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Nossa estratégia de publicidade no Facebook: Aprenda a promover sua marca

Por Timur Y.

Facebook advertising strategy: market your brand efficiently

O Facebook tem um grande público, e muitas dessas pessoas podem se tornar seus clientes que retornam. Mas para obtê-los, é preciso uma boa estratégia de publicidade no Facebook.

Índice

Em junho de 2019, o número mensal usuários ativos do Facebook foi de 2,41 bilhões . Isso significa que, a cada mês, mais de um terço da população do mundo efetua login! Além disso, a maior parte da audiência do Facebook vem de países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Em outras palavras, o Facebook representa uma grande oportunidade para qualquer negócio de comércio eletrônico que você não deve negligenciar.

Ao mesmo tempo, embora a plataforma ofereça uma variedade de ferramentas para promoção, alguns empreendedores têm dificuldade em encontrar uma estratégia de publicidade eficiente no Facebook.

Segmente o público certo

Quase todas as dicas profissionais de marketing digital começam com o público-alvo e por um bom motivo!

Você pode realmente convencer alguém a comprar um produto sem entender quem são seus compradores e o que eles querem? Portanto, qualquer campanha publicitária começa com a definição de seus clientes em potencial.

Pode-se pensar que tentar adivinhar quem pode estar interessado em seus produtos é muito difícil, mas, de fato, mesmo a lógica pura pode ajudar muito.

Vamos supor que desejamos produtos de papelaria dropship. Quem poderia estar interessado nisso?

E as crianças e adolescentes? Eles vão para a escola e têm que escrever o tempo todo, precisam de toneladas de cadernos e lápis! Parece certo, mas por outro lado, a maioria das crianças não tem cartão de crédito para pagar compras on-line. Na melhor das hipóteses, eles poderiam pedir aos pais que comprassem algo para eles.

Assim, podemos assumir que nosso público é adulto.

O que eles fazem? Eu acho que os estudantes universitários podem precisar de produtos fixos, bem como aqueles que trabalham no escritório. E as pessoas criativas que escrevem poemas ou desenham esboços? Eu acho que eles também podem estar interessados. E, é claro, eu poderia vender meus produtos para os pais das crianças que acabei de mencionar acima.

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Como você pode ver, depois de apenas 5 minutos pensando, tenho idade, ocupação e hobby - e posso continuar! É claro que posso estar errado, mas quem disse que eu deveria usar apenas minha mente para identificar meu público-alvo?

Você também pode usar vários serviços e ferramentas como Google Analytics, Facebook Page Insights ou estatísticas de vendas em sua loja dropshipping para entender melhor quem o visita, quem compra e quem retorna. Leia este artigo para saber mais sobre essas ferramentas.

Público frio, quente e quente

Agora que sabemos que tipo de pessoas poderiam comprar nossos produtos, precisamos alcançá-los, porque os clientes em potencial não necessariamente quer para comprar seu produto ... ou deseja comprar seu produto… De fato, eles podem até desconhecer sua oferta!

No marketing digital, eles usam o chamado funil de vendas que representa diferentes segmentos do seu público-alvo:

  • Aqueles que desconhecem sua marca
  • Quem conhece você, mas não quer comprar seu produto
  • Quem quer comprar, mas está com dúvidas, etc.

Esses funis às vezes ficam realmente complicados, então vamos simplificar. Você pode dividir todos os seus clientes em potencial em três categorias:

  • Aqueles que desconhecem seu produto
  • Os que estão cientes e interessados no item
  • Aqueles prontos para fazer uma compra

Você pode se referir a eles como públicos frios, quentes e quentes.

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É importante porque você não pode usar a mesma estratégia de publicidade do Facebook para atrair cada uma dessas categorias. Além disso, alcançar diferentes segmentos do seu funil de vendas pode exigir objetivos diferentes.

Anúncios no Facebook: objetivos da campanha

Sempre que você personaliza campanhas de publicidade no Facebook, pode escolher um dos 11 objetivos. Cada objetivo da campanha define como o sistema direciona as pessoas.

Por exemplo, se você escolher o objetivo de conscientização, o FB simplesmente tentará exibir seu anúncio para o maior número possível de pessoas, porque isso não implica nenhum tipo de interação com o anúncio. Este geralmente funciona bem para aumentar o conhecimento da sua marca, ou seja, para o público frio. Se você definir o objetivo como engajamento, o FB tentará exibir seu anúncio para aqueles com maior probabilidade de gostar de postagens. Use metas semelhantes ou semelhantes para públicos frios E acolhedores.

Estratégia de publicidade do Facebook: usando um público semelhante

Às vezes, entender quem são seus clientes em potencial é um pedaço de bolo. Mas, às vezes, é realmente difícil. Se você estiver com dificuldades para definir seu público-alvo, poderá usar esta estratégia.

  • A primeira coisa que você precisa é atrair o público inicial (frio) promovendo um produto. Um vídeo curto com mais de 10 a 15 segundos será ótimo. Nesta fase, tudo o que você deseja é encontrar pessoas que demonstraram interesse em seus negócios. Você precisa de pelo menos 2000 visualizações, mas quanto mais, melhor. Aqueles que assistiram a 95% do vídeo são chamados de público personalizado e você pode considerá-los acolhedores.
  • Depois disso, você precisa usar um público parecido com o Facebook. Essa função permite aumentar outra postagem mostrando a usuários semelhantes ao seu público personalizado recém-criado, ou seja, aqueles que assistiram a 95% da sua postagem em vídeo. Pode ser a idade, ocupação, hobbies, status da família - deixe o Facebook decidir quais usuários escolher. Nesse estágio, você deseja ampliar seu público personalizado e levá-lo à sua loja dropshipping.
  • Como resultado, você terá outro público (mais quente) que não apenas mostrou interesse em sua marca, mas também visitou as páginas de seus produtos. Agora você pode criar outro público parecido e convencer alguns deles a adicionar algo ao carrinho de compras ou enviar seus e-mails.

Lookalike-Audience.png

O ponto é que, em cada estágio, você restringe o círculo e, ao mesmo tempo, o amplia ao encontrar um público semelhante. No final, você terá vários públicos-alvo, como aqueles que demonstram interesse, aqueles que podem visitar sua loja, aqueles que podem se inscrever, aqueles que podem adicionar um produto ao carrinho etc.

Como você pode ver, essas audiências correspondem à estrutura do seu funil de vendas (frio> mais quente> ainda mais quente> quente), para que você possa usá-los para diferentes estratégias de publicidade no Facebook, dependendo do que você deseja - para encontrar novos clientes ou reter os clientes existentes etc.

Embora uma dessas campanhas não custe muito, várias delas podem chegar ao seu bolso. E leva muito tempo também. Portanto, use-o apenas quando estiver preso. Além disso, você não precisa começar desde o primeiro passo se já conseguir atrair com sucesso a primeira categoria de clientes em potencial.

Estratégia de publicidade do Facebook, usamos nossas lojas dropshipping autogerenciadas

Como você deve saber, temos nossas próprias lojas de dropshipping, que usamos para testar estratégias e nossos soluções digitais . E essas são duas estratégias simples que nossa equipe usa para promover essas lojas do Facebook.

Estratégia # 1

Este implica duas etapas:

  1. Começamos com a criação de uma campanha pós-engajamento. Impulsionamos uma postagem que direciona o tráfego para uma de nossas lojas. Não importa se as pessoas compram alguma coisa. Mesmo se eles apenas olharem para os produtos e partirem, isso é suficiente no momento. O que importa é que agora temos uma lista de pessoas que se interessaram por nossos negócios.
  2. Agora tudo o que precisamos fazer é redirecionar esses visitantes no Facebook ou em qualquer outra plataforma de mídia social, enviando-lhes anúncios direcionados com um certo gancho, como um desconto, uma oferta por tempo limitado, um pacote etc.

Estratégia # 2

  1. O primeiro passo é um pouco diferente. Em vez de iniciar uma campanha de engajamento, iniciamos uma campanha de tráfego. Portanto, nosso objetivo é levar o público à nossa loja. Custa mais, mas a eficiência é consideravelmente maior.
  2. E, novamente, aqui usamos o redirecionamento para transformar os visitantes em clientes.

Embora essas estratégias pareçam simples, elas funcionam muito bem, especialmente quando você tem um público-alvo claro. No entanto, você também precisa convencer todos os tipos de anúncio que você usa, então aqui estão algumas dicas simples para garantir que seu anúncio funcione.

Dicas para anúncios no Facebook

  • Torne seus anúncios relevantes. Sim, é tudo sobre o seu público-alvo novamente, mas sério! Você e eu sabemos como é irritante receber um anúncio promovendo algo com o qual você não se importava. Sim, eu gosto de anime, mas eu absolutamente não estou usando este vestido de empregada !!!
  • Faça seus anúncios curtos. As pessoas não gostam de ler, muito menos de ler um anúncio. Ainda assim, se, por algum motivo, chamar a atenção de alguém, por favor, não os assuste escrevendo um romance de David Copperfield.
  • Use recursos visuais. As imagens são mais fáceis de perceber, enquanto os vídeos são os melhores. No entanto, não use fotos desfocadas e de baixa qualidade e tente fazer vídeos com duração não superior a 60 a 90 segundos ou até menor.
  • Use ganchos em anúncios. A maioria dos anúncios é direcionada a pessoas que demonstraram um certo grau de interesse em seus produtos. Mas simplesmente oferecer um acordo muitas vezes não é suficiente, então você precisa dar uma cutucada neles. Como mencionado acima, pode ser um desconto ou uma oferta por tempo limitado - qualquer coisa que faça uma pessoa pensar: 'Se eu não comprar agora, vou me arrepender mais tarde!'
  • Por fim, use frases de chamariz. Qualquer mensagem (e o anúncio é uma mensagem) deve terminar com uma chamada clara para fazer algo como ir ao seu site para ver outros produtos, aprender mais sobre algo, obter um código de cupom ou fazer uma compra.
  • Experimentar! Não existe uma estratégia única que funcione para tudo. Nichos diferentes podem exigir abordagens um pouco diferentes; portanto, sempre teste novas idéias.

Se você ainda não tiver certeza de qual direção tomar, considere este incrível serviço de anúncios do Facebook e Instagram . Nossa equipe altamente qualificada ajudará você a preparar uma campanha publicitária vencedora, graças à nossa experiência comprovada na área!

Sumário

Definir o seu público-alvo é a chave para o desenvolvimento de uma estratégia de publicidade eficiente. Ao mesmo tempo, não subestime a importância de postagens e anúncios relevantes e de alta qualidade. E sempre escolha o objetivo adequado que corresponde ao seu funil de vendas.

De Yaroslav Nevsky
Yaroslav é um dos fundadores da Comunidade AliDropship ajudando pessoas de todo o mundo a iniciar e administrar um negócio de dropshipping de sucesso.

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2020-01-31T18:52:45+00:00