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Fraude de comércio eletrônico: algumas ideias de como proteger sua loja de Dropshipping

Fighting e-commerce fraud

Com a gentil permissão de nossos clientes, estamos sempre felizes em compartilhar seus histórias de sucesso com o público mais amplo. Faz-nos sentir bem ao saber que os nossos clientes realmente mudam a sua vida graças às nossas soluções. Além disso, nos ajuda a educar e motivar outras pessoas que lançarão suas próprias lojas de dropshipping.

Mas hoje, gostaríamos de falar sobre algo não tão alegre. Há um caso de fraude de comércio eletrônico que um de nossos clientes testemunhou de seu próprio comprador, e achamos que vale a pena discutir.

Por que faríamos isso?

Fraude de comércio eletrônico e seu significado para negócios de dropshipping

Fighting e-commerce fraud

Infelizmente, diferentes tipos de fraudes de compras online são uma coisa comum hoje em dia.

É tão difundido que até falou sobre isso quando descrevemos nossa própria jornada para o sucesso do negócio de dropshipping. Quanto à nossa experiência, é comum que criminosos usem cartões de crédito roubados ao fazer compras em lojas online. Nós lidamos com isso inúmeras vezes, e nós apenas sabemos que isso acontece.

Mas não é um grande problema: significa apenas que precisamos estar sempre certos de que estamos prontos para enfrentar os criminosos. E é claro que queremos que nossos clientes estejam cientes de tais eventos: quando você sabe como lidar com esse tipo de crime, você irá operar com calma, rapidez e profissionalismo se algo de ruim acontecer.

Então, vamos voltar para a nossa história.

Sucesso roubado: o dono da loja dropshipping testemunha crime

Fighting e-commerce fraud

Stuart é o nosso cliente que nos contactou há cerca de meio ano. Primeiro, ele só comprou o plugin AliDropship para usá-lo em seu próprio site. Mas mais tarde, ele ficou tão entusiasmado com o seu desempenho que ele também encomendou uma loja personalizada.

A razão é que Stuart ficou muito inspirado com o formato dropshipping oferecido, e ele também achou os resultados altamente satisfatórios. Ele começou a trabalhar em um nicho agradável e aguardava suas primeiras encomendas.

Em 7 de março de 2017, Stuart recebeu um pedido por £ 297 e ficou muito animado sobre isso, uma vez que só foi sua segunda ordem a partir do momento que ele lançou este negócio.

Duas semanas depois, o mesmo cliente ordenou a ele novamente. Desta vez, ele fez um pedido de £ 294, que também se tornou uma agradável surpresa para Stuart.

E 4 dias depois, esse cliente exato chegou à loja de Stuart novamente! Ele gastou £ 322 em sua compra.

Desta forma, menos de 3 semanas, Stuart alcançou um incrível volume de vendas - quase £ 1000 de um único comprador! Isso deu a ele cerca de 300 libras em lucro.

Mas em poucas semanas ficou óbvio que o cliente é realmente um trapaceiro.

Stuart recebeu uma notificação de Stripe e descobriu que o cliente havia contestado seu primeiro pedido por £ 297. Aparentemente, o cliente disse que não comprou nada e pediu para devolver o dinheiro. Como resultado, Stripe pegou a quantia necessária de dinheiro da conta bancária de Stuart para reembolsar esse pedido.

Stuart, por sua vez, começou a negociar com Stripe: apresentou provas provando que o pedido foi pago e o pacote entregue ao cliente. Ainda assim, o banco do cliente insistiu que precisa haver uma investigação, então a decisão sobre o dinheiro só será feita em junho.

E então Stuart perdeu dinheiro novamente: alguns dias atrás ele recebeu uma notificação de Stripe dizendo que o segundo pedido por £ 294 agora também é contestado! Isso significa que Stuart perderá em geral quase 600 libras em um piscar de olhos. Certamente, ele forneceu a prova para esta compra também, mas ele terá que esperar por um longo tempo para obter uma decisão final do banco e (esperançosamente) devolver seu dinheiro.

Como proprietário de loja dropshipping pode impedir fraudes de comércio eletrônico?

Fighting e-commerce fraud

Para o crédito de Stuart, ele reagiu a esta situação prontamente e profissionalmente. Ele forneceu a Stripe todos os dados possíveis para provar que havia uma transação real, e nos permite esperar por um resultado favorável dessa situação horrível.

Devemos observar que é muito mais fácil evitar fraudes de compras on-line do que lidar com elas quando isso já aconteceu. É por isso que, ao aceitar um pedido, você precisa ter muito cuidado se:

  • Um comprador pela primeira vez chega à sua loja e faz um pedido enorme que é muito maior que a média;
  • Um comprador escolhe um método de entrega mais caro e mais rápido;
  • Um comprador retorna repetidamente para você armazenar um curto período de tempo e faz vários pedidos, ou compra o mesmo produto em grande quantidade.

Todas essas ações são típicas de um criminoso que usa um cartão de crédito roubado. O objetivo é gastar todo o dinheiro desse cartão o mais rápido possível antes que o período de validade termine.

Nós já temos discutido os alarmantes sinais de pagamento que incluem:

  • Um uso de cartões de crédito registrados no nome e país de outra pessoa (esses detalhes não correspondem às informações pessoais do comprador);
  • Um uso de vários cartões de crédito pelo mesmo comprador;
  • Negação de múltiplos pagamentos.

Estes são sinais realmente suspeitos, então se você os testemunhar, você precisa:

  • Não se apresse com o processamento do pedido;
  • Aguarde até que o seu sistema de pagamento verifique e aprove o pagamento;
  • Peça ao comprador para fornecer sua identificação e foto do seu cartão de crédito.

Oh! E uma recomendação comum no caso de algo dar errado - NÃO IMEDIATAMENTE GASTAR TODO O LUCRO. É aconselhável economizar algum dinheiro e manter um fundo. Se, por algum motivo, as finanças forem retiradas da sua conta bancária como um reembolso ao criminoso, pelo menos você não será deixado de mãos vazias.

Como já mencionamos, enfrentamos o problema das fraudes de comércio eletrônico de vez em quando, mas aprendemos a combatê-lo com eficiência. Quando vemos um comprador pela primeira vez que faz um pedido enorme e tenta pagar com um cartão de crédito que foi emitido em um país diferente do seu, é preocupante. É por isso que impedimos que tais pedidos sejam concluídos e solicitamos ao comprador que nos envie uma foto com o rosto, o documento de identidade e o próprio cartão de crédito. Se não houver resposta em 24 horas, cancelamos o pedido e esquecemos.

Esperamos que nada disso aconteça com você, mas se você já tiver uma história parecida, sinta-se à vontade para compartilhá-la em nossa seção de comentários abaixo. Lembre-se de que sua experiência é uma lição valiosa para seus colegas empreendedores, e todos nós podemos aprender uns com os outros.

Fique atento, fique alerta e fique seguro!

De Olga L.
Olga é criadora de conteúdo na AliDropship, e ela pretende explicar os conceitos mais complicados de embarque direto nos termos mais simples possíveis.

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2018-09-25T16:06:34+00:00