Como gerenciar uma loja online: 3 regras para Dropshippers
Você já se perguntou o que esperar do seu nova vida de Dropshipping ? Lidando com as operações diárias nas lojas próprias da AliDropship, que têm um faturamento anual de vários bilhões de dólares, estou feliz em compartilhar meu dia típico e contar um monte de pequenos segredos sobre como gerenciar uma loja online!
Como gerenciar uma loja online: o básico
Essentials
Quando você administrar uma loja virtual , é fácil cair na armadilha de ser ativo 24 horas por dia, 7 dias por semana - como, você sabe, verificar sua caixa de entrada assim que estiver acordado, lidar com um pedido de retorno no meio de um jantar em família a loja, etc. As tecnologias móveis permitem trabalhar com flexibilidade de qualquer lugar e a qualquer momento, e algumas pessoas acham que devem gerenciar uma loja on-line o dia todo para cobrir o maior número de tarefas possível.
Por favor não.
Regra 1 é organizar o seu dia de uma forma que lhe permita ter tempo livre suficiente que NÃO seja dedicado ao seu negócio. Lembre-se de que você não administra esse negócio para se esgotar e esgotar-se; pelo contrário, você lançou sua loja para ganhar dinheiro de maneira fácil e divertida, certo?
Primeiras coisas primeiro
Meu dia de trabalho começa com a verificação da minha caixa de entrada.
Quando olho meus e-mails, concentro-me nos seguintes tipos de letras:
- Mudanças nas encomendas
Acontece muito: uma pessoa faz um pedido, paga e depois diz - 'ei, olhe, mudei de idéia, ainda quero essa camiseta, mas de uma cor diferente. E um tamanho diferente também. E você também pode adicionar um par de óculos de sol ao meu pedido?
Pode parecer complicado no começo, mas você se acostuma logo. É muito importante descobrir essas cartas a tempo: se você ainda não transferiu o pedido para o fornecedor AliExpress, poderá fazer as alterações necessárias com facilidade. E se o pedido já foi processado, você ainda pode corrigi-lo entrando em contato diretamente com o fornecedor e descrevendo a consulta.
- Letras de reembolso
Não é incomum para os compradores mudarem de idéia completamente. Por qualquer motivo, eles podem sentir que não querem mais o item e cancelar todo o pedido. Por que não? Eles têm o direito de.
Como alternativa, uma carta de reembolso pode vir de um cliente que está cansado de esperar pela entrega e acha que o pacote foi perdido ou de um comprador que não está satisfeito com a entrega. a qualidade de um pedido já recebido .
De qualquer forma, essas cartas exigem minha atenção e um trabalho cuidadoso que sempre começa com o contato com o vendedor original no AliExpress.
- Confirmações de pagamento
Aí vem a parte mais interessante.
Eu verifico os menores detalhes de todos os pagamentos do PayPal e do Stripe porque, você sabe, as coisas acontecem.
A questão é que os pagamentos feitos com a ajuda de cartões de crédito podem, por vezes, revelar-se um tentativa de fraude . É por isso que faço uma verificação muito cuidadosa para garantir que:
o O nome do destinatário é o mesmo que o nome do titular do cartão
o O país de entrega é o mesmo que o país da residência do titular do cartão
o Não foram realizadas mais de três tentativas de pagamento com diferentes cartões de crédito
Se o pagamento foi processado com sucesso, mas os detalhes pessoais não coincidem, eu envio um e-mail para esse cliente e peço para enviar o ID dele para garantir que essa compra seja legítima. Mas se eu perceber que houve tentativas de usar vários cartões diferentes para processar o pagamento e todos eles foram recusados, normalmente cancelo o pedido porque esse comportamento de compra é típico para os fraudadores.
Como tenho 21 lojas virtuais, tenho que fazer toneladas de trabalho com a ordenação de todos esses e-mails. Em média, levo cerca de 4 horas por dia para percorrer todas as cartas e tomar as medidas necessárias.
E aqui estou falando de um dia comum normal em que só preciso processar cerca de 50 a 60 pedidos - quando é hora de pré-feriados, a quantidade de compras aumenta como um louco e a carga de trabalho fica obviamente mais pesada. Essa é a coisa que você precisa considerar quando prepare sua loja para qualquer época festiva .
Como gerenciar uma loja online: o núcleo
Revisão
Como gerente de uma loja virtual, eu tenho esse elemento realmente curioso da minha rotina diária. Para ser mais específico, é necessário verificar os detalhes de correspondência dos clientes antes de transferi-los para o vendedor AliExpress relevante.
Durante esta parte do dia, eu:
- Verifique a ortografia do nome e sobrenome do destinatário
Você não vai acreditar nisso, mas sim, as pessoas cometem erros de ortografia em seus próprios nomes e sobrenomes.
Curiosidade: você nem vai perceber se o seu cliente é estrangeiro e não faz ideia dos nomes mais comuns neste país.
É por isso que é importante ter algum conhecimento sobre o seu público-alvo , ou pelo menos faça uma pequena pesquisa online e verifique a ortografia de nomes desconhecidos.
Obviamente, esta não é a única coisa que pode se misturar 🙂
- Verifique o CEP
Obviamente, eu não posso saber o CEP de qualquer pessoa, mas há casos em que tenho 100% de certeza de que os detalhes estão incorretos.
Algumas pessoas simplesmente deixam esse campo em branco.
Algumas pessoas escrevem seu número de telefone nesse campo.
Como eu sei que é um número de telefone ou apenas uma combinação errada? Eu tento aprender os formatos de CEP para as regiões de onde meus clientes vêm. Se eu sei, por exemplo, que esta área deve ter um CEP que se parece com SW1A 1NH (7 dígitos, 2 números, 5 letras), mas o código fornecido é algo como 644053 (6 dígitos, 6 números, 0 letras), É evidente que há um erro.
- Verifique o campo "Detalhes adicionais"
Por alguma razão, algumas pessoas usam esse campo em vez do campo certo e escrevem o endereço dele aqui. Eu não sei exatamente por que alguém faria isso, mas na verdade não importa - eu dou uma olhada cuidadosa neste campo de qualquer maneira.
Regra nº 2 é prestar atenção. Se algo me parece questionável, simplesmente escrevo um e-mail para o cliente e peço para ele confirmar os detalhes da remessa ou enviá-los novamente.
Esse processo demorado, mas simples, é essencial - se eu enviar cegamente detalhes de envio incorretos para um vendedor AliExpress, isso provavelmente resultará em problemas de entrega.
Como gerenciar uma loja online: o acabamento
A peça central
Depois que eu resolvo todos os e-mails de hoje, vou em frente com a parte principal do gerenciamento de uma loja on-line: processamento de pedidos .
Como você pode imaginar, este procedimento não leva muito tempo porque o plugin faz tudo automaticamente. Tudo o que preciso fazer é clicar no botão 'Fazer pedido' e, basicamente, é isso. Todo o resto é feito pelo sistema: depois que o fornecedor me envia o ID de rastreamento, o plug-in captura automaticamente esses dados e os conecta aos detalhes do pedido.
Depois disso, só preciso alterar o status do pedido para "Enviado", e o cliente receberá automaticamente a notificação por e-mail sobre o envio bem-sucedido e o código de acompanhamento. Dada a quantidade de trabalho que preciso fazer manualmente todos os dias, isso é uma enorme economia de tempo, obviamente.
Analytics
Se você quiser aumentar o desempenho da sua loja virtual, é absolutamente necessário acompanhar todos os tipos de dados estatísticos que você puder reunir.
Uma vez por semana, eu calculo o lucro líquido: a receita total menos as despesas de publicidade menos o custo dos itens pedidos.
Além disso, forneço aos meus colegas os dados sobre o comportamento de compra de nossos compradores. Por exemplo, posso ver o país de origem dos clientes e, com certeza, posso identificar quais são os itens mais vendidos em um determinado período de tempo. Esses detalhes são valiosos para nossos especialistas em marketing na Internet porque esses dados influenciam política de produtos , a segmentação de anúncios , o montante gasto em promoção, etc. Não estou diretamente envolvido na criação de estratégias promocionais; ainda assim, às vezes posso dar um conselho aos profissionais de marketing quando se trata de uma loja específica que administramos. Esta loja é dedicada a um nicho de fã altamente especializado, e eu sou realmente um fã disso, então eu sei quais truques de comunicação e ofertas de produtos podem funcionar bem lá.
Gerenciando uma loja on-line: remessa de itens descartados
Na minha experiência, a coisa mais importante sobre o gerenciamento de uma loja virtual um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional .
A melhor solução é trabalhar com a loja SOMENTE dentro de um período de tempo especificado que seja conveniente para você e nunca sacrificar sua vida pessoal ao negócio. Muitos truques podem ser usados para minimizar o gasto de tempo: por exemplo, tenho modelos de email pré-escritos para quase todas as ocasiões, além de usar as soluções automatizadas AliDropship que me ajudam a obter tempo suficiente para resolver várias consultas que aparecem fator humano.
Além disso, a sua vida útil de entrega é muito mais fácil quando você está um especialista no seu nicho .
Regra # 3 é dedicar sua loja a algo que você conhece bem - quanto mais experiente você for neste campo particular, mais fácil será para você prever o que funcionará melhor para seus clientes.
Esta paixão é o que motiva você a continuar e crescer o seu negócio, e desejo-lhe boa sorte com suas lojas incríveis !
De Olga L.
Olga é criadora de conteúdo na AliDropship, e ela pretende explicar os conceitos mais complicados de embarque direto nos termos mais simples possíveis.
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