Tirando o máximo proveito do marketing de prova social: ideias, exemplos, ferramentas
O que é marketing de prova social ? Por que ele é crucial para o crescimento e desenvolvimento de seu negócio online e como tratá-lo profissionalmente? Leia!
O 'combustível' altamente valioso que é essencial para o crescimento de cada loja de dropshipping é a compra por impulso.
Naturalmente, o principal objetivo do proprietário de uma loja de dropshipping é encorajar os visitantes aleatórios e os clientes frequentes a fazerem seus pedidos sem pensar duas vezes. Ainda assim, no ambiente informacional excessivamente saturado, pode ser muito complicado encontrar as palavras certas para fazer isso com sucesso.
Esta é a razão pela qual prova social substitui com sucesso mensagens de marketing tradicionais e anúncios brilhantes! Nesse caso, não é você quem atinge o público com textos atraentes e imagens cativantes. São as pessoas comuns que honestamente compartilham sua experiência de compra real com os outros. Mesmo sem saber disso, esses compradores regulares são os influenciadores que motivam seus colegas a seguirem seu exemplo 🙂
Essa perspectiva de marketing não invasiva já parece tentadora?
O que é prova social?
A prova social é um indicador que mostra como seus compradores, especialistas independentes ou influenciadores da mídia se sentem sobre seu negócio.
Esses indicadores podem assumir formas realmente diferentes. Por exemplo, o número de seus assinantes do Facebook demonstra quantas pessoas gostam de interagir com sua marca. Ou, a quantidade e o conteúdo das avaliações do produto revelam o que seus clientes pensam sobre a qualidade de suas ofertas e seus Atendimento ao Cliente .
Em qualquer caso, a prova social é uma avaliação externa e independente do seu negócio. É por isso que é tão valioso!
Seus compradores em potencial prestam muita atenção a essas opiniões, avaliações e números. As pessoas confiam nesse tipo de feedback porque entendem: não foi feito com o objetivo de ganhar dinheiro! Em vez disso, o objetivo dessas avaliações era compartilhar experiências pessoais, dar conselhos ou alertar sobre quaisquer possíveis problemas.
Normalmente, os proprietários de empresas compartilham de bom grado essas declarações externas, opiniões e ideias porque elas agregam muito à sua reputação.
Na verdade, a prova social é o que o ajuda a ganhar reconhecimento, melhorar sua taxa de conversão e aumentar o número e o valor dos pedidos feitos.
O que torna o marketing de prova social tão poderoso?
Fatos rápidos: o relatório 'Global Trust in Advertising' emitido pela empresa de pesquisa de marketing global Nielsen em 2012 diz que 92% dos consumidores em todo o mundo confiam nas recomendações de seus amigos e familiares mais do que qualquer forma de publicidade .
Esta é a pesquisa de o ano de 2012 quando o tráfego de informações não era tão intenso como agora.
Você pode imaginar o número de mensagens e anúncios que uma pessoa média tem que processar diariamente em 2020?
Você consegue adivinhar o quão crucial se torna para todos separar todas as mensagens de publicidade confusas e contraditórias de conselhos e conhecimentos reais, valiosos e significativos sobre este ou aquele produto / serviço?
Para qualquer consumidor, é importante comprar itens de alta qualidade que atendam às suas necessidades e desejos. Ainda assim, para qualquer consumidor, torna-se cada vez menos conveniente se aprofundar em todas as coisas de marketing e tentar adivinhar se esse produto é realmente um bom achado.
É por isso que os clientes ficam tão felizes em confiar no feedback autêntico de pessoas e entidades reais, como:
- Seus próprios amigos e parentes compartilhando uma experiência positiva ou negativa com o cliente
- Compradores individuais desconhecidos que compraram anteriormente este produto ou serviço específico
- Comunidades de compradores que demonstram um interesse comum e confiança neste negócio
- Especialistas confiáveis e qualificados o suficiente para fazer uma avaliação profissional
- Celebridades que influenciam fortemente a opinião pública em geral
- Organismos de certificação e agências que confirmam a confiabilidade desta empresa em particular
- Notícias da mídia de massa, podcasts, entrevistas, artigos em destaque, resenhas de vídeo, etc.
Ao ler / assistir a qualquer tipo de avaliação e opinião desses autores, os compradores em potencial ficam mais cientes das características, vantagens e desvantagens de cada produto. Dessa forma, fica muito mais fácil e rápido tomar uma decisão de compra e fazer um pedido.
Quais são os seus benefícios do marketing de prova social?
Estatisticamente falando, a prova social pode ser considerada uma ferramenta altamente poderosa que pode aumentar significativamente os lucros da sua loja.
43% dos compradores online nos EUA, por exemplo, use as avaliações dos clientes para descobrir alguns detalhes específicos sobre o item que eles vão comprar. Para eles, é a segunda fonte mais importante de informações sobre o produto, depois dos mecanismos de pesquisa!
Além do mais, os clientes mais jovens (compradores online de 18 a 24 anos) esperam que um produto tenha mais de 200 resenhas quando estão tomando decisões de compra. A geração do milênio (compradores de 25 a 34 anos), por sua vez, espera ver pelo menos 150+ avaliações por produto.
Esses números impressionantes explicam claramente por que o marketing de prova social rapidamente se torna mais e mais importante para os proprietários de negócios. Na verdade, se você tem uma loja de dropshipping, você se beneficia da prova social porque :
- Demonstra sua confiabilidade e credibilidade para um grande público
- Ajuda a estabelecer uma conexão mais emocional com seus compradores, leitores e seguidores
- Reduz o estresse dos compradores e os ajuda a fazer um pedido com muito menos preocupação
- Permite que você aproveite o aumento nas vendas e se beneficie da taxa de conversão aprimorada
Como você pode imaginar, para os proprietários de lojas de dropshipping, a prova social tem uma importância especial. Ajuda os compradores a tomarem uma decisão de compra correta com o mínimo de hesitação e incerteza. Quase sem dados para confiar, os compradores online recorrem a dados suplementares fornecidos por fontes externas independentes.
Portanto, quando você gerencia uma loja de dropshipping, é crucial ter esses comentários integrados em seu site. Você sabe exatamente o que pode usar para essa finalidade?
Que métodos de marketing de prova social funcionam melhor para lojas dropshipping?
Existem muitas maneiras de usar o marketing de prova social para promover um negócio, mas, obviamente, nem todas são adequadas para uma loja de dropshipping.
Aqui está nossa lista de métodos testados com eficiência comprovada!
Exemplos de prova social relacionados ao produto
Avaliações e resenhas
Esses são elementos vitais de qualquer página de produto único que aumentam consideravelmente as taxas de conversão em sua loja. Graças a eles, um visitante aleatório da sua loja tem uma ideia geral da qualidade do produto e vê quantas pessoas já compraram esse item.
Para o seu cliente em potencial, é muito reconfortante saber que outra pessoa já experimentou este produto e ficou satisfeito com ele. Além disso, muitas avaliações contêm percepções inestimáveis sobre este ou aquele recurso específico de um determinado item. Para um novo comprador, esses conhecimentos fornecem uma experiência favorável ao cliente.
É bastante comum os compradores postarem fotos e até mesmo pequenos vídeos mostrando-os usando o pedido recebido recentemente. Esses tipos de feedback são excepcionalmente valiosos, pois permitem que os visitantes da sua loja se envolvam emocionalmente no processo de compra. Além disso, mais uma vez, esses visuais comprovam a confiabilidade da loja e o alto apelo de suas ofertas.
Número de encomendas
Quando uma pessoa olha para um produto desconhecido e vê uma quantidade significativa de pedidos, fica claro para essa pessoa que o item é valioso e que toda a loja é confiável.
Obviamente, isso aumenta as chances de fazer um pedido desse produto demandado.
Itens mais vendidos
Se você olhar mais de perto Temas da loja AliDropship nós criamos, você verá que cada um deles apresenta uma categoria separada de 'Mais vendidos'. Dessa forma, permitimos que os proprietários de negócios demonstrem facilmente os itens mais populares e procurados que recebem o maior volume de pedidos em suas lojas.
Isso ajuda muito no processo de tomada de decisão: geralmente, os compradores têm muito mais probabilidade de comprar um produto se souberem que ele é comumente comprado por terceiros. Além disso, é uma estratégia vencedora para atrair visitantes inseguros que gostam da loja, mas não conseguem decidir qual produto exato comprar primeiro. E, claro, é um ótimo ajudante para pessoas que estão procurando um presente temático e não conseguem se decidir sobre um item.
Prova social relacionada à urgência
Para estimular a compra por impulso, podemos usar as emoções com sucesso.
O chamado 'medo de perder' funciona especialmente bem: quando as pessoas ficam preocupadas com a possibilidade de realmente perderem um bom negócio se não agirem imediatamente, é mais provável que prossigam com o pedido.
Existem duas ferramentas básicas que fazem uma pessoa agir mais rapidamente com sua compra: notificações em tempo real e cronômetros de contagem regressiva . Vamos examiná-los mais de perto no próximo capítulo!
Prova social relacionada à mídia social
É bom se você já tem um grupo no Facebook ou uma conta no Instagram com dezenas de assinantes ativos! Agora, sua tarefa é tornar essas contas visíveis para os visitantes de sua loja.
Isso pode ser facilmente alcançado colocando os widgets necessários que mostram todas as contas de mídia social vinculadas à sua loja.
Esses widgets funcionam muito bem para construir sua reputação de vendedor popular e respeitável, além de aumentar seu reconhecimento nas redes sociais. Você não vai se confundir com um concorrente que vende itens semelhantes!
Prova social relacionada à confiança
Qualquer pessoa que fizer compras online pode ficar um pouco insegura sobre os gateways de pagamento e serviços de entrega disponíveis.
É por isso que um selo de confiança de uma empresa financeira ou de logística confiável é um acréscimo importante à sua loja. Tendo esses selos de aprovação ou similares, você demonstra a confiabilidade e prova que está seguindo uma prática comercial adequada.
7 maneiras de usar o marketing de prova social para uma nova loja
Quando sua empresa é realmente jovem, pode parecer quase impossível usar o poder da prova social para seu crescimento.
Tendo poucas ou nenhuma venda, comentários e visualizações de página, você pode ficar confuso: o que exatamente você deve demonstrar aos visitantes de sua loja para atraí-los a fazer uma compra?
Aqui estão as 7 ferramentas que podem ajudá-lo nesta situação!
Plugin AliDropship
Como você provavelmente já sabe, Plugin AliDropship importa facilmente itens do AliExpress para sua loja de dropshipping - assim, você pode configurar seu próprio negócio automaticamente em minutos.
O que é ainda mais interessante sobre o plug-in, no entanto, é sua capacidade de importar também análises autênticas que foram deixadas pelos compradores deste produto em particular!
Dessa forma, mesmo que sua loja ainda não tenha vendido, você ainda pode obter comentários de clientes relevantes que descrevem este produto exato pedido deste fornecedor AliExpress.
Assim, a vida dos visitantes da sua loja fica muito mais fácil e eles ficam muito mais dispostos a fazer um pedido aqui. Precisamos lembrar a você o quanto essas avaliações afetam as taxas de conversão em sua loja? ...
Suplemento da página de comentários
Deseja exibir convenientemente os comentários interessantes dos clientes em um local dedicado em seu site? Com o Add-on da página de avaliações, você pode criar convenientemente uma página totalmente nova apenas para essa finalidade!
A ferramenta adicionará facilmente esta página à sua barra de navegação principal, libertando-o de quaisquer preocupações tecnológicas - e dando aos seus visitantes um destino curioso para explorar.
Pop-up de vendas recentes
Por 2 razões, Pop-up de vendas recentes é um complemento muito popular na comunidade de dropshipping.
Em primeiro lugar, inspira confiança na loja e mostra os itens, tornando mais fácil para os visitantes tomarem suas decisões
Em segundo lugar, em última análise, motiva os visitantes a fazer uma compra. Desta forma, o lojista pode desfrutar de uma melhor taxa de conversão e maiores lucros na loja.
Spoiler: não é necessário que você realmente tenha vendas neste momento específico! Portanto, você pode usar o add-on gratuitamente desde o primeiro dia de funcionamento da sua loja.
Para saber mais sobre os benefícios do uso dessa ferramenta, consulte este artigo.
Plugin de cronômetro regressivo
Você se lembra do que falamos sobre a importância das compras por impulso e o papel das emoções nesse processo?
Plugin de cronômetro regressivo é o que deixa seus compradores preocupados em perder uma venda ou um produto com estoque limitado.
Tudo que você precisa fazer aqui é especificar a porcentagem de desconto, a duração da venda e a quantidade de produtos disponíveis. O plugin usará seus dados para criar um banner minimalista, porém perceptível, que alerta os visitantes da sua loja e os persuade a tomar uma decisão rapidamente.
Para aprender mais sobre a mecânica deste plug-in e seu poder impressionante, consulte este artigo.
Complemento de urgência
A coisa mais incrível sobre o Add-on de urgência é que ele combina várias soluções para ajudá-lo a usar o poder da prova social ao máximo. Você pode dizer que é uma ferramenta 3 em 1!
Primeiro, ele adiciona um pequeno bloco atraente sob o título e o preço do produto. Esta seção mostra quantas pessoas viram este item, adicionaram-no ao carrinho e o compraram. Em seguida, ele mostra um cronômetro de contagem regressiva no carrinho de compras do cliente para solicitar sua decisão de compra. E, por fim, adiciona emblemas de confiança à sua página de checkout para que o cliente saiba que comprar aqui é seguro.
Complemento da galeria de clientes
Vendo um item em uso real, o visitante da loja fica tentado a seguir o exemplo do feliz proprietário do produto.
Isso é por que Add-on da Galeria de clientes é tão eficiente: você simplesmente pega as imagens da vida real postadas por compradores anteriores e as vincula diretamente aos produtos em sua loja. Vendo esta galeria, o visitante pode clicar em qualquer imagem e ver como comprar o item idêntico de você.
Para saber como gerenciar este complemento e como lucrar com ele, consulte este artigo.
Widgets de contas sociais
Já os mencionamos neste artigo e agora é hora de elaborá-los um pouco.
Mesmo que sua loja seja um novo destino de compras e ainda não tenha muitas vendas, você ainda tem uma grande oportunidade de mostrar que seu negócio é amplamente discutido e reconhecido.
Fornecendo um link direto para suas contas sociais por meio desses widgets, você possibilita que o visitante da loja explore tudo o que está conectado ao seu negócio. Quanto mais completa for a pesquisa do comprador, mais engajado no processo de tomada de decisão ele se torna.
Outra coisa a considerar é a competição. Muitas lojas online vendem uma gama semelhante de produtos ou até têm páginas de contas sociais com design idêntico. Portanto, demonstre claramente as contas às quais você está associado. É assim que você evita confusão e mal-entendidos e não perde um cliente potencial.
Você pode encontrar instruções detalhadas sobre a integração de widgets aqui.
Como você pode ver, existem inúmeras maneiras de se beneficiar do marketing de prova social, mesmo se você for um recém-chegado ao negócio de dropshipping . Você consegue imaginar o que você pode alcançar se sua loja já estiver funcionando há algum tempo?
De Olga L.
Olga é criadora de conteúdo na AliDropship, e ela pretende explicar os conceitos mais complicados de embarque direto nos termos mais simples possíveis.
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