo de Zappos mostra que basta dar o primeiro passo para embarcar nessa jornada de tirar o fôlego.
Zappos, da mesma maneira que Amazonas, começou com origens humildes - mas veja o que os dois conseguiram alcançar ao longo do tempo.
Cada pessoa compartilha com orgulho suas primeiras conquistas de dropshipping, seja Receita de $ 600 nos primeiros dois meses ou $ 3.000 + em vendas diárias, tem a chance de construir um empreendimento de comércio eletrônico alucinante - e você também pode fazer o mesmo.
Em um mercado de US $ 162 bilhões, há um lugar para todos!
Por que algumas lojas estão prosperando e outras não?
Se tudo parece tão bom, então por que tantos empreendedores de dropshipping falham?
Existem muitas razões possíveis pelas quais uma pessoa é bem-sucedida e outra fracassa. Se falamos sobre dropshipping, aqui estão alguns dos motivos mais comuns.
Escolhendo o nicho errado
Os especialistas costumam recomendar o lançamento de um negócio de comércio eletrônico em um nicho que você realmente gosta e conhece muito bem. Mas e se o nicho de que você gosta for muito pequeno, então a competição lá é muito forte e o público muito pequeno?
Outra opção é escolher um nicho com alto potencial . Mas se você sabe pouco sobre isso ou se odeia, mais cedo ou mais tarde começará a cometer erros.
É preciso encontrar um equilíbrio entre o que gosta e o que pode trazer lucro. Infelizmente, as pessoas costumam perceber quando é tarde demais.
Desistindo muito cedo
Muitos empreendedores iniciantes acham que começarão a ganhar dinheiro com dropshipping em apenas alguns dias. Mas, na realidade, o dropshipping não vai fazer você rico rapidamente . Leva semanas e meses para configurar sua loja corretamente, encontrar e testar produtos para vender, defina seu público, aprenda a criar anúncios de conversão etc.
Sim, existem maneiras de acelerar esse processo. Por exemplo, você pode comprar uma loja pronta com produtos pré-testados e design profissional. Mas, mesmo nesse caso, será necessário aprender a administrar uma loja de dropshipping de maneira adequada antes que ela comece a ganhar dinheiro.
Investimentos insuficientes
O lançamento de uma loja de dropshipping não é caro. O mesmo vale para o estoque: você não precisa comprar produtos com antecedência. No entanto, é preciso dinheiro para anunciar, e não estou falando de alguns dólares. Dependendo de quão rápido você deseja atrair clientes e quão bom você foi em sua análise, você pode precisar de algumas centenas a alguns milhares de dólares.
Alguns empresários não esperam tanto ou não estão dispostos a pagar essas quantias de dinheiro.
Fraco suporte ao cliente
Hoje, o relacionamento com os clientes é tão importante quanto os preços, o tempo de envio e a qualidade dos produtos. É preciso manter contato com o cliente mesmo após a compra. Aqueles que não entendem ou simplesmente não conseguem descobrir como se comunicar com o público acabam falhando.
Design ruim do site
É especialmente comum para pessoas que decidiram construir um site por conta própria. O problema é que mesmo que seus anúncios sejam ótimos, eles são inúteis a menos que você tenha um site bonito . Imagens de baixa qualidade, descrições que não explicam nada ou contêm erros gramaticais, links quebrados, cores que fazem seus olhos sangrar - essas coisas assustam os compradores em potencial.
Estas são apenas várias razões pelas quais um proprietário da empresa dropshipping pode falhar. Mas quem tem paciência vai aprendendo e se aprimorando em cada aspecto desse negócio. Suas primeiras vitórias são pequenas, mas crescem a cada dia. E hoje esses empreendedores ganham milhares de dólares com dropshipping.
Talvez, o próximo história de sucesso de dropshipping será escrito por você? ...
De Olga L.
Olga é criadora de conteúdo na AliDropship, e ela pretende explicar os conceitos mais complicados de embarque direto nos termos mais simples possíveis.
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