Lições da Black Friday: O que fazer e o que não fazer
A Black Friday e outros eventos de compras especiais tradicionalmente significam que os donos de empresas cortam os preços de seus produtos e oferecem outras ofertas generosas. Mas é realmente necessário que você tenha algum custo extra para aproveitar os melhores resultados da Black Friday em sua loja?
Como você sabe, nós da AliDropship operamos nossas próprias lojas de dropshipping para testar novas estratégias de marketing e melhorar o desempenho de nossas soluções técnicas.
Os resultados da Black Friday deste ano mostraram-se realmente curiosos; Temos certeza de que você também pode se beneficiar dessas descobertas!
Não: corte muito os preços
Sexta-feira Negra é o período em que as pessoas geralmente têm mais probabilidade de comprar coisas. Na verdade, não importa se você realmente apresenta descontos ou não; é a hora em que atividade de compras é definida por vários fatores de suporte, além do preço de itens .
Uma de nossas lojas estava oferecendo um cupom de desconto de 15%, enquanto outras estavam funcionando com os preços inalterados. Com a mesma intensidade de atividade promocional e trabalho administrativo, todas as lojas tiveram quase o mesmo desempenho.
Em outras palavras, não é apenas o preço dos produtos que motiva as pessoas a comprar algo durante a Black Friday. Vamos descobrir o que importa!
Não: deixe seus anúncios desacompanhados
Há uma tendência curiosa: a quantidade de pessoas que prefere compras on-line durante a Black Friday cresce ano após ano. Inúmeras pesquisas relatam um tráfego de lojas de varejo mais lento e note que a maioria das vendas acontece online.
Como proprietário de uma loja de envio direto, você pode aproveitar essa oportunidade e alcançar um número maior de clientes em potencial por meio de suas promoções on-line.
Vamos ver um exemplo.
Para aprimorar os próximos resultados da Black Friday em nossas lojas, nos concentramos em três tipos de publicidade paga: postagens normais no Instagram, histórias no Instagram e shoutouts no Instagram.
As postagens básicas do Instagram, bem como as histórias do Instagram, nos custam muito menos do que o normal. Em outubro de 2017, o custo médio por clique estava em torno de US $ 0,20 , enquanto o custo por site adicionar ao carrinho foi de cerca de US $ 1 .
Durante a Black Friday, os números eram alucinantes: o custo por clique era apenas US $ 0,05 e o custo por website adicionado ao carrinho era US $ 0,20 .
A diferença é significativa; uma análise rápida e cuidadosa do desempenho dos anúncios nos deu a chance de gastar dinheiro em propaganda com eficiência muito maior .
E para os shoutouts, mantivemos a mesma intensidade e gastos que normalmente temos.
Os resultados, no entanto, foram surpreendentes. Em um segmento específico de clientes (compradores de 25 a 34 anos), registramos um Aumento de 250% do volume de vendas !
O problema é que o comportamento dos compradores muda consideravelmente durante os grandes eventos de compras: esses períodos são a chance de segmentar e alcançar pessoas que não estavam interessadas nesses produtos antes. Se você planejar cuidadosamente suas campanhas promocionais, será muito fácil aumentar o número de pedidos sem custos extras.
Isso é exatamente o que fizemos; leia mais para aprender nossa estratégia!
Do: pense muito sobre suas mensagens publicitárias
A qualidade dos materiais promocionais tem uma importância primordial.
Em nossas promoções, mantivemos a mesma frequência de postagem e até a mesma segmentação, como de costume. A única coisa que mudamos foi o conteúdo das mensagens.
Nós pagamos uma atenção especial para:
- Textos A ideia principal da comunicação era motivar as pessoas a comprar presentes para si e para seus entes queridos. Não estávamos especulando sobre a ideia de "comprar dinheiro inteligente e economizar"; em vez disso, estávamos nos concentrando nas coisas que têm um significado especial para o público-alvo.
- Designs As redes sociais exigem conteúdo visualmente atraente, e é por isso que é importante criar imagens atraentes e brilhantes. A maioria dos nossos concorrentes estava simplesmente colocando uma faixa 'Black Friday' que não estava explicando muito. É por isso que tentamos uma abordagem diferente: estávamos postando colagens coloridas de produtos para mostrar nossos best-sellers e outros produtos populares. Normalmente, mostramos nossos produtos em fundo branco; Desta vez, tentamos fazer colagens em cores contrastantes que chamam a atenção imediatamente. Além disso, queríamos que essas postagens fossem compreensíveis para as pessoas que nunca visitaram nossa loja e acabaram de ver um anúncio. Como nem sabem exatamente o que estamos vendendo, é importante demonstrar o maior número de itens possível.
O ponto é, se você conhece bem o seu público-alvo, você deve ser capaz de encontrar facilmente o tom certo de comunicação e as palavras certas para motivar as pessoas a comprar mais. Sua abordagem pessoal e atenção às necessidades e desejos dos compradores não é menos importante do que descontos e super vendas.
Certifique-se de que tudo é compatível com dispositivos móveis
Durante a Black Friday, registramos um Aumento de 12% no volume de vendas realizadas através de dispositivos móveis.
Na escala global, os números foram bastante impressionantes também: Estima-se que quase 63% dos compradores on-line usaram seus smartphones para navegar nas lojas e 29% estavam realmente comprando coisas por meio de telefones celulares.
Obviamente, isso significa que é essencial que sua loja tenha uma boa aparência e funcione corretamente em dispositivos móveis.
Ligando Temas de loja mobile-friendly bem testados não vai te custar muito. Ao mesmo tempo, esse movimento aumentará significativamente suas vendas devido ao crescente número de clientes que preferem comprar em dispositivos móveis. Além disso, não é apenas um benefício único que só funciona durante grandes vendas: a longo prazo, uma loja on-line para dispositivos móveis será uma verdadeira bênção.
E lembre-se: não é apenas sobre a usabilidade da loja. Aumentar a intensidade do posicionamento de anúncios em dispositivos móveis também será de grande ajuda.
Fazer: fornecer um ambiente de compras favorável
Lembre-se: durante a Black Friday e qualquer outra grande venda, seus clientes provavelmente estão estressados. Eles estão tentando fazer o melhor negócio possível, e eles estão com medo de perder uma boa oferta, então as chances são, eles estão a) pressionados pelo tempo, b) falta de dinheiro, c) nervoso.
Eles já estão preocupados; não torne a experiência de compra ainda mais desconfortável para eles!
Antes do grande dia, certifique-se de que você tem:
- Os principais gateways de pagamento integrados
- Os termos da Política do Cliente, escritos em detalhes em uma página de loja virtual dedicada
- Todos os mensageiros, chats, linhas telefônicas e outros canais de comunicação funcionando corretamente
- A energia e paciência para gentilmente lidar com as ordens mais estranhas
É uma boa ideia passar por esta lista de verificação - você achará útil para a preparação antes de qualquer grande evento de compras.
Em outras palavras, é bem possível gerar mais vendas e obter lucros consideráveis durante a Black Friday sem gastar muito dinheiro extra.
Não desperdice suas finanças, aproveite os truques gratuitos e aproveite o crescimento de seus lucros!
De Olga L.
Olga é criadora de conteúdo na AliDropship, e ela pretende explicar os conceitos mais complicados de embarque direto nos termos mais simples possíveis.
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