O que o Youtube Influencer Marketing pode fazer no seu negócio em 2019
Qual é o marketing de influência do YouTube e como você pode usá-lo para o benefício de sua loja? Vamos descobrir!
Índice
Você consegue imaginar o mundo sem o YouTube?
Sem esses vídeos engraçados de gatos que iluminam perfeitamente as noites chatas?
Se você puder, você é meu herói pessoal. Porque eu não posso.
O YouTube tornou-se uma grande parte do nosso dia a dia e também parte interna do marketing digital.
Na verdade, isso não é surpreendente. Basta olhar para esses fatos alucinantes:
- 400 horas de vídeo são enviados para o YouTube a cada minuto
- As pessoas vigiam um bilhão de horas de vídeo todos os dias
- Mais de 1,9 bilhão de usuários conectados acessam o YouTube todos os meses
- Os usuários podem navegar no YouTube em um total de 80 idiomas diferentes
Números impressionantes, certo?
Além disso, eles estão aumentando consistentemente!
É por isso que todos os especialistas em marketing do mundo utilizam o YouTube como um canal de promoção realmente eficaz e altamente promissor, e procuram regularmente novas dicas e truques de marketing.
Neste artigo, falaremos sobre o marketing de influência do YouTube, uma ótima maneira de promover sua empresa no YouTube e impulsionar suas vendas.
Mas primeiro, vamos ver mais algumas razões pelas quais você não pode ficar sem o marketing do YouTube.
Por que usar o YouTube para marketing?
- As pessoas gostam de assistir a vídeos
Para ser mais preciso, nosso cérebro gosta de vídeos.
De acordo com algumas pesquisas, percebemos principalmente o mundo através de nossos olhos e nos lembramos de 80% do que vemos. Isso ocorre porque nosso cérebro processa informações visuais 60.000 (!) Vezes mais rápido do que qualquer outro tipo de conteúdo.
Nós gostamos de fotos e vídeos porque é mais fácil e mais rápido para nós entendê-los. A melhor prova disso são os sinais de trânsito. É o suficiente para dar uma olhada em um sinal para entender claramente o seu significado.
Então, o amor por fotos e vídeos está em nosso sangue (ou cérebro?), E não há nada que possamos fazer com isso.
- As pessoas confiam nos seus olhos acima de tudo
Você já ouviu falar sobre o monstro de Loch Ness? Uma grande criatura que vivia no lago Loch Ness e muitas vezes assustava os moradores locais?
Você sabe, muitas pessoas acreditavam em um monstro grande e feio só porque viram ALGO com seus próprios olhos. Ninguém poderia dizer o que exatamente eles viram, mas eles tinham certeza de que era um monstro. E nenhuma pesquisa ou estudo poderia convencê-los do contrário.
Como você pode ver, as pessoas confiam em seus olhos acima de tudo, então inclua vídeos em seu arsenal de marketing e aproveite ao máximo.
- Seu conteúdo nunca morre
Muitas vezes, vejo vídeos que foram criados há muito tempo. Isso não é porque sou um tipo nostálgico. Isso porque eu simplesmente não tenho tempo suficiente para rastrear todas as tendências na Internet. Então posso me deparar com um ótimo vídeo mesmo um ano depois de sua publicação.
O resultado é simples: se você fizer upload de algo no YouTube, ele será assistido mais cedo ou mais tarde. Apenas seja paciente e promova seu vídeo.
- Os vídeos do YouTube geralmente ficam em posições altas
Quando você começa a procurar por algo no Google, você recebe vídeos do YouTube entre os primeiros resultados da pesquisa. O Google acha que os vídeos são um conteúdo valioso, por isso são sempre exibidos na primeira página.
No entanto, fazer ótimos vídeos não é o suficiente para chegar ao topo.
Para obter melhores chances, você definitivamente precisa usar diferentes ferramentas promocionais. Um dos melhores deles é o marketing de influenciadores do YouTube.
O que é marketing de influência do YouTube?
Em termos simples, o marketing de influência do YouTube significa pedir colaboração aos blogueiros do YouTube e convidá-los a promover sua loja ou produtos em seus canais.
Como regra geral, os blogueiros criam vídeos promocionais atraentes que ajudarão você a:
- Compartilhe sua história de uma maneira muito criativa
- Destaque seus pontos fortes e vantagens
- Aumentar o reconhecimento da sua marca
- Alcance os clientes de forma eficaz
- Converta leads em clientes
Os influenciadores do YouTube geralmente fazem publicidade por dinheiro, mas sempre há a possibilidade de fazer isso de graça. Especialmente, se você começar a lidar com uma futura estrela do YouTube.
Esses vídeos promocionais funcionam muito bem e podem gerar resultados surpreendentes para o seu negócio.
Como usar o YouTube para marketing de influenciadores?
Agora, você entende por que o YouTube é uma ótima ferramenta promocional que não pode ser ignorada.
É um bom momento para passar da teoria para a prática e seguir o nosso guia passo-a-passo.
1. Encontre influenciadores do YouTube relacionados ao seu nicho
Hoje em dia, parece que apenas uma pessoa preguiçosa não tem um canal no YouTube. As donas de casa fazem vídeos sobre como fazer bolos saborosos, e as crianças da escola gravam suas transmissões ao vivo.
No entanto, entre a rica variedade de blogueiros, você precisa encontrar aqueles que estão relacionados ao seu nicho.
Aqui está o que você precisa se concentrar:
- Número de assinantes
O número de inscritos é uma forma de medir o sucesso dos canais do YouTube.
A lógica é simples.
Quanto mais seguidores um canal tiver, mais interessante será o conteúdo para as pessoas. Quanto mais interessante o conteúdo for para as pessoas, mais visualizações o canal terá. E isso é exatamente o que precisamos!
Por isso, recomendamos que você procure por influenciadores do YouTube que tenham pelo menos mais de 50.000 inscritos e entrem em contato com eles. A publicidade em tais canais valerá a pena!
- Número de visualizações por vídeo
Além do número de inscritos, concentre-se no número de visualizações por vídeo.
Às vezes, os proprietários da conta do YouTube se envolvem nos chamados “toques sub4sub”. Eles se inscrevem em outros canais em troca de se inscrever em seus canais. Como resultado, eles recebem milhares de assinantes "mortos" que nunca assistem a um vídeo.
Para evitar esses trapaceiros, veja a lista de vídeos e certifique-se de que as pessoas realmente os assistem.
- Reação do público aos vídeos promocionais
Algumas pessoas gostam de anunciar vídeos, outras não.
É por isso que, antes de escolher os influenciadores do YouTube, você precisa avaliar como o público reage a qualquer tipo de anúncio. Analise os comentários e veja o que as pessoas costumam escrever sobre vídeos promocionais. Se a seção de comentários estiver repleta de comentários negativos, é melhor procurar outro canal.
2. Entre em contato com os influenciadores do YouTube com quem você deseja trabalhar
Depois de ter encontrado vários YouTubers relacionados ao seu nicho, conecte-se a eles e pergunte se eles fazem publicidade.
Para não perder tempo, recomendamos que você crie uma mensagem de amostra e a envie para todos os blogueiros.
Aqui está o que costumamos escrever.
Olá! Meu nome é [NOME]. Eu sou o gerente da loja on-line [NOME DA LOJA].
Nós vendemos kawaii e roupas e acessórios fofos. Estamos procurando parceiros de publicidade no YouTube. Nossa equipe gosta muito do seu canal no YouTube [NOME DO CANAL DO BLOGGER]!
Você cria revisões promocionais de merchandising kawaii? Você está interessado em uma promoção gratuita em seu canal?
Por exemplo, eu lhe enviarei uma maleta Totoro, você fará um vídeo promocional com ela e a postará no seu canal.
Talvez você possa sugerir outro tipo de publicidade em seu canal para nós?
Ansioso por sua resposta!
Sinta-se à vontade para usar nosso e-mail como amostra ou compor seu próprio.
Vamos para o próximo passo.
3. Estruturar e analisar as informações recebidas
Depois de obter as respostas dos blogueiros do YouTube que você escolheu, você precisa analisar todas as informações recebidas. Recomendamos que você crie uma tabela do Excel e escreva todos os detalhes nela.
É claro, você pode estruturar informações da maneira que quiser, mas há alguns pontos que você deve focar:
- Preço (alto, médio ou baixo)
- Modo de interagir (amigável ou arrogante)
- Qualidade de vídeos (alta, média ou baixa)
- Recomendações (se houver)
Esses aspectos são muito importantes para comparar todos os blogueiros e escolher aquele que oferece a melhor relação preço / qualidade.
4. Escolha o influenciador do YouTube que oferece os melhores termos e discuta os detalhes
Depois de encontrar o blogueiro do YouTube mais adequado para colaboração, você precisa discutir como vai interagir entre si.
Aqui estão alguns pontos que você definitivamente precisa se concentrar:
- A duração do seu vídeo promocional
Hoje em dia, a maioria das pessoas não tem tempo suficiente (ou paciência?) Para assistir a vídeos longos. É por isso que recomendamos a gravação de vídeos promocionais de dois a cinco minutos que contenham o máximo possível de informações úteis sobre seus produtos.
Lembre-se, quanto mais curto for um vídeo, mais chances ele terá de ser assistido.
- Possibilidade de ver o script de vídeo
Alguns influenciadores do YouTube gostam de ser os que estão no controle. Eles tomam todas as decisões em relação ao vídeo por conta própria e se recusam a negociar em qualquer ponto.
É por isso que é melhor discutir isso com antecedência se você puder ver o roteiro de vídeo e mudar alguma coisa de acordo com sua própria visão.
- Formas de resolver problemas
É um fato triste, mas muitas pessoas não cumprem suas promessas. Então, você precisa discutir com antecedência o que vocês dois farão se algo der errado.
A melhor maneira é fazer um contrato com o blogueiro e definir claramente todos os termos e condições. No entanto, se isso não for possível, basta escrever uma lista detalhada de suas necessidades e desejos. Discuta com o blogueiro até chegar a um acordo.
5. Escolha um ótimo produto de sua loja e envie para o influenciador
Este passo é o mais fácil. Basta acessar sua loja dropshipping e escolher um produto que você goste e queira anunciar.
Se você tiver algum problema nesta fase, fique à vontade para ler nosso artigo sobre como encontrar os melhores produtos no AliExpress e siga nossas dicas.
6. Peça ao blogueiro para mostrar o vídeo antes de publicá-lo
Como já foi dito, você precisa verificar o vídeo antes de publicá-lo.
Aqui estão algumas razões para isso:
- O vídeo final pode ter baixa qualidade ou conter erros factuais
- O blogueiro pode não cumprir os termos do contrato
- O influenciador do YouTube pode alterar algo no script sem notificar
Não é fácil alterar algo em um vídeo pronto. No entanto, se você notar alguns erros óbvios ou detalhes desnecessários que você não gosta, não tenha vergonha de dizer ao blogueiro sobre isso.
7. Responda a todos os comentários na seção de comentários depois que o vídeo for publicado
Depois que o vídeo for publicado, é hora de monitorar as reações das pessoas, ler comentários e respondê-las. Esteja pronto para aceitar críticas porque é impossível parecer legal para todos, mas não leve para o lado pessoal.
Lembre-se, mesmo que as pessoas critiquem você, sua loja ou seus produtos, você não precisa se rebaixar ao seu nível! Seja extremamente educado e respeitoso porque a reputação é feita em um momento.
8. Acompanhe e analise seus resultados
O último passo é analisar os resultados e definir os problemas.
A melhor maneira de determinar que as pessoas acessaram sua loja graças à sua campanha de marketing do YouTube influent é oferecer códigos promocionais. Esses códigos são ótimos para motivar as pessoas a visitar sua loja e comprar algo de você.
Além do mais, recomendamos que você regularmente use o Google Analytics e monitore como o upload de vídeos promocionais influencia seu tráfego e suas vendas.
Sem dúvida, o marketing de influenciadores do YouTube vale a pena. As pessoas gostam de conteúdo em vídeo, o que torna essa ferramenta de marketing perfeita para criar sua marca, coletar leads e promover produtos que você deseja vender. Use-o regularmente e você se encontrará entre os sortudos que acertaram um jackpot e construíram um negócio de dropshipping altamente bem sucedido !
De Olga L.
Olga é criadora de conteúdo na AliDropship, e ela pretende explicar os conceitos mais complicados de embarque direto nos termos mais simples possíveis.
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